Existe uma variedade de métodos contraceptivos disponíveis no mercado. Seja para evitar uma gravidez indesejada ou infecções sexualmente transmissíveis (IST), uma solução aderida por várias pessoas sexualmente ativas.

Entre os métodos mais populares, estão a pílula anticoncepcional para as mulheres (via oral) e o uso de preservativo masculino e feminino durante o ato sexual. São diversos tipos sendo classificados como barreira e métodos hormonais.

A grande novidade é a primeira injeção anticoncepcional masculina. Será que os homens vão aderir a essa novidade? Ainda não sabemos a resposta, mas esperamos que mais inovações como essa possa expandir as possibilidades dos métodos contraceptivos.

Ficou curioso? Então, confira as principais informações que você precisa saber sobre o anticoncepcional masculino no artigo a seguir.

O que é o anticoncepcional masculino?

Um produto no formato em gel que será aplicado como uma injeção. Esse gel tem a função de “quebrar” as caudas dos espermatozoides individuais para impedir que eles fertilizem o óvulo. 

Além de evitar a gravidez, o anticoncepcional masculino também tem como objetivo bloquear a transmissão de HIV.

O anticoncepcional masculino é eficaz?

Vários estudos e testes foram desenvolvidos até encontrar a melhor fórmula que alcançasse os resultados desejados. Foram anos de pesquisas para achar o que fosse atrativo para o mercado e eficaz para a ciência.

A empresa responsável pelo seu desenvolvimento obteve 97% de eficácia no último teste realizado com 300 voluntários

Quais as vantagens de usar o anticoncepcional masculino?

A principal e grande vantagem é que, ao contrário da maioria dos anticoncepcionais femininos, ele não é baseado em hormônios. Além dos efeitos colaterais, desenvolver uma pílula anticoncepcional masculina baseada em hormônios sexuais não funcionaria na prática. 

O método escolhido, por injeção, não apresentou efeitos colaterais nos voluntários e obteve os melhores resultados.

anticoncepcional masculino

Qual a sua duração?

A injeção ainda está em fase final de testes, mas os estudos revelaram que seu efeito pode durar até 10 anos sem qualquer manipulação hormonal. 

Isso significa que é necessário aplicar somente uma vez no homem para que seu efeito tenha duração por esse tempo.

Após a sua aplicação, pode ser revertida?

Sim. De acordo com a empresa responsável pela criação, o método pode ser revertido a qualquer momento, sendo ainda mais fácil do que a reversão de uma cirurgia de vasectomia, por exemplo. 

Para reverter o anticoncepcional masculino, basta aplicar uma mistura de bicarbonato de sódio com água para anular o efeito do gel. Vale ressaltar que essa aplicação deve seguir conforme a orientação médica.

Quando será lançado?

A empresa Risug já finalizou seus ensaios clínicos em seres humanos na Índia e aguarda aprovação das autoridades médicas do país para lançar no mercado. 

Nos Estados Unidos, um contraceptivo masculino chamado Vasalgel, que funciona de forma semelhante, está em desenvolvimento, mas sem data ainda de lançamento.

Qual o principal desafio do anticoncepcional masculino?

A adesão dos homens para a aplicação da injeção será o principal desafio assim que o produto for lançado para o público. Afinal, a sociedade em si já está acostumada com a prevenção hormonal feita pelas mulheres por diferentes métodos.

Por isso, é de suma importância que a informação seja bastante divulgada e com as informações claras para que os homens compreendam os benefícios, suas vantagens e a proteção com o HIV ou gravidez indesejada.

Vale relembrar que os riscos de doenças sexuais variam de acordo com o passar dos anos pela falta de atenção na hora de se prevenir. Nas décadas de 80 e 90, como as ISTs foram contraídas por várias pessoas famosas, a mídia deu uma atenção maior e ajudou na conscientização sobre a importância da prevenção. 

Hoje em dia, muitos jovens esquecem ou simplesmente parecem não se importar com essas doenças invisíveis, mas que existem e deixam várias consequências na vida de quem adquire.

Como também há o problema que uma gravidez indesejada pode causar. O aumento no caso de pais despreparados, filhos que nascem sem a presença paterna no seu dia a dia ou até mesmo nem são registrados. É algo alarmante porque impacta, principalmente, no novo ser humano que será formado na sociedade.

Por fim, o anticoncepcional masculino é mais um avanço da medicina e sem efeitos colaterais para aqueles que buscam ter uma vida sexual ativa de forma mais segura. Ainda que seu lançamento demore um tempo para acontecer, mostra como as pesquisas científicas são necessários para todas as áreas de nossa vida.

Quem busca por novidades, ter acesso à profissionais por dentro das principais tecnologias e uma assistência médica a todo momento, conheça a Vitta. Nós somos o primeiro Hospital Digital do Brasil e estamos aqui para ajudar na sua qualidade de vida. 

Acompanhe nosso blog, nossas redes sociais e, sempre que precisar, fale com a nossa Equipe de Saúde para esclarecer todas as dúvidas.