Muitas pessoas ao longo da vida buscam mais saúde para si mesmas por meio de diversas formas, como alimentação, exercícios físicos, higiente, além de outras formas alternativas para uma melhor qualidade de vida e saúde.
Com algumas medidas básicas e a prática de alguns hábitos diário já é possível alcançar uma maior qualidade de vida e uma saúde de ferro.

Mas como conseguir mais saúde?

Há várias maneiras de como conseguir mais saúde com algumas mudanças de hábitos diários que podem contribuir para a melhora da saúde em geral, além do bem-estar e qualidade de vida.

Por meio da alimentação

A alimentação é uma das principais chaves para se conseguir saúde. Uma alimentação saudável pode trazer muito benefícios para o corpo e para a mente. Muitas pessoas ainda pensam que a alimentação saudável serve apenas para perder aqueles quilinhos indesejados, mas isso não é verdade. Apesar de ela ser essencial para manter o peso ideal, essa não é a única vantagem.
Os benefícios, além de uma perda de peso e gordura corporal, são:

  • Previne o surgimento de doenças, sobretudo as cardíacas, e ajuda o sistema imunológico;
  • Melhora o humor e a memória;
  • Reduz o cansaço e o estresse;
  • Aumenta a qualidade do sono;
  • Previne o envelhecimento precoce da pele;
  • Melhora o sistema digestivo;
  • Fornece disposição e mais energia para as atividades diárias.

Por meio de exercícios físicos regulares

O hábito de fazer exercícios físicos regularmente é muito importante para conseguir mais saúde em geral, além de melhorar a qualidade de vida. A maioria das pessoas sabem que o sedentarismo pode desencadear diversas doenças e complicações que podem trazer consequências graves.
Os benefícios da prática de exercícios físicos regulares pode 

  • Melhor disposição física para as atividades do dia-a-dia;
  • Funciona mais que dieta quando o assunto é perda de peso, porque a atividade física promove aceleração do metabolismo, que consome calorias até em repouso;
  • Regula o sono, pois a prática de exercícios libera endorfina, uma enzima que proporciona bem-estar e diminui a ansiedade e o estresse;
  • Inibe os resfriados, pois a prática de atividade física fortalece o sistema imunológico;
  • Diminui os riscos do câncer de mama, pois os exercícios diminuem os níveis de estrogênio – hormônio intimamente ligado ao câncer de mama;
  • Combate a osteoporose, doença dos ossos,  pois fortalece a massa óssea devido ao impacto promovido pelos exercícios no corpo;
  • Reduz o colesterol ruim (LDL);
  • Previne o diabetes, pois contribui para regular a produção de insulina;
  • Controla a hipertensão, pois libera substâncias que causam a dilatação e o fortalecimento dos vasos sanguíneos;
  • Aumenta a libido e a performance sexual, pois melhora a autoestima e o condicionamento físico.

Por meio da hidratação

A hidratação regular pode ser incluída quando falamos de alimentação, porém muitas pessoas se lembram de se alimentar corretamente e acabam deixando a água de lado e esquecem os enormes benefícios que ela traz para o corpo. A água ajuda a regular a temperatura corporal e o funcionamento dos órgãos, elimina toxinas, ajuda na lubrificação de mucosas e, por ser um solvente, ela é fundamental para que ocorra um bom transporte de nutrientes.
Os benefícios do consumo regular de água são muitos, como:

  • Controle da pressão sanguínea;
  • Prevenção de cãibras;
  • Proteção do coração;
  • Aumenta a resistência física;
  • Protege contra pedra nos rins;
  • Ajuda a emagrecer.

Por meio de boas noites de sono

Uma boa noite de sono é muito conhecida por renovar as energias e nos deixar muito mais dispostos, porém poucos sabem que noite de sonos reguladas e com qualidade podem fornecer diversos benefícios para a saúde e bem estar de alguém. Dormir menos que o recomendado (6 a 8 horas em média) ou acordar diversas vezes durante a noite em decorrência de distúrbios como apneia e/ou insônia pode causar mais malefícios ao organismo do que imaginamos.
O sono regulado pode trazer muito benefícios para a saúde para quem o desfruta, como:

  • Previne a obesidade;
  • Combate à hipertensão;
  • Fortalece a memória;
  • Previne depressão;
  • Favorece o desempenho físico;
  • Controla o diabetes;
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares;
  • Melhora o desempenho no trabalho;
  • Diminui o estresse.

Por meio da higiene

Muitos ao pensar em saúde pensam em alimentação e exercícios físicos e se esquecem da parte da higiene que está completamente atrelada à saúde, tanto pessoal quanto pública. A higiene e saúde, consiste nos hábitos que causam benefícios para a limpeza e o asseio do ser humano. São quase todas as coisas que nos ajudam a prevenir de doenças e de manter a saúde, prezando pelo nosso bem-estar.
A higiene corporal é o conjunto de cuidados que devemos ter com nosso corpo. Os cuidados de higiene pessoal são essenciais, pois evitam que micróbios e outros seres vivos, como vermes, penetrem no nosso corpo e nos causem doenças. É por meio de uma higiene pessoal adequada que ficamos fortes e saudáveis.
É muito importante para a saúde do corpo manter a higiene e saúde. Existem algumas recomendações para mantermos uma boa higiene corporal:

  • Tomar banho todos os dias;
  • Lavar as mãos antes das refeições;
  • Escovar os dentes ao levantar, antes e após as refeições;
  • Cortar as unhas para evitar a contaminação com bactérias;
  • Lavar sempre a cabeça.

Até mesmo a higiene externa também é importante para a melhora da saúde. Manter o ambiente que você vive limpo, lavar frutas e alimentos antes de consumi-los, lavar pratos, talheres antes de utilizá-los, etc. evita o contágio de diversas doenças que se proliferam a partir da falta de higiene.