A importância do sexo para a saúde é imensa, porém poucas pessoas sabem das melhorias que as relações sexuais podem trazer para o corpo e a mente. 

Sexo é capaz de muitas coisas, desde mudar o seu humor até melhorar seu condicionamento físico (pasmem, a prática de relações sexuais também pode ser considerado exercício físico!).

Um exemplo claro de como a prática de relações sexuais traz benefícios é o orgasmo. O orgasmo é a conclusão do ciclo de resposta sexual que equivale ao momento de maior prazer sexual e pode ser experimentado por ambos os sexos.

Quais os benefícios do sexo para a saúde?

A lista dos benefícios da prática de relações sexuais é enorme e vão de benefícios físicos até emocionais.

Na hora “H”

Para conseguir “entrar no clima”, homens e mulheres precisam estar relaxados. Esse estado de relaxamento, que é ainda mais intenso após o orgasmo, faz o corpo funcionar de maneira especial, levando oxigênio e nutrientes ao corpo inteiro, beneficiando especialmente as partes periféricas, como os cabelos e a pele, sendo que a melhora na oxigenação também faz bem ao cérebro e aos músculos. Além disso, alguns músculos diferentes dos utilizados no cotidiano são exercitados durante o ato, dependendo das posições realizadas.

No dia seguinte

Como resultado de todo esse processo, o sono pós-sexo é melhor e mais eficaz. Isso dá disposição e aumenta o desempenho físico no dia seguinte, criando uma sensação generalizada de bem-estar. Os hormônios produzidos durante a relação continuam agindo nos dias seguintes, o que inclusive já facilita a próxima transa.

Na vida

Pessoas que mantêm atividades sexuais com maior frequência apresentam menos sintomas depressivos ou de ansiedade, sendo esta uma maneira importante de impedir ou diminuir problemas psiquiátricos e psicológicos.

E, de maneira geral, o sistema imunológico também se beneficia do sexo. Indivíduos que têm relações sexuais semanalmente ficam doentes menos vezes e têm uma resposta melhor do organismo quando adoecem, pois apresentam melhor resistência física.

Outro benefícios da prática sexual com frequência

Alivia dores

O orgasmo libera substâncias, como as endorfinas, que atuam no sistema nervoso, diminuindo a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor.

Melhora o aspecto da pele

Fazer sexo, principalmente no período da manhã, é um poderoso aliado da beleza para manter a juventude. De acordo com os pesquisadores, atingir o orgasmo aumenta os níveis de estrogênio, testosterona e de outros hormônios ligados ao brilho e a textura da pele e dos cabelos.

Além disso, quando há o orgasmo, ocorre uma vasodilatação superficial dos vasos, até aumentando a temperatura em algumas pessoas. Com isso, a pele ganha uma aparência mais fresca, e o brilho natural dela fica em destaque.

Diminui o estresse

Quando o orgasmo acontece, os níveis de estresse tendem a diminuir não só pela estabilidade emocional, mas também porque os chamados hormônios do estresse, como o cortisol, apresentam atividade reduzida.

Queima calorias

Você sabia que a prática sexual pode ser considerada um exercício físico? Isso porque meia hora de pratica queima, em média, 85 calorias.

E o que é o orgasmo?

O orgasmo é a conclusão do ciclo de resposta sexual que corresponde ao momento de maior prazer sexual durante algum ato. Diferente de algumas crenças populares, o orgasmo pode ser experimentado por ambos os sexos e não está ligada necessariamente a ejaculação masculina. O orgasmo pode ser sentido durante o ato sexual ou a masturbação. Existem também vários tipos de orgasmos diferentes de acordo com o tipo de estímulo sexual. 

Faz mal ficar sem sexo?

Uma pessoa pode ser afetada de diversas formas por ficar muito tempo sem ter qualquer tipo de relação, mas, clinicamente, ficar sem não é ruim para a saúde. Então, não se preocupe!