As dietas detox (de desintoxicação) estão mais populares do que nunca. Seu principal objetivo é relacionado a limpeza de algumas substâncias contidas sangue e a eliminação de toxinas que são prejudiciais ao corpo.
Porém, não é muito bem esclarecido como este tipo de dieta faz isso, quais compostos específicos são eliminados e se o método de fato funciona.

O que são as dietas detox

As dietas detox são geralmente definidas pelas mudanças de hábitos alimentares, feitas em um período de curto prazo, e que são projetadas para eliminar toxinas do seu corpo.
Uma dieta detox típica envolve um período de jejum, seguido por uma dieta rigorosa de frutas, vegetais, sucos de frutas e água. Por vezes, a desintoxicação também pode incluir ervas, chás, suplementos e limpadores de cólon ou enemas.
De modo geral este tipo de dieta é feita para:

  • Descansar seus órgãos em jejum;
  • Estimular seu fígado para se livrar de toxinas;
  • Promover a eliminação de toxinas através das fezes, urina e suor;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Fornecer ao seu corpo nutrientes saudáveis.

As terapias de desintoxicação são mais comumente recomendadas devido à exposição potencial a produtos químicos tóxicos no ambiente ou na sua dieta. Nisto estão incluídos poluentes, produtos químicos sintéticos, metais pesados ​​e outros compostos nocivos.
Alega-se também que essas dietas ajudam com vários problemas de saúde, incluindo obesidade, problemas digestivos, doenças auto-imunes, inflamação, alergias, inchaço e fadiga crônica.
No entanto, faltam pesquisas humanas sobre este tipo de dieta. Além disso, os poucos estudos existentes sobre o tema são significativamente falhos e questionáveis.

As maneiras mais comuns de dietas detox

Existem muitas maneiras de fazer uma dieta de detox – variando desde jejuns alimentares até a modificações mais simples dos alimentos.
A maioria das dietas de desintoxicação envolve pelo menos uma das seguintes medidas:

  • Jejum por 1-3 dias;
  • Bebendo sucos de frutas e vegetais frescos, smoothies, água e chá;
  • Bebendo apenas líquidos específicos, como água salgada ou suco de limão;
  • Eliminando alimentos ricos em metais pesados, contaminantes e alérgenos;
  • Tomando suplementos ou ervas;
  • Evitando todos os alimentos alergênicos e depois reintroduzindo-os lentamente;
  • Usando laxantes, limpadores de cólon ou enemas;
  • Exercitando-se regularmente;
  • Eliminando completamente produtos como álcool, café, cigarros e açúcar refinado.

Cada dieta varia em relação a sua intensidade e duração.

Quais toxinas são eliminadas nas dietas detox?

Este tipo de dieta (de desintoxicação) raramente identifica quais são as toxinas específicas que pretendem remover do seu corpo. Seus mecanismos também não são claros muito claros.
De fato, há pouca ou nenhuma evidência de que as dietas de desintoxicação eliminam quaisquer toxinas do seu corpo.
Além disso, seu corpo é capaz de ser “limpo ou filtrado” toxinas através do fígado, fezes, urina e suor. O fígado é um grande responsável por eliminar substâncias tóxicas inofensivas e garantir que elas sejam liberadas do seu corpo.
Apesar disso, existem alguns produtos químicos que podem não ser tão facilmente removidos por esses processos, incluindo poluentes orgânicos persistentes (POPs), ftalatos, bisfenol A e metais pesados. Estas substâncias tendem a se acumular no tecido adiposo ou no sangue e podem levar muito tempo – até anos – para o seu corpo ficar vermelho.
Contudo, esses compostos geralmente são removidos ou limitados em produtos que são comercializados atualmente. Mas o que se sabe, é que no geral existem poucas evidências de que este tipo de dieta ajuda a eliminar qualquer um desses compostos.

Quão eficazes são as dietas detox?

Algumas pessoas relatam sentir-se mais concentradas e energizadas durante e após fazer uma dieta detox. No entanto, esse bem-estar melhorado pode ser simplesmente relacionado à eliminação de alimentos processados, álcool e outras substâncias prejudiciais da sua alimentação.
Além disso, é possível que por mudar seu hábito alimentar você esteja recebendo vitaminas e minerais que estavam faltando antes. Dito isto, muitas pessoas também relatam sentir-se muito mal durante o período de desintoxicação.

Efeitos na perda de peso

Pouquíssimos estudos científicos já investigaram como as dietas de detox afetam a perda de peso.
Certas pessoas podem perder muito peso rapidamente. Porém, esse efeito parece ocorrer devido a perda das reservas de líquidos e carboidratos do corpo, e não a gordura. Por isso, o peso perdido geralmente é recuperado rapidamente quando você para com a dieta.

Dietas de desintoxicação, jejum de curto prazo e estresse

Diversas variedades deste tipo de dieta podem ter efeitos semelhantes aos do jejum de curto prazo ou intermitente.
O jejum de curto prazo pode melhorar com o índice de vários marcadores de doença em algumas pessoas, incluindo melhora da sensibilidade à leptina e à insulina.
No entanto, estes efeitos não se aplicam a todos. Estudos em mulheres mostram que um jejum de 48 horas e um período de 3 semanas de ingestão reduzida de calorias podem aumentar com os níveis do hormônio do estresse.
Além disso, os tipos de dieta mais radicais podem ser uma experiência um tanto estressante, pois envolvem o restringimento severo da alimentação e fazer com que a pessoa aguente passar por períodos fome considerados extremos.

Benefícios potenciais das dietas detox

Alguns aspectos das dietas de desintoxicação podem trazer benefícios à saúde, como:

  • Evitar fontes alimentares de metais pesados ​​e POPs;
  • Fazer com que você se exercite regularmente;
  • Comer alimentos integrais, nutritivos e saudáveis;
  • Evite alimentos processados ou ultraprocessados;
  • Tome água potável e chá verde;
  • Limite o seu estresse, fazendo você relaxar e dormir bem mais fácilmente.

Seguir essas medidas geralmente faz com que você melhore com a sua saúde – independentemente de você estar passando por uma dieta de desintoxicação.

Segurança e efeitos colaterais

Antes de fazer qualquer tipo de desintoxicação, é importante considerar os possíveis efeitos colaterais que você talvez terá.

Restrição grave de calorias

Várias dietas detox recomendam jejum ou restrição calórica severa. O jejum de curto prazo e a ingestão limitada de calorias podem resultar em fadiga, irritabilidade e mau hálito.
O jejum de longo prazo pode resultar ainda em deficiências de energia, vitamina e minerais, bem como um desequilíbrio eletrolítico, podendo até causar morte em alguns casos.
Além disso, os métodos de limpeza do cólon, que às vezes são recomendados durante este tipo de dieta, podem causar desidratação, cólicas, inchaço, náuseas e vômitos.

Superdosagem

Algumas dietas detox podem representar o risco de overdose de suplementos, laxantes, diuréticos e até água.
Há uma falta de regulamentação e monitoramento na indústria de desintoxicação, e muitos alimentos e suplementos de desintoxicação podem não ter nenhuma base científica.
Nos piores casos, os rótulos dos ingredientes dos produtos de desintoxicação podem ser imprecisos. Isso aumenta com o seu risco de superdosagem, e pode resultar potencialmente em efeitos sérios – e até fatais.

Grupos de risco

Certas pessoas não devem iniciar nenhum regime de desintoxicação ou restrição de calorias sem consultar um médico primeiro.
Os grupos de risco incluem crianças, adolescentes, idosos, pessoas desnutridas, grávidas ou lactantes e pessoas com problemas de açúcar no sangue, como diabéticas ou que tenham algum distúrbio alimentar.
Perspectiva
Seu corpo é frequentemente exposto a substâncias tóxicas. No entanto, na maioria das vezes, ele pode remover tais toxinas sem ajuda adicional.
Embora as dietas detox possam parecer tentadoras, seus benefícios provavelmente não têm nada a ver com a eliminação de toxinas, mas com a eliminação de vários alimentos não saudáveis de sua alimentação.
Uma abordagem muito mais inteligente é comer de maneira mais saudável e melhorar o seu estilo de vida, em vez de fazer uma dieta alimentar restritiva e potencialmente perigosa.