As DSTs (ou Doenças Sexualmente Transmissíveis), atualmente também chamadas de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), são infecções transmitidas, principalmente, por contato sexual com uma pessoa infectada, porém existem algumas DSTs mais comuns que costumam afetar a maioria das pessoas.

O que são as DSTs?

É um grupo de doenças contraídas por meio do ato sexual, sem proteção (camisinha), onde há troca de fluídos dos órgãos genitais. Elas podem ser de origem viral, bacteriana ou por parasitas.

Quais são as DSTs que existem?

Existem cerca de 13 tipos de DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), a grande maioria provocadas por vírus e bactérias. Os principais sintomas são a coceira, presença de feridas, corrimento ou dor no local da lesão. Contudo, algumas DSTs não manifestam sintomas e os sinais podem variar conforme o tipo de doença.

Quais são as DSTs mais comuns?

Existem algumas dsts mais comuns que se costumam se manifestar com maior frequência nas pessoas:

AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)

A Aids é o estágio final da infecção pelo vírus HIV, que ataca e destrói as células do sistema imunológico, deixando o organismo da pessoa sem condições de se defender contra outras doenças. Sem defesas naturais no corpo, começam a surgir diversas doenças, chamadas de infecções oportunistas.

O vírus HIV é transmitido através da relação sexual, sangue contaminado e por via placentária (durante a gravidez). Não é transmitido pelo convívio em casa ou ambiente de trabalho, nem por beijo, abraço ou compartilhamento de banheiros, toalhas, copos ou pratos.

Apesar de ser um tipo de DST, a AIDS não provoca sinais e sintomas nos órgãos genitais. Vale lembrar que os sintomas da AIDS podem demorar meses ou anos para se manifestar.

Sífilis

DST causada pela bactéria Treponema pallidum, muito disseminada entre pessoas jovens. A doença pode se manifestar de diversas formas, dependendo do seu estágio. Se não for tratada, pode durar anos e tornar-se mais grave com o passar do tempo.

Porém existe tratamento que leva a cura completa da doença quando diagnosticado e orientado pelo médico.

Cancro mole

DST causada pela bactéria Haemophilus ducreyi, sendo mais comum em regiões tropicais.

Condiloma acuminado

Também conhecido como crista de galo, figueira e cavalo de crista, o condiloma acuminado é causado pelo HPV (Papiloma vírus humano).

Doença Inflamatória Pélvica (DIP)

Ocorre quando a gonorreia e a infecção por clamídia atingem os órgãos reprodutivos da mulher (útero, trompas e ovários) e provoca inflamações.

Donovanose

DST causada pela bactéria Klebsiella granulomatis que atinge principalmente a pele e as mucosas das regiões genitais, virilha e ânus, causando úlceras e destruição da pele infectada.

Gonorreia e infecção por Clamídia

DSTs causadas pelas bactérias Neisseria gonorrhoeae e Clamídia trachomatis. Surgem associadas na maioria dos casos, causando infecção em órgãos genitais, garganta e olhos.

Hepatites virais

São causadas por vírus que provocam inflamação do fígado (hepatite).

Herpes genital

DST provocada por vírus que atinge órgãos genitais e ânus.

Infecção pelo HTLV

DST causada pelo vírus T-linfotrópico humano (HTLV) que afeta os linfócitos T (células de defesa).

Linfogranuloma venéreo (LGV)

DST causada pela Chlamydia trachomatis, também conhecida como “mula”, que acomete os órgãos genitais e os gânglios linfáticos da virilha.

Tricomoníase

Este tipo de DST não é causado por vírus ou bactérias, mas pelo protozoário Trichomonas vaginalis. A doença é o tipo mais frequente de vulvovaginite na mulher adulta.

Candidíase

DST causada por um fungo do gênero Cândida. Frequente nas mulheres, e a mais frequente vulvovaginite nas mulheres grávidas. Sua transmissão pode ser tanto sexual quanto por contaminação a partir do sistema gastrintestinal. Pode ser recidivante.

Quais os sintomas mais comuns?

As DSTs mais comuns apresentam, em sua maioria, estes sintomas:

Verrugas genitais

Pequenas verrugas nos órgãos genitais e arredores, tanto em homens como em mulheres, podem ser um alerta para doenças sexualmente transmissíveis.

Nas mulheres, em específico, as verrugas podem indicar ainda a presença do HPV, que, se não for tratado no estágio inicial, pode contribuir para o desenvolvimento de doenças mais graves, como o câncer de colo de útero.

Cheiro forte

Ao perceber um cheiro forte e até mesmo desagradável nas partes íntimas, é necessário buscar por um especialista. Isso deve ser feito pelo fato de o odor poder ser causado por bactérias ou infecções contraídas em relações sexuais.

Coceira

Se você tiver coceira nos órgãos genitais, não quer dizer que necessariamente está contaminado por uma DST: esse sintoma pode se dar por diversos outros motivos, como a contaminação pelo fungo cândida, causador da candidíase.

Quem tem essa condição também pode apresentar uma espécie de corrimento. Entretanto, a coceira também pode ser sinal de algo mais sério, então vale a pena prestar atenção!

Corrimento vaginal

É comum que as mulheres tenham corrimento vaginal na semana que antecede o seu período menstrual. Porém, se o corrimento persistir e apresentar odor e cor amarelada, branca ou próxima ao verde, pode indicar uma infecção ou doença sexualmente transmissível, como a gonorreia.

Secreção anal

As DSTs também podem ser transmitidas no sexo anal e, em casos assim, pode haver a descarga de secreção no ânus. Essa secreção pode indicar uma infecção causada por bactérias e um médico deve ser consultado para verificar o que está ocorrendo.

Dificuldade para urinar

Mais comum entre os homens — mas também presente entre as mulheres —, a dificuldade, desconforto ou dor ao urinar também pode ser um indicativo de que uma DST foi adquirida em uma relação sem proteção.

Geralmente, a dor ou ardência pode caracterizar a gonorreia e a clamídia, mas também pode ser uma simples infecção urinária. Por isso, é importante consultar um médico e realizar exames para o correto diagnóstico do que está acontecendo.