Nesta semana, tivemos o Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho). A data visa informar e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, um ato de solidariedade. Além de homenagear quem investe tempo e amor por meio de uma doação, que contribui pra saúde alheia e salva milhares de vidas todos os anos.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 16 em cada 1000 habitantes, são doadores de sangue no país, o que corresponde a 1,6% da população brasileira. Isso é considerado baixo, ou seja, não é suficiente pra todas as pessoas que necessitam de ajuda. 

Os requisitos básicos para a doação de sangue

  1. Estar em boas condições de saúde
  2. Ter entre 16 e 69 anos  
  3. Pesar no mínimo 50 kg
  4. Ter dormido pelo menos 6h
  5. Se alimentar, mas evitar alimentos gordurosos

Antes de doar sangue, a pessoa realiza uma avaliação de saúde, para confirmar se ela tem condições para seguir com a doação. Após o cadastro de pré-triagem (onde é verificado pressão arterial, pulso, temperatura, dosagem de hemoglobina e peso) e uma entrevista individual, sigilosa, com um profissional de saúde pra verificar se a doação pode ser feita naquele momento.

Mitos e verdades da doação de sangue

Os mitos e verdades

Apesar da maioria da população saber da importância em doar sangue, ainda existem muitos mitos que impedem as pessoas de realizarem a doação. Separamos alguns deles pra mostrar o que é verdade ou mentira: 

Doar pode prejudicar a saúde do doador.
Mito. Após uma doação, o sangue tende a voltar ao normal rapidamente e, portanto, não compromete a saúde do doador. 

Só podem doar sangue maiores de idade.
Mito. Adolescentes de 16 e 17 anos, podem doar sangue. Mas precisam de autorização dos pais ou responsável legal.

Pessoas com menos de 50 kg não podem doar.
Verdade. O peso do voluntário deve ser de no mínimo 50 quilos.

Doar engorda.
Mito. Não engorda, nem emagrece. O volume de líquido é reposto naturalmente pelo corpo, em 24 horas.

O doador não tem risco de contágio de doenças.
Verdade. Todo o material utilizado é descartável, e os hemocentros têm certificações especiais que garantem a segurança do processo.

Não posso doar sangue após ter sido vacinado.
Verdade. Vacinas para hepatite B, impedem a doação por 48 horas. Já a vacina da Influenza impede a doação por quatro semanas.

Mulheres não podem doar sangue durante a menstruação.
Mito. A perda de sangue que ocorre durante a menstruação é uma perda prevista pelo corpo da mulher e seu organismo está adaptado pra fazer a reposição necessária. 

Não é permitido ingerir álcool antes de doar sangue.
Verdade. Nada de álcool nas 24 horas que antecedem a doação. 

Durante a pandemia, o banco de sangue brasileiro diminuiu ainda mais, por isso, se você ainda não é um doador, abrace essa causa e ajude pessoas que podem estar dependendo disso. A Vitta possui uma Equipe de Saúde pra te auxiliar com qualquer dúvida sobre o procedimento. É só chamar.