Muitos buscam a alimentação como uma das formas principais para conseguir mais saúde e maior qualidade de vida. Por isso, muitos buscam receitas saudáveis para melhorar a qualidade das refeições, porém algumas trocar simples já fazem a diferença!
Fazer trocas simples nas refeições, como assar ou grelhar ao invés de fritar, são algumas atitudes que melhoram a qualidade de vida e evitam o surgimento de doenças como colesterol alto e diabetes. Mas além disso, esse tipo de troca pode ser útil para ter uma vida longa, saudável e magra, além de evitar o ganho de peso.

Dicas de trocas e receitas saudáveis

Algumas mudanças simples podem tornar refeições calóricas e pouco nutritivas em receitas saudáveis e saborosas.

Leite de vaca por leite de arroz ou outro leite de origem vegetal

O leite de vaca é rico em gordura e muitas pessoas tem dificuldade em digerir a lactose, tornando-se intolerantes por isso uma ótima opção é substituir pelo leite de arroz, leite de amêndoa ou leite de aveia, que você pode comprar pronto no supermercado ou fazer em casa.

Como fazer:

Ferver 1 litro de água e depois adicionar 1 xícara de arroz e deixar 1 hora em fogo baixo com panela tampada. Depois de frio, bater tudo no liquidificador e depois adicionar 1 colher de café de sal, 2 colheres de sopa de óleo de girassol, 2 gotas de baunilha e 2 colheres de mel.

Chocolate em pó por alfarroba

O chocolate em pó é rico em açúcar, sendo uma má opção especialmente para quem está de dieta ou tem diabetes. Mas se você pode trocar o chocolate em pó pelo ovomaltine, ou pela alfarroba, que também são excelentes substitutos do chocolate que tem outras propriedades nutricionais importante e não tem cafeína. Além disso ninguém vai notar a diferença e você aumenta a variedade da alimentação. Podem ser usados em várias receitas saudáveis sem perder a cor ou o sabor do chocolate.

Alimentos enlatados por congelados

As ervilhas e o milho em lata podem facilmente ser trocados pelas ervilhas e milho congelados. Nos enlatados tem sempre água e sal para manter a conserva em bom estado. Por isso, uma boa opção é preferir sempre os que vêm em embalagens congeladas, ou então fazer seus próprios alimentos congelados, mas fique atento, pois nem tudo pode ser congelado em casa.

Frutas comuns por orgânicas

As frutas orgânicas são mais caras, mas a saúde não tem preço, pesar de não serem tão bonitas aos olhos, são muito mais saudáveis e cheias de nutrientes. Os produtos químicos utilizados na terra e nas plantas para garantir grandes produções e baixo preço se acumulam no organismo ao longo dos anos e os prejuízos e consequências não são possíveis medir.

Lasanha comum por lasanha de abobrinha

A massa da lasanha que compramos no supermercado pode ser substituída por fatias de abobrinha, que além de ser uma opção menos calórica, é muito mais saudável. Se você não gosta de abobrinha ou se ainda não tem coragem de trocar a lasanha tradicional por uma de legumes, vá trocando aos poucos. Você pode fazer uma lasanha colocando 1 camada de massa comum e na camada seguinte, colocar a abobrinha fatiada para ir se habituando ao sabor.

Alimentos fritos por assados ou grelhados

Praticamente todo alimento que é frito pode ser assado, sem perder o sabor e a textura. Por isso, opte pelos grelhados, feitos na chapa com um pequena quantidade de azeite ou mesmo um pouquinho de água ou coloque no forno.

Sal comum por sal de ervas

O sal comum contém uma grande quantidade de sódio e por isso deve ser consumido moderadamente. No Brasil a quantidade média de consumo diário de sal é mais que o dobro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde e por isso todos precisam diminuir o consumo de sal para evitar problemas cardíacos no futuro.

Como fazer:

Coloque num recipiente de vidro 10 gramas de: alecrim, manjericão, orégano, salsinha e 100g de sal.

Temperos prontos por temperos caseiros

Os temperos prontos que encontramos no supermercado são práticos e saborosos, mas estão cheios de sódio e outras toxinas que prejudicam qualquer dieta. Por serem ricos em sódio, favorecem a retenção de líquidos e por isso são especialmente perigosos para quem tem pressão alta ou sofre com inchaços.

Como fazer:

Corte cebola, tomate, pimentão, alho e use a salsa e cebolinho para conseguir mais sabor, e leve tudo ao fogo baixo, deixando ferver. Depois de pronto, distribua em forminhas de gelo e congele.

Salgadinhos de pacote por chips caseiros

É muito mais barato e saudável fazer em casa chips de batata doce, de maçã ou de pera. Não precisa comprar salgadinhos de pacote e batata frita cheias de gordura e sal no supermercado, se você pode fazer receitas saudáveis, ricas em vitaminas que vão ajudar seu corpo a funcionar sempre bem e ainda vai economizar algumas calorias e consumir menos gordura. Além disso fica lindo para receber os amigos em casa.

Como fazer:

Basta fatiar o alimento que você deseja e colocar numa assadeira e levar ao forno por cerca de 20 minutos, até que fique bem assado e crocante. Para conferir mais sabor, tempere com sal de ervas. Veja mais detalhes da receita do chips de batata doce aqui.

Carne vermelha por carne branca

Troque a carne vermelha (carne bovina ou suína) pela carne branca (frango ou peixe) e você estará consumindo menos calorias e uma carne mais magra.O frango e os peixes possuem um teor elevado de aminoácidos e é fonte de vitaminas do complexo B, que servem para a formação da hemoglobina. 
Porém, a carne de frango se torna pobre em gorduras quando consumida sem pele, mas se esta for mantida, o frango pode se tornar até quatro vezes mais gordo que a própria carne bovina, já que a gordura da pele é absorvida pela carne!