O Carnaval é uma época muito esperada por todos, não é mesmo? No entanto, depois de tantos dias de folia, é normal que você esteja se sentindo um pouco inchado e com a sensação de que exagerou na alimentação. 

Neste pós carnaval, segundo dados do próprio Google, a busca por dietas mirabolantes cresceu nada mais, nada menos do que 60%. Dentre elas, a maior busca foi referente a dieta cetogênica. 

Consultamos nossa nutricionista Fernanda Pagotto (CRN -3 51666) e ela nos ajudou a explorar mais este conceito, trazendo algumas informações importantes para você, afinal, nem tudo é tão simples como parece.

Dieta Cetogênica

Mas afinal, o que é a dieta cetogênica? 

A dieta cetogênica tem se popularizado nos últimos anos como uma opção para emagrecer e melhorar a saúde. Ela consiste em um plano alimentar com alto teor de gordura, moderado em proteínas e extremamente baixo em carboidratos, mas será que você precisa seguir esta opção? Embora possa ter benefícios para algumas pessoas, é importante destacar que para realizar qualquer dieta é necessário o acompanhamento profissional.

A seguir, destacamos alguns dos principais riscos que envolvem seguir uma dieta cetogênica sem supervisão:

  1. Deficiências nutricionais

A dieta cetogênica restringe o consumo de carboidratos, o que significa que você pode ficar sem obter nutrientes importantes, como fibras, vitaminas e minerais, presentes em frutas, vegetais, grãos e legumes. Além disso, muitos alimentos que contêm carboidratos também são fontes de outros nutrientes importantes, como antioxidantes e fitonutrientes, que ajudam a prevenir doenças e melhorar a saúde.

  1. Problemas digestivos

Muitas pessoas que adotam a dieta cetogênica relatam problemas digestivos, como constipação, náusea, vômito e diarreia. Isso pode acontecer porque a dieta é rica em gorduras, podendo afetar negativamente a saúde intestinal.

  1. Risco de desidratação

A dieta cetogênica pode fazer com que você perca muito líquido rapidamente, o que pode levar à desidratação. Isso ocorre porque a restrição de carboidratos pode levar à perda de água e eletrólitos importantes, como sódio, potássio e magnésio.

Antes de continuarmos, queremos deixar um questionamento: 

Sua empresa tem nutricionistas para seus colaboradores? 

  1. Aumento do colesterol

Embora a dieta cetogênica possa contribuir para a perda de peso, ela também pode aumentar o nível de LDL no sangue, conhecido como colesterol ruim. Isso ocorre porque a dieta é rica em gorduras saturadas, presentes em alimentos como leite integral, bacon e queijos amarelos, podendo contribuir para o aumento do colesterol no sangue 

5. Dificuldades para manter a dieta a longo prazo

A dieta cetogênica pode ser muito difícil de seguir a longo prazo, o que pode fazer com que você volte a comer carboidratos em excesso depois de um tempo. Isso sem falar do efeito sanfona, que pode ser prejudicial para a saúde e fazer com que você  ganhe ainda mais peso do que perdeu, ou seja, você pode perder 10kg e em três meses ganhar 15kg. 

Conclusão

Portanto, é importante destacar que fazer uma dieta cetogênica sem acompanhamento profissional pode ser perigoso e trazer muitos riscos à saúde.

Na Vitta, temos excelentes profissionais, habilitados a trabalhar uma reeducação alimentar, auxiliando no processo de emagrecimento sem a necessidade de opções radicais e sem sofrimento. Assim, você pode emagrecer com saúde e sem prejudicar o seu organismo.

Conte com o Hospital Digital Vitta na sua jornada, se você é membro, fale com a nossa equipe para agendar com um nutricionista.

Ainda não é cliente e quer levar o Hospital Digital para a sua empresa?