A quimioterapia é muito conhecida por tratar diversos quadros diferentes de câncer. É um tipo de tratamento que, em comparação a outros, é bem invasivo e muito conhecido por conta de seus efeitos colaterais bem característicos.

Porém, apesar de ser considerada uma vilã por muitos, a quimioterapia é uma salvadora de vidas, pois muitos casos de câncer são curados graças a esse tratamento.

O que é a quimioterapia?

É uma das formas mais utilizadas para tratar pessoas com algum tipo de câncer. O quimioterápico, que é o medicamento usado neste tipo de tratamento, consiste em uma substância química que tem a capacidade de matar as células do câncer. 

Este tratamento pode ser usado na forma de um medicamento misturado ao “soro” e então injetado na veia do paciente, ou em forma de comprimidos que são engolidos pelo paciente diariamente. Muitas vezes são utilizados mais de um tipo de quimioterápico para uma mesma quimioterapia. Isso é o que os médicos chamam de protocolo de tratamento. O protocolo vai dizer a quantidade de quimioterápico que deve ser usado, como eles devem ser combinados e em que momento devem ser aplicados.

Quando e para quem a quimioterapia é indicada? 

Algo importante a ser ressaltado é que nem todo paciente que tem câncer precisa receber este tipo de tratamento. Muitos tipos de câncer são curados apenas com cirurgia ou radioterapia. Entretanto, quando o câncer é diagnosticado, vários fatores são analisados pelo oncologista para traçar um plano de tratamento que pode incluir cirurgia, quimioterapia e radioterapia, sozinhas ou em combinação. Quando existe um maior risco da doença voltar depois da cirurgia, pode ser necessário completar o tratamento com quimioterapia, esse tipo de tratamento é chamada de adjuvante. Algumas vezes o tratamento em destaque é realizado antes mesmo da cirurgia para melhorar os resultados, o que chamamos de neoadjuvante. Em alguns casos a doença é diagnosticada quando a cura não é mais possível, no entanto, podemos frear o avanço da doença com a quimioterapia e assim aumentar o tempo de vida do paciente. Neste caso, chamamos de paliativa.

Quais são os cuidados necessários durante a quimioterapia? 

O principal cuidado é seguir estritamente as orientações do médico, pois esse saberá com detalhes os efeitos bons e ruins esperados para aquele tratamento e pode alertar o paciente sobre possíveis reações adversas e o que fazer caso os tenha. 

De maneira geral, é importante que o paciente mantenha uma alimentação saudável e evite alimentos que tenham uma difícil digestão. Também é importante que o paciente beba água suficiente, principalmente em dias quentes e secos. Outra recomendação é se hidratar durante o período de tratamento e beber pelo menos 200 ml (um copo pequeno) a cada hora ou uma hora e meia.

O que acontece com o seu corpo quando você começa a quimioterapia?

Assim como qualquer tratamento que utiliza medicamento, o tratamento quimioterápico também causa alguns efeitos colaterais, a diferença é que os efeitos colaterais são bem mais fortes, pois o tratamento é bem mais forte e invasivo para o paciente.

Alguns efeitos podem surgir, como:

Queda de cabelo

A queda de cabelo (alopecia) ocorre porque este tratamento afeta principalmente células que se multiplicam com frequência, como as do cabelo. O mais comum é ele começar a cair depois da terceira ou quarta sessão, e pode se soltar aos poucos ou em grandes tufos. Mas depois de 2 ou 3 meses após o término das sessões, seu cabelo irá crescer novamente. 

Porém, é importante dizer que nem todo tipo de quimio faz com que o cabelo caia. Os tipos de câncer que exigem um tratamento mais “forte”, como de mama, leucemias e linfomas, são muitas vezes combatidos com remédios que ocasionam a queda, mas nem isso é regra geral.

Queda das unhas

As unhas tendem a ficar extremamente frágeis durante o tratamento quimioterápico e em alguns casos podem até cair. É importante mantê-las saudáveis, limpas e aparadas, pois servem como defesa para entrada de infecções.

Descamação nas solas das mãos e dos pés

Assim como células do cabelo, células da pele também se multiplicam rapidamente, por isso a químio pode afetar células do epitélio. A principal arma para amenizar o problema é usar um hidratante diário neutro que tenha em sua composição ureia, pois ela ajuda na hidratação celular. 

Alteração cutânea

Tanto a químio como a rádio deixam a pele extremamente sensível. Pouca exposição já pode queimar ou deixar manchas. Em dias quentes, evite sair à rua entre 10 e 16 horas. Não economize na aplicação do protetor solar (por exemplo, a quantidade para passar nos braços deve ser cerca de uma colher de sopa cheia; no rosto, uma de chá). Mesmo usando protetor, não dispense chapéu nem óculos escuros.

Veias escuras

As veias poderão parecer mais escuras quando se começa a tomar quimioterapia intravenosa. Isso ocorre porque a maioria dos quimioterápicos irritam a camada interna dos vasos, então elas tendem a ficar mais endurecidas, finas e mudam de pigmentação. 

Como amenizar os efeitos colaterais da quimioterapia?

Após o início do tratamento o médico perceberá como o paciente o tolerou e saberá usar medicações para amenizar os efeitos colaterais. Tentar manter a rotina de vida evitando esforços físicos exagerados pode ajudar a manter o bem-estar durante o tratamento. 

Realizar uma atividade física leve, pelo menos três vezes por semana sob orientação médica, tem se mostrado benéfico em alguns tipos de câncer, mas nunca se esqueça de tirar todas as dúvidas sobre a doença com o médico.

Qual a diferença entre quimioterapia e radioterapia?

Enquanto a quimio é um método que utiliza vários medicamentos denominados como quimioterápicos, que combatem as células que estão produzindo o câncer, de modo a destruir os seus rastros e permitindo que estas células não se espalhem no organismo. Este é um tratamento que pode ser realizado em conjunto com a radioterapia e/ou uma cirurgia, podendo ser ministrada de maneira isolada ou combinada. Quando a quimio utiliza medicamentos combinados, diminuem-se assim o risco de resistência a drogas, conseguindo desta forma, atingir diferentes fases de crescimento do tumor.

Já a radioterapia é um método que trata o local onde ainda não ocorreu metástase, isto é, que ainda não se encontra em fase avançada e nem se alastrou pelo organismo atingindo outros órgãos. Este procedimento utiliza descargas de radiações no tumor que danifica o DNA das células, impedindo assim a sua reprodução. Neste tipo de tratamento, os danos causados no DNA das células são passados para as demais. Sendo assim elas morrem ou se reproduzem de forma mais lenta.

A radioterapia pode ser muito eficaz em conjunto com outros tratamentos. Enquanto a quimio atua no organismo como um todo, a radioterapia visa combater uma região específica, tornando possível a interrupção da reprodução das células, e por sua vez, proporcionando a cura do paciente.