Em definição direta, um centro médico é basicamente um local que integra diversos serviços médicos em uma mesma estrutura. Somado a isso, o local deve também abranger diversas especialidades da medicina, e oferecendo ao paciente consultas, exames e análise laboratorial dos resultados feitos em exame.
Diferenças entre centro médico, clínicas e consultórios 
As distinções entre o centro médico, a clínica médica, e o consultório médico não são tão fáceis de se compreender, ainda mais quando se trata do caso das pessoas leigas e dos profissionais com pouca experiência no ramo. É possível até que existam profissionais especializados e com experiência de mercado, que desejam abrir uma empresa no ramo da saúde, mas não entendem com clareza qual tipo de  categoria seu estabelecimento irá se enquadrar.
Por isso, o ponto principal deste conteúdo é fazer com que você entenda as particularidades e diferenças de cada empreendimento, para que você tenha esclarecido o que é um centro médico, o que faz ele ser categorizado como este estabelecimento e como saber se ele é de alta qualidade. Vamos nessa!

Centros médicos

Centro médico é basicamente o lugar onde existem muitas instalações, e que oferecem serviços de saúde variados. Diferentemente da clínica médica ou do consultório médico, o centro médico deve ter – obrigatoriamente – mais de um serviço de saúde disponível em uma mesma estrutura.
Ou seja, enquanto as clínicas possuem (normalmente) profissionais de uma só área ou especialidade médica, os centros médicos dispõe de especialistas de áreas variadas da medicina.
O que ocorre é que, no entanto, dificilmente é possível diferenciar ou distinguir um estabelecimento do outro. Fato interessante a citar, é que os próprios centros médicos costumam utilizar os dois termos (centro médico e clínica médica) como se fossem sinônimos.
Logo, como dito anteriormente, os centros médicos são caracterizados por ser como uma espécie de conjunto de clínicas, com profissionais de especialidades diferentes. Esta não é uma definição de precisa, mas pode ajudar você no esclarecimento geral acerca das diferenças e distinções.

Consultórios

Se tratando dos consultórios, os profissionais tem como objetivo primário o atendimento do paciente. Em várias circunstâncias, também abre-se a possibilidade da realização de outros procedimentos de saúde,  contudo, isto não é uma regra. Como o próprio nome indica, o objetivo está na realização de consultas.
Para os consultórios, há viabilidade de um ou mais profissionais poderem dividir o espaço de um consultório para realizar seus atendimentos.  Contudo, embora estejam juntos na mesma estrutura, sua atuação é independente, pois cada um possui uma carteira de pacientes, de modo individual.
Quanto aos custos do estabelecimento, os médicos dividem as despesas da estrutura, isto é, se o espaço for de uma terceira pessoa. Embora os médicos paguem em conjunto água, telefone, energia elétrica e outras despesas, seus honorários não são divididos entre si.
Importante dizer que, legalmente, a abertura de consultórios pode ser feita por pessoa física, ou seja, apenas com um CPF e CRM (documento cujo qual o Conselho Regional de Medicina disponibiliza aos profissionais médicos que estão aptos a atender pacientes).

Clínicas

As clínicas médicas podem ser diferenciadas dos consultórios, sobretudo por não ter apenas como objetivo (e/ou serviço) o atendimento de pacientes. A estrutura das clínicas geralmente é maior e dispõe de mais equipamentos.
A diferença das clínicas para um consultório, consiste na diversidade de especialidades médicas dentro de um mesmo lugar. Este estabelecimento pode oferecer variados procedimentos e processos comuns da área médica, como exames, por exemplo. 
Muitas pessoas definem a clínica médica como um conjunto de consultórios, de maneira que haja variados serviços e tipos de profissionais de especialidades diferentes. Mesmo que esta não seja uma explicação exata se que se limite, as citações acima conseguem definir de modo geral esse tipo de estabelecimento.
Além disso, outra grande diferença das clínicas médicas com os consultórios, é que as clínicas são abertas como uma empresa, através de um CNPJ.
Como identificar um centro médico de alta qualidade
Para os centros médicos terem referência e alta qualidade, é necessário proporcionar e disponibilizar aos pacientes e profissionais de saúde o que há de mais avançado do segmento. Com isso, o estabelecimento valoriza aquela que é a maior razão da sua profissão, o atendimento das pessoas.
A saúde é um segmento vital e muito necessário para a sociedade. Até porque, cuidar da saúde é dado como o ato mais básico para que uma população possa viver bem e com qualidade de vida. Por isso que, junto com a educação, a saúde é um dos pilares essenciais para a construção de um país desenvolvido.
É nesse contexto que a existência de centros médicos devidamente organizados é importante para a obtenção de um quadro de saúde viável e adequado para os cidadãos.

Como um centro médico se torna referência

Para atingir o grau máximo de excelência, um centro médico deve ter todos os setores com um nível de atendimento impecável. Para isso, é fundamental que tenham investimentos em recursos tecnológicos. 
A tecnologia é uma grande aliada da área médica. Um exemplo disso, é dado pelos serviços de saúde como os softwares de gestão. Este serviço em específico, auxilia os médicos a obterem prontuários eletrônicos, maior controle sobre sua agenda, controle financeiro na palma das mãos, entre outros aspectos importantes que tornam o atendimento mais eficiente e com múltiplos benefícios ao médico e aos pacientes.
Um dos destaques no mercado de softwares para clínicas é o ClinicWeb, conheça seus diferenciais e funcionalidades clicando AQUI!
Além disso, para os centros médicos serem destacados como estabelecimentos de referência é necessário que possuam infraestrutura ampla e adequada, com melhores recursos a fim de  atender os mais variados tipos de quadros clínicos. Para que isso aconteça, é importante que o centro clínico tenha: 

  • Uma boa quantidade de leitos; 
  • Laboratórios, 
  • Espaços exclusivos para a alimentação 
  • Estacionamento amplo e organizado.

Somado a infraestrutura básica, é vital que o centro médico possua profissionais, filosofia e valores preocupados com o bem-estar dos seus pacientes. Ou seja, a ética é um dos valores que deve ser a base do estabelecimento, assim como a cooperação entre os profissionais, a utilização responsável dos recursos e o empenho em disponibilizar o melhor serviço de qualidade possível. 
Por isso que, aliando tecnologia e valores éticos, um centro consegue criar um vínculo com uma comunidade de pessoas, sendo grande exemplo de ótimo atendimento e dedicação.