Se você é do time que pensa em começar a fazer terapia, temos duas coisas pra dizer: Em primeiro lugar, parabéns! Você acaba de tomar uma excelente decisão. Em segundo lugar, você sabia que existem diferentes tipos de abordagens psicológicas? Sim, é verdade! 😊

O universo de atuação de um psicólogo é bastante amplo e existem diferentes tipos de abordagens psicológicas para as mais variadas necessidades de cuidado. 

E no texto de hoje, você vai conhecer algumas delas e como podem nos ajudar a buscar o melhor caminho para o equilíbrio. 🧘‍♀️

Mas, antes de nos aprofundarmos no assunto…

Você sabe o que são abordagens psicológicas? 🧐

Pra início de conversa, todo psicólogo trabalha em uma linha de abordagem, que será responsável por guiar sua atuação com o paciente e as questões apresentadas ao longo do acompanhamento. Portanto, resumidamente falando, se trata da linha teórica que o profissional utiliza para conduzir o seu trabalho. 

Ah! Vale ressaltar que não existe uma abordagem melhor do que a outra, tá? São apenas maneiras diferentes de entender as pessoas e comportamentos, suas questões e como cada indivíduo se relaciona com o mundo.

É tão importante assim conhecer o tipo de abordagem utilizada pelo profissional? 🤨

Totalmente! Isso porque, dependendo do que se está buscando com as sessões de terapia, existem linhas teóricas mais ou menos interessantes.

Não que as sessões farão mal à você, mas, quando encontramos a abordagem correta para o tipo de necessidade apresentada, o tratamento é muito mais eficiente e preciso. 

Claro que também é fundamental se identificar com o profissional, afinal, será alguém que irá acompanhá-lo por um bom tempo e irá guiá-lo ao longo de um processo profundo e, muitas vezes, doloroso.

Então, vamos aos tipos? Lembrando que aqui você encontrará as mais importantes. Para necessidades mais específicas busque a ajuda de um especialista, certo?

Terapia Cognitivo Comportamental  (TCC) ✨

O terapeuta cognitivo é aquele que avalia os padrões comportamentais do paciente. 

É um processo psicoterápico que auxilia o indivíduo a compreender os processos de pensamentos e sentimentos que influenciam em seus comportamentos, bons ou ruins, tendo em vista mudanças de padrões de pensamento, reações emocionais e comportamentais.

Indicado para 👉 depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de ansiedade generalizada, transtornos alimentares, estresse e traumas.  síndrome do pânico, transtornos da personalidade, abuso de substâncias, problemas interpessoais e transtorno bipolar.

Psicanálise ✨

A psicanálise é indicada a todos aqueles que, além de desejar uma cura para o seu sofrimento, esteja disposto a refletir sobre sua história, tendo como método utilizado para investigar a mente e, principalmente, compreender o inconsciente das pessoas. Ou seja, procura entender as nossas atitudes que acontecem quando estamos no “piloto automático”. Dessa forma, a psicanálise procura reestruturar a personalidade, entender a vida emocional e os modos de funcionamento dos pacientes. 

Indicado para 👉 quem tem problemas crônicos de personalidade ou ainda quem quer conhecer suas camadas mais profundas.

Psicoterapia Sistêmica ✨

A terapia sistêmica é uma terapia de ação. Seu foco está baseado na compreensão dos padrões de comunicação que ocorrem no âmbito familiar, nos locais de trabalho ou nos relacionamentos entre casais.

Indicado para 👉 todas as faixas etárias e visa escutar e acolher o sofrimento psíquico da pessoa ou alguma forma de dificuldade emocional nesses contextos. Deste modo, o atendimento terapêutico pode ser realizado de maneira individual, com casais ou familiar.

Analítica comportamental ✨

A Terapia Analítico-Comportamental (TAC) é um formato que busca entender a relação do indivíduo com o meio que o cerca. Assim, o psicólogo busca identificar, por meio da análise funcional, os fatores contextuais que mantêm o problema do paciente. Entende-se como comportamento, as ações, pensamentos e, em especial os sentimentos que levam uma pessoa a procurar a ajuda de um psicólogo.

Indicado para 👉  Funciona bem para quem tem ansiedade, pânico, fobia social, depressão, dependência química e problemas de aprendizagem.

Fenomenologia ✨

Essa corrente tem um forte respaldo na filosofia e seu enfoque está na realidade das experiências que vivemos. O papel do terapeuta é ajudar o indivíduo a compreender o significado de sua existência e se tornar responsável pelo seu destino. Trata-se de uma abordagem que envolve consciência, autoanálise, autoconhecimento e ações intencionais.

Além do sentido da existência, a psicoterapia existencial também enfatiza a superação de dilemas, tensões, paradoxos e desafios de vida. 

Indicado para 👉 pacientes que sofrem com uma crise existencial ou quem acredita não ter identidade definida. Em outras palavras, pessoas em constante busca pelo seu verdadeiro “eu”.

Psicodrama ✨

O psicodrama é uma abordagem terapêutica que utiliza a dramatização como ferramenta para a expressão de questões vividas pelos indivíduos. Nele, os participantes dramatizam cenas que podem dizer respeito a situações passadas, presentes ou até mesmo que ainda não aconteceram, mas que são significativas e importantes naquele contexto para um indivíduo, família, grupo ou comunidade. 
Indicado para 👉 quem tem como intuito soltar mais a sua personalidade, ser mais comunicativo (e superar a timidez, por exemplo), ajudar a buscar autoconhecimento e ressignificar acontecimentos.

Análise Junguiana ✨

Para Jung, os sonhos também são objetos de análise, mas são investigados a partir do conceito de personificação do inconsciente. Ele acreditava que vivemos narrativas e assumimos determinados personagens quando sonhamos. A análise Junguiana aposta na técnica da imaginação ativa, na qual o paciente aprende a liberar suas fantasias e conhecer os outros personagens que habitam em sua mente.

Indicado para 👉 qualquer pessoa. Se você está notando que o seu bem-estar está sendo prejudicado de alguma forma (através de emoções ou pensamentos negativos ou situações estressantes), e deseja transformar a sua realidade, a abordagem de Jung pode ser uma grande ajuda.

Gestalt ✨

Gestalt é uma abordagem psicoterapêutica centrada no indivíduo. Essa abordagem ajuda os pacientes a se concentrarem no presente. Eles passam a entender o que realmente está acontecendo em suas vidas agora. Ela propõe que a simples união das partes não explica o todo.

Indicado para👉 quem tem problemas crônicos de personalidade ou ainda quem quer conhecer suas camadas mais profundas.

Humanismo ✨

O objetivo da terapia humanista é propor confrontos e questionamentos que levem o indivíduo a refletir sobre o seu “eu ideal” e sua auto imagem. 

Além disso, a psicologia humanista enfatiza os conceitos como livre-arbítrio e a auto-realização. Em vez de se concentrar na disfunção, a psicologia humanista se esforça para ajudar as pessoas a realizar seu potencial e maximizar seu bem-estar.

Indicado para👉 tratar vícios, depressão e para quem busca autoconhecimento profundo.

Independente da sua necessidade, a Vitta está aqui pra te apoiar! 😉

Você sabia que a Vitta conta com equipe própria de psicólogos atuando nas mais diferentes frentes de abordagens psicológicas? 😊

Além disso, quem é membro Vitta também tem acesso a teleconsultas, assistência via WhatsApp sete dias por semana e mais de 16 especialidades ao dispor!

Então, se precisar, não esquenta a cabeça. Chama a Vitta! 💙