Em todo o planeta, as mulheres vivem mais do que os homens. A expectativa de vida pode variar de acordo com o país.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou uma pesquisa em 2016, onde mostrou que a média das expectativas de vida ao nascer da população mundial era de 74 anos para mulheres e de 69 anos para homens.

No Brasil, segundo os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2020, a expectativa de vida dos homens ao nascer era de 73,3 anos e para as mulheres era de 80,3 anos.

Uma diferença que até preocupa, mas por que ela ainda existe? Confira alguns itens que influenciam na saúde do homem e seus cuidados.

Segundo a ciência, esses três fatores podem influenciar diretamente.

  1. A genética masculina

Essa é uma das principais hipóteses levantadas pelos cientistas.

As mulheres têm cromossomos XX enquanto os homens têm XY. Os cromossomos X contêm muitos genes que ajudam a prolongar a vida, algo que aparece duas vezes na mulher e somente uma vez nos homens. 

Esse detalhe tem influência desde a sua formação. Pois, no nascimento, os bebês do sexo masculino têm 14% mais chances de nascer prematuros e correm mais riscos de morte na última etapa da gravidez.

Essa hipótese é levantada quando se observa a vida dos animais. Por exemplo, as aves machos têm duas cópias do cromossomo X e tem uma vida maior do que as fêmeas.

  1. Os hormônios produzidos

Na adolescência masculina, eles começam a produzir testosterona. Esse hormônio contribui para seu crescimento, além de trazer certas características como voz mais grave, mudanças na altura e mais pelo no corpo.

É justamente na adolescência que a taxa de mortalidade dos homens aumenta e isso pode ocorrer por conta dos altos níveis de testosterona.

Em uma pesquisa realizada pelo cientista coreano Han-Nam Park, há alguns anos, foi possível analisar os registros da Corte Imperial da Dinastia Chosun, do século XIX.

O cientista comparou a média de vida de 81 eunucos (castrados antes da puberdade) com a dos outros homens da corte. Em sua análise, ele percebeu que os eunucos viveram cerca de 70 anos, enquanto a média entre os outros homens da corte era de 50 anos. Apenas três eunucos chegaram a viver até os 100 anos.

Mesmo que nem todos os estudos tenham feito uma análise tão diferente com outros tipos de eunucos, nota-se que, em geral, os homens tendem a viver menos desde os tempos passados.

A produção de testosterona também induz para um comportamento mais arriscado e violento. A depender da cultura que o homem esteja inserido, isso pode se agravar.

  1. O comportamento e a cultura local

Por falar em cultura, aqui no Brasil, é mais comum que as mulheres procurem ajuda médica desde pequenas e continuam com esse hábito por toda a vida.

Os meninos, quando ainda crianças, vão aos médicos acompanhados pelos seus pais. Mas na adolescência param de ir e, quando adultos, só tendem a procurar um médico somente quando for necessário.

Aliada com essa falta de cuidado, a maioria dos homens apresenta maiores chances de ter doenças pelos aspectos já citados.

A cultura do ambiente inserido também tem bastante influência na saúde do homem. Por exemplo, em lugares com conflitos armados, a expectativa de vida masculina diminui de forma drástica. Já em regiões com cuidados médicos insuficientes, muitas mulheres morrem durante o parto.

Outros fatores culturais podem interferir como: consumo excessivo de álcool, hábito de fumar, alimentação inadequada, falta de atividade física, entre outros.

Desmitificando o cuidado com a saúde do homem

Como mudar esse cuidado com a saúde do homem?

Com mais informação para todos, o avanço da tecnologia e aperfeiçoamento da medicina são os principais fatores que influenciam na melhoria para a saúde do homem.

Estudos recentes indicam que essa diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres tende a diminuir em um futuro próximo. As pesquisas realizadas na medicina também contribuem com esse aumento na expectativa de vida. Doenças podem ser combatidas de maneira mais eficiente com o desenvolvimento de novos métodos.

Afinal, a saúde do homem não deve ser um mito e nem algo que deve ser procurado quando somente for necessário. 

É preciso que todos tenham a consciência de que os cuidados com saúde são primordiais para ter uma maior qualidade de vida e, consequentemente, uma maior expectativa de vida. Essa procura pelo bem-estar deve ser inserido desde a infância e continuar pelos anos seguintes da sua vida.

A prevenção sempre será o melhor caminho para o tratamento de qualquer doença. Por isso, é importante também que algumas ideias, hábitos e cultura mudem na sociedade para que todos compreendam que os cuidados com a saúde é um dever de todos!

Para evitar maiores preocupações, agende sua consulta com o Hospital Digital Vitta e verifique como está sua saúde para ter ainda mais qualidade de vida.