Dá para ser econômico na hora de montar a dieta? Essa é sempre a primeira pergunta do cidadão brasileiro. É bastante comum que as pessoas associam a alimentação saudável com o alto gasto com esse tipo de alimento – quando se trata de dieta, a primeira coisa que as pessoas pensam é que será difícil encontrar algo barato, gostoso e, principalmente, saudável.

As pessoas se assustam com os preços dos alimentos, principalmente aqueles que são considerados os mais saudáveis – ou seja, os não industrializados. Nesse artigo, iremos dar algumas dicas importantes para ser econômico na hora de montar sua dieta, e como você acolher uma alimentação saudável para seu estilo de vida!

Como vou ser econômico?

Separamos algumas coisas que você pode tentar optar para ser mais econômico na hora de escolher seus alimentos. Confira a seguir:

Fique atento com as frutas e vegetais da temporada

Para uma dieta ser considerada saudável, não devem faltar as frutas, legumes e verduras no cardápio – já que esses são ricas fontes de vitaminas, fibras e minerais. Na hora de ir as compras, fique de olho se a fruta que você está de olho está em época de safra, pois isso pode fazer uma grande diferença na hora de pagar.

Recomenda-se procurar em feiras, hortifrutis ou hipermercados, onde as frutas estão mais frescas e possuem o preço de acordo com a sagra.

Alguns exemplos de frutas, legumes e verduras que ficam acessíveis para o bolso:

·         Pêssego: Entre fevereiro e setembro;

·         Figo: Entre junho e outubro;

·         Jabuticaba: Entre janeiro e junho;

·         Manga: Entre fevereiro e setembro;

·         Morango: Entre janeiro e maio;

·         Tangerina Cravo: Todos os meses, com exceção de junho e julho;

·         Mandioquinha: Entre janeiro e abril;

·         Beterraba: Entre junho e agosto;

·         Abóbora seca: Entre dezembro e abril;

·         Agrião: Entre setembro e novembro;

·         Alface: Entre junho e dezembro;

·         Repolho: entre julho e setembro.

Que tal uma saladinha?

Adicionar aquela salada gostosa na dieta é a melhor opção de gastar pouco com alimentos. Grande parte das verduras e legumes estão com preços acessíveis, e possuem uma grande variedade em vários mercados. Pesquise em sua região quais são os melhores preços, e invista em uma salada colorida e nutritiva!

E as proteínas, elas vão caber no meu bolso?

Claro que sim! Apesar da carne vermelha estar com preços muito elevados, temos algumas opções que são muito boas para incluir no seu cardápio. Até porque, nós temos o frango! Além de possuir um menor preço, tem menos gorduras e não exige um preparo tão trabalhoso.

Você também pode tentar incluir outros tipos de proteínas, como ovos, iogurte sem açúcar e o leite desnatado!

E se você tivesse uma horta?

Sempre quando pensamos em ser econômico, a maneira mais prática é ter sua própria produção de maneira pessoal. Então, por que não investir em uma horta? Elas podem ser cultivadas em vasos até mesmo em apartamentos – quando tratadas corretamente, é claro!

Você pode investir em salsa, cebolinha, sálvia alecrim, tomilho, pimentas, hortelã, alho, cebola e várias outras opções que cabem na sua residência.

Ser econômico se alimentando bem.

O que muitas pessoas não sabem, é que existe uma relação direta entre a alimentação saudável,e saúde e bem-estar físico e mental do indivíduo. Uma alimentação regrada e saudável tem um papel essencial para a prevenção e no tratamento de muitas doenças.

Quando nos referimos a alimentação saudável, estamos querendo dizer que precisa existir um equilíbrio e uma variedade na dieta – que deve ser composta por fibras, cálcio, minerais, proteínas e até mesmo algumas gorduras. Não se pode ter abusos e exclusão de alimentos. E não se esqueça que, para viver com saúde, é preciso incluir atividades físicas ao seu dia a dia – apenas a dieta não irá funcionar.

Além disso, é fundamental evitar o consumo de alimentos industrializados. Na maioria das vezes, eles são compostos de substâncias que prejudicam o nosso organismo, como corantes, conservantes, sódio e açúcar em grandes quantidades. Por isso, quanto mais natural for a comida, melhor!

Para uma alimentação saudável, é necessário a presença de micronutrientes em grandes quantidades – que são os lipídios, proteínas e carboidratos – e os de micronutrientes em pequenas quantidades – as vitaminas e minerais.

O que é necessário para uma alimentação saudável?

Equilíbrio

Qualidade e quantidade são fundamentais. O ideal é consumir alimentos variados, sempre respeitando as quantidades recomendadas, comendo sempre de “tudo um pouco”.

Variedade

É ideal que se tenha tipos de alimentos diversos, pegando sempre de tudo um pouco – desde carboidratos, fibras, proteínas e entre outros.

Moderação

Algo completamente necessário, pois não se deve comer mais nem menos do que o recomendado, respeitando sempre a quantidade adequada para cada refeição.

Como ter uma alimentação saudável?

Aqui citamos algumas coisas que são importantes para se ter uma alimentação saudável. Sendo elas:

·               Experimentar novos sabores – nunca deixando de lado algum alimento;

·               Evitar todo tipo de alimento industrializado – entretanto, há dias em que se pode comê-los em porções bem pequenas;

·               Tenha a preferência por carnes magras – cozidas e sem muita gordura;

·               Escolha seus alimentos – opte por aqueles que a natureza produz, evitando os superprocessados;

·               Lembre-se que o azeite de oliva extravirgem é muito benéfico e recomendado para uma alimentação saudável;

·               Beba sempre bastante água ao dia;

·               Mastigue bem os alimentos – isso facilita a digestão, absorção de nutrientes e dá uma maior saciedade;

·                Não esqueça de incluir frutas e vegetais – consumindo-os com casca e bagaço sempre que possível;

·               Evite o excesso de açúcar, massas e outros doces;

·               Evite fazer dietas que são excessivas;

·               Evite o consumo de tabaco e álcool. 

Benefícios de uma boa alimentação

Além de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar diário, uma alimentação saudável também possui outras vantagens, sendo elas:

·               Quando acompanhada por exercícios, consegue adequar o peso;

·               Melhora o humor e a memória;

·               Reduz estresse e cansaço;

·               Melhora o sistema digestivo;

·               Fornece disposição e energia para atividades diárias;

·               Previne doenças – principalmente as cardíacas;

·               Melhora o sistema imunológico.