Muitas vezes, os sintomas de DST variam dependendo da doença que acomete o paciente. Os mais comuns são caracterizados como ardor, coceira, corrimento, dor ao urinar e a forte presença de mau cheiro.

Para entendermos mais sobre os sintomas de DST, primeiro precisamos compreender um pouco mais sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis.

O que é uma DST?

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTS) são transmitidas, principalmente, devido a relação sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada. Este tipo de complicação geralmente se manifesta por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Dentre as mais conhecidas estão: gonorreia e sífilis.

Algumas DSTS podem não apresentar sintomas, tanto em homens quanto em mulheres. Por isso, se você fizer sexo sem usar preservativos, é necessário que procure um profissional de saúde para verificar a existência ou não deste tipo de complicação. 

Essas doenças quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves como infertilidades, câncer e até mesmo a morte.

Hoje em dia, a terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

Quais as causas?

Muitas vezes, essas doenças são causadas por bactérias, vírus ou então outros microrganismos.

Uma das principais causas de DST é por conta do contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão pode ocorrer da mãe para a criança durante a gestação, parto ou amamentação.

Há também uma maneira menos usual de transmissão, que é por meio do contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

As doenças mais conhecidas

Gonorreia 

Infecção causada por bactéria. Na mulher, tem quadro clínico variado, variando desde casos quase que sem sintomas de dst, até outro que apresentam diversos tipos de corrimento amarelado e com odor forte na vagina (vaginite) e na uretra.

Sífilis

É uma infecção causada por bactéria. No homem e na mulher se desenvolve entre 20 e 30 dias após a relação sexual, surgindo uma pequena ferida (úlcera) nos órgãos genitais (pênis, vagina, colo do útero, reto).

Cancro mole ou bubão  

É causado pela bactéria Haemophilus ducrey. Nesse caso, surgem várias feridas nos genitais (que são doloridas) e na virilha. Outros sintomas de dst podem incluir a secreção dessas feridas pode contaminar diretamente outras pessoas (mesmo não tendo relações sexuais) e outras partes do corpo.

Tricomoníase 

É causada pelo protozoário Trycomona vaginalis. Na mulher causa corrimento amarelo, fétido, com cheiro típico, e que pode causar irritação urinária. Não há sintomas em homens.

Herpes genital 

Esta condição é causada por um vírus. Em ambos os gêneros (masculino e feminino) surgem pequenas bolhas que se rompem e causam ardência ou queimação, cicatrizando espontaneamente. O contágio sexual só ocorre quando as bolhas estão localizadas no pênis, na vagina ou na boca.

Condiloma acuminado ou crista de galo 

É causado pelo HPV, uma virose que está relacionada ao câncer de colo do útero e ao câncer do pênis. Inicialmente, é caracterizado por uma pequena verruga nos órgãos genitais, tanto do homem como da mulher. O tratamento deve ser realizado em conjunto pelo casal.

Candidíase 

É a infecção causada por micose ou fungo chamada de Candida albicans, que provoca os sintomas de dst de corrimento semelhante ao leite coalhado, causando muita coceira e afetando um número entre 20 e 30% das mulheres jovens e/ou adultas. No homem causa coceira no pênis, vermelhidão na glande e no prepúcio. Deve-se tratar o casal. Interessante citar que essa complicação pode não ser uma doença adquirida por transmissão sexual.

Clamídia

É considerada atualmente a doença sexualmente transmissível de maior incidência no mundo, podendo atingir homens e mulheres em qualquer fase de suas vidas, e até mesmo recém-nascidos de mães contagiadas pela doença. O principal sintoma observado, quando ocorre, é um discreto corrimento no órgão genital.

Como prevenir?

Usar camisinha em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) é o método mais eficaz para a redução do risco de transmissão das DSTS, em especial do vírus da AIDS, o HIV

Outra forma de infecção que pode ocorrer é via transfusão de sangue contaminado, além também pelo compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente devido ao uso de drogas injetáveis ou na realização de tatuagem. 

Fato interessante a destacar, é que a AIDS e a sífilis são doenças que podem ser transmitidas da mãe infectada (e sem tratamento) para o bebê durante a gravidez ou pelo parto. No caso da AIDS, também pode ocorrer transmissão para o bebê pela amamentação.

O tratamento para DST melhora a qualidade de vida do paciente e interrompe a cadeia de transmissão dessas doenças. O atendimento e o tratamento são gratuitos e estão disponíveis nos serviços de saúde do SUS.

As doenças sexualmente transmissíveis são propagadas por meio da relação sexual independente do gênero. Em geral, a pessoa infectada transmite a DST para seus parceiros, principalmente quando ocorre penetração.

Alguns cuidados básicos com a higiene pessoal também devem ser considerados. Veja alguns deles abaixo: 

·         Para os homens → Lave cuidadosamente o pênis, puxando o prepúcio (dobra da pele) para trás para retirar o esmegma – substância esbranquiçada que provoca mau cheiro;

·         Para as mulheres → O esmegma pode se acumular na vulva, por isso, lave e seque bem essa região!;

·         Banheiros públicos → Cuidado ao utilizar banheiros coletivos. Certifique-se de que as louças sanitárias estejam limpas e utilize somente toalhas descartáveis;

·         Não tenha vergonha → Converse com seu parceiro ao observar qualquer sintoma diferente no seu corpo. Não tenha medo ou vergonha de discutir, de maneira objetiva, um assunto íntimo. Procure sempre ajuda médica.