Por conta da rotina agitada e de todo o estresse causado por trabalho e outras preocupações, as pessoas acabam esquecendo a importância do estilo de vida saudável. É inegável como a mudança de hábitos pode mudar nossa vida – e se você optar por bem-estar e saúde, pode ter certeza de que as mudanças serão positivas!

Não sabe como adquirir um estilo de vida saudável? Fique tranquilo, neste artigo iremos citar algumas coisas que podem fazer uma grande diferença na sua vida!

Os princípios

Para começar com o estilo de vida saudável, é preciso ter em mente em englobar tudo o que ele pode oferecer – desde a alimentação correta, os exercícios, o bem-estar físico e emocional. Caso você tenha muita dificuldade em entrar nesse ritmo, tente experimentar variações em algumas semanas.

Experimente se exercitar todos os dias, depois tente montar um cardápio balanceado e evitar os alimentos industrializados. De pouco em pouco, esse estilo de vida saudável vai fazendo parte de sua vida sem esforços!

Vamos nos exercitar!

O primeiro passo para o estilo de vida saudável é a prática de atividades físicas – um dos principais fatores que promovem o bem-estar social, emocional e, claro, o físico. Além de ajudar a manter ou perder peso, as atividades conseguem elevar a autoestima e melhorar significantemente a qualidade de vida.

O que muitas pessoas confundem, é que a prática de atividades físicas só é levada em conta quando a pessoa exerce muita “força” – qualquer movimento do corpo pode ser considerado uma atividade física. O simples fato de fazer uma caminhada, subir escadas, pedalar, trabalhar no jardim ou até dançar são exemplos disso. Entretanto, para se ter um benefício à saúde, essa atividade deve ser moderada e ter um tempo médio de duração de 30 minutos.

Fizemos uma pequena lista de todos os benefícios que um exercício pode trazer:

·         Fortalecimento de músculos, ligamentos e ossos;

·         Melhora do sono;

·         Melhora na circulação sanguínea;

·         Aumento da eficiência do coração;

·         Pulmões fortificados;

·         Pressão arterial equilibrada;

·         Melhora na digestão e funcionamento do intestino;

·         Retardamento do envelhecimento;

·         Produção de endorfina;

·         Evita depressão e estresse;

·         Evita a fadiga precoce;

·         Reduz gordura corporal e o excesso de colesterol;

·         Capacidade mental e de memória melhorada.

Quando uma pessoa pratica exercícios físicos, ela se sente mais feliz e disposta – isso por conta da liberação de endorfina. Essa é uma prática recomendada principalmente para pessoas com quadros depressivos e de ansiedade.

Alimentação saudável é prioridade!

Hoje em dia, cuidar da alimentação é algo que o brasileiro está aprendendo aos poucos. Quando a alimentação está completamente deficiente, com uma forte carência de nutrientes e muito sobrecarregada de açúcar, gordura e entre outros – podendo provocar doenças nutricionais muito graves.

É necessário pensar na alimentação de uma forma mais consciente, e não como um segundo plano. Ela é algo fundamental para estabelecer saúde e um estilo de vidas saudável. Fique atento as dicas:

Experimente frutas, legumes e verduras

O consumo de frutas e vegetais é indispensável para uma saúde equilibrada. De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde – é necessário que se consuma até 5 porções de frutas e hortaliças ao dia. Ou seja, prefira um almoço mais saudável, coma uma fruta quando sentir falta daquele docinho!

Saiba os sinais da fome

Muitas pessoas sofrem com alguns desequilíbrios emocionais, o que acaba por desenvolverem hábitos alimentares deficientes. O recomendado é criar proibições em relação a determinados alimentos que podem fazer sua dieta saudável sair dos trilhos – já que isso pode fazer com que os desejos venham com mais intensidade.

Consuma menos industrializados

Caso ainda existem muitas dúvidas quanto ao seu cardápio ideal, procure tirar dúvidas com um nutricionista. Porém, partindo do princípio, procure priorizar alimentos naturais ou aqueles que são processados minimamente – como feijão, macarrão, cereais integrais e entre outros.

Outra dica importante é ficar atento aos rótulos na embalagem de alguns produtos, pois é lá que você encontrará sua verdadeira identidade – ou seja, a quantidade de ingredientes, conservantes, corantes e entre outros. É muito importante que se consuma a menor quantidade de alimentos industrializados e com alto teor de conservantes.

Vai um orgânico aí?

Por conta do alto custo, os alimentos orgânicos são pouco apreciados pelos brasileiros. Mas é importante ressaltar seu valor nutricional é benéfico para a saúde. Além de oferecer uma agricultura sustentável, os produtos orgânicos vêm livres de produtos químicos que podem influenciar negativamente na sua saúde – como fertilizantes e agrotóxicos.

Não se esqueça da água!

É fundamental que a hidratação seja prioridade no seu dia a dia. A carência de água no organismo pode acarretar alguns problemas muito sérios como desidratação, queda de cabelo, problemas urinários e entre outros. É a água no nosso corpo que realiza a manutenção das nossas funções vitais, no transporte de vitaminas e minerais para os órgãos que necessitam deles.

É considerado saudável quando uma pessoa consome pelo menos 2 litros de água ao dia.

Que tal saborear a comida?

Com a rotina acelerada, é comum que as pessoas se alimentem apressadamente – sem degustar os alimentos, mastigar corretamente ou engolir sem o risco de se engasgar. Comer com calma, além de uma prática saudável, ajuda e estimula o cérebro.  Além disso, essa pequena atenção a mais pode garantir uma maior saciedade e benefícios do alimento.

Priorizando atividades simples

O começo do nosso dia é o mais importante, pois é ele que irá definir como irá decorrer o restante do dia. Para isso, são necessários alguns hábitos importantes:

Durma bem

A insônia ou a ausência de uma noite tranquila de sono pode desencadear diversos sintomas ruins durante o dia, como alterações de humor e problemas na concentração. A saúde do sono é fundamental. Em média, uma noite de sono satisfatória dura entre 8 a 9 horas. Além disso, há outras coisas que se pode fazer para melhorar seu sono, desde ler antes de dormir, praticar exercícios, criar um ambiente escuro e aconchegante e até evitar substâncias energéticas – como o café.

Acorde adequadamente

Acordar já pulando da cama pode ser um péssimo hábito – o corpo ainda está acordando, e por isso você deve acompanhar esse processo. Se alongue e se espreguice devagar por pelo menos 1 minuto, isso ajuda a musculatura e preparar o corpo para o começo do dia.

Café da manhã é importante!

Considerada uma das refeições mais importantes do dia, o café da manhã é indispensável na vida de todas as pessoas. É ele que dará as primeiras energias para começar o dia bem. O recomendado para uma refeição regada, são frutas, sucos e cereais – mas nem pense em açúcar! O suco verde e água com limão são o sinônimo para bem-estar.