O dia 20 de fevereiro tem como objetivo alertar e conscientizar a população sobre o perigo e as sérias consequências que as drogas e o álcool podem trazer.

Então, tendo como mesmo objetivo ao que a data foi criada, separamos esse conteúdo para falar sobre a importância de informar as pessoas dos males que a ingestão dessas substâncias pode causar. Vem com a gente! 💙

Perigo no Brasil e no mundo ⚠️

A dependência e a consumo de substâncias lícitas e ilícitas, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma doença e um alerta de saúde pública, sendo preciso a atenção de todos ao redor do mundo!

No Brasil, de acordo com um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2019, 3,2% dos brasileiros já usaram substâncias ilícitas nos 12 meses antecedentes à pesquisa, o que equivale a 4.9 milhões de pessoas.

Já entre os jovens, o percentual ultrapassa o dobro! A pesquisa apontou que 7,4% dos entrevistados entre 18 e 24 anos haviam consumido drogas ilícitas no ano anterior às entrevistas.

No topo do ranking 🏆

Quando pensamos em drogas, automaticamente nos vem à cabeça as ilícitas, como a maconha, a cocaína e o crack, que, de certo, estão no topo da lista das drogas mais consumidas. Depois, a lista segue por outras bem conhecidas: heroína, LSD, ecstasy, etc.

No entanto, não damos a devida atenção à droga mais comum, principalmente entre os brasileiros, e a que, além de levar a dependência na maioria dos casos, também é porta de entrada para o uso de outras substâncias: o álcool!

Os dados comprovam que mais da metade da população brasileira entre 12 e 65 anos já experimentaram ingerir bebidas alcoólicas pelo menos uma vez; aproximadamente 46 milhões informaram já terem consumido pelo menos uma dose nos 30 dias anteriores; e 2,3 milhões de pessoas já apresentaram indícios de dependência alcoólica nos 12 meses antecedentes à pesquisa!

 Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Problema causa problema 🔗

Além de contribuir para mais de 300 mil mortes anuais na América Latina, segundo observado na pesquisa realizada pela Fiocruz, o consumo alcoólico em excesso está diretamente ligado a mais de 200 problemas de saúde, entre eles: doenças hepáticas, doenças cardiovasculares, câncer e tuberculose.

Como se já não bastasse, o álcool pode gerar outras consequências severas e que podem afetar a vida de outras pessoas e famílias, como acidentes no trânsito, violência e suicídios.

As drogas e a pandemia 🦠

Com o isolamento, as mudanças de rotina e o mundo em crise, os quadros de ansiedade causados pelo período de pandemia aumentaram em 70%, de acordo com a pesquisa feita pela Fiocruz, as chances das pessoas desenvolverem o hábito de beber e ingerir álcool e outras drogas, como forma de tentar suprir o vazio causado por esse período tão difícil que se passou.

É hora da terapia! 🩺

Procurar tratamento para curar esse terrível hábito é a melhor opção! Em cada caso, existe um tipo específico de terapia a ser feito, variando no tempo de duração do tratamento e nos remédios necessários.

O primeiro passo é buscar uma avaliação por um profissional de saúde para verificar o grau e o risco do vício. Depois, é importante estar acompanhado por uma equipe de saúde multiprofissional,  composta por médicos, terapeutas ocupacionais e psicólogos que te ajudarão a seguir os passos e, assim, conseguir vencer essa batalha contra às drogas!

É de apoio que você precisa? Conte com a Vitta! ✨💙

Com a Vitta, você conta com uma equipe de saúde sempre disposta a cuidar de você! Além disso, você também conta com mais de 16 especialidades e assistência via WhatsApp, sete dias por semana, podendo agendar teleconsultas quando e onde quiser! 📲

Precisou? Chama a Vitta! 💙