Saiba como lidar com as emoções sem se cobrar e entenda a importância de reconhecê-las

O autoconhecimento é um dos processos mais intensos e profundos que se pode vivenciar. É a partir dele que aprendemos como lidar com as emoções e sentimentos, além de desenvolvermos consciência do que se passa dentro de nós e como expressamos isso para o mundo.

E por falar em emoções, você sabia que quando somos expostos a algum tipo de situação, seja boa ou ruim, o cérebro libera hormônios que mudam o nosso estado emocional?

É por isso que podemos suar frio de nervoso ou ansiedade e chorar por tristeza ou alegria. Cada pessoa reage de uma forma diante das mesmas situações. No entanto, é preciso trabalhar a consciência dessas emoções para sabermos lidar com as adversidades de forma mais saudável.

Se compreender melhor o que se passa aí dentro é um desejo seu, você está no lugar certo. Neste conteúdo, vamos te mostrar a importância de reconhecer e trabalhar as emoções com saúde. Vamos lá?

O que são e como lidar com as emoções?

Primeiramente, precisamos entender que emoções são bem diferentes de sentimentos. Embora sejam considerados sinônimos, os dois estados se manifestam de forma distinta.

As emoções são responsáveis por guiar grande parte do nosso comportamento diante de estímulos externos. Elas são respostas imediatas frente a uma fala ou um acontecimento, por exemplo. Você pode ser impactado no corpo, sem controle. 

Por outro lado, os sentimentos acontecem de forma muito mais intensa. Faz parte de um processamento da situação como um todo, ou seja, eles refletem como nos sentimos frente à emoção. Eles estão na nossa mente. 

O mais curioso disso é que essa relação entre os dois é muito rápida. Onde a emoção é nada mais do que a reação do inconsciente, enquanto o sentimento é considerado um juízo sobre essas emoções. 

Mas aprender como lidar com as emoções é um grande desafio. Isso porque, cada pessoa vive um contexto diferente, teve experiências e possui referências particulares. O repertório individual pode impactar na forma de reagir e trabalhar o estado emocional no dia a dia.

Esta jornada não é linear, é um processo de altos e baixos. Porém, existem algumas estratégias simples e bem interessantes que podem te ajudar a lidar melhor com as suas emoções aos poucos, no seu tempo. Confira a seguir:

🧩 Permita-se errar

😉 Foque na sinceridade para lidar com os seus sentimentos

🧠 Cuide da sua saúde mental

🤬 Evite queixar-se com pequenas coisas

🧘 Encare o conflito interno como uma oportunidade de autoconhecimento.

A dica mais importante de todas é não se cobrar demais. Somos seres mutantes e ao longo da vida, precisamos ir descobrindo o que nos faz bem e acima de tudo, o que faz sentido para nossa saúde, seja ela física ou mental.

Quais emoções podemos manifestar?

De acordo com cientistas, foram identificadas cerca de 27 emoções mais sentidas por nós, humanos. Ainda assim, existem cinco que são consideradas universais, são elas: a alegria, o medo, a tristeza, o nojo e a raiva. 

Cada uma age conforme as circunstâncias da nossa vida. Deu vontade de conhecer um pouquinho cada uma delas? Veja a seguir como nos comportamos e reagimos às emoções:

😁 Quando estamos felizes e alegres…

Somos tomados pela emoção que está diretamente ligada à felicidade e ao prazer. Nosso corpo nos incentiva a agir a partir da alegria.

Exemplo disso é quando estudamos bastante para passar em uma universidade ou trabalhamos ainda mais para conseguir aquela tão sonhada promoção no emprego.

Mantemos a expectativa viva dentro de nós. Mas vale lembrar que é impossível ser feliz o tempo todo. Lidar com as frustrações faz parte da vida, e isso nos ajuda no processo de amadurecimento.

😨 E quando o medo aparece…

Sentimos o coração disparar e o ar faltar, não é mesmo? Essa reação involuntária é o mecanismo de proteção que o nosso cérebro ativa e o que nos mantém vivos.

Logo, quando nos encontramos em uma situação de perigo, não pensamos duas vezes em reagir para fugir daquele cenário de risco.

😢 Já a tristeza entra em cena quando…

Estamos desanimados, cansados e muitas vezes nos sentindo sozinhos. Apesar de ser considerada totalmente negativa, a tristeza é um estado emocional comum e completamente saudável, quando passageira.

Caso esse tipo de emoção se prolongue por muito tempo é preciso ter atenção e investigar se o quadro está tendo indícios de depressão. Para isso, conte com o apoio de profissionais da saúde para acompanhar sua saúde mental de perto.

🤢 Ao ter nojo, você…

Tem a necessidade de rejeitar algo e sentir repulsa por isso, podendo – ou não – ter sintomas físicos como náuseas e mal-estar. Mas você sabia que o nojo serve para evitar qualquer estímulo que possa provocar intoxicação?

Um exemplo disso é quando a criança faz birra e cara feia para determinados alimentos. O corpo reage através da repulsa frente a uma oportunidade – verdadeira ou imaginária – de ingerir algo nocivo. 

Essa emoção é tão poderosa que reflete também nas relações sociais, situações ou acontecimentos que ocasionalmente podem gerar as mesmas reações.

😡 Sua raiva pode aflorar quando…

Você se depara com uma situação de injustiça ou um evento estressante. 

Se sentida de forma controlada, a raiva pode ajudar a reconhecer problemas e estimular a busca por soluções. Agora, conviver com uma raiva excessiva pode interferir diretamente nas pessoas ao seu redor.

Assim como a tristeza, esse tipo de emoção pode se intensificar em diferentes graus. Se a raiva sair do controle, a tendência é descontar em quem está ao seu lado. O que não é nada saudável.

Ponderar a forma como a raiva se manifesta é o melhor caminho para não ser refém da emoção e claro, não afetar o seu dia a dia e as suas relações.

“E fora do story?”

Muito provavelmente você já foi impactado com inúmeras postagens que levantam este questionamento nas redes sociais. Mas quantos “tudo bens” foram precisos para mascarar circunstâncias difíceis?

Em algum momento você teve que esconder suas emoções e fingir que estava tudo bem. Apesar de comum, evitar compartilhar para o outro como se sente e não demonstrar fragilidade é algo preocupante. 

É preciso coragem para acolher as emoções canceladas, uma vez que fomos ensinados desde cedo a rotular as emoções como boas e más, positivas e negativas.

Infelizmente por uma imposição cultural, nos colocamos na obrigação de transmitir apenas boas energias mesmo quando as coisas estão desfavoráveis.

Não existe uma chave que simplesmente nos permite virar quando emoções e sentimentos negativos tomam conta. Mesmo que se tente inibi-las, é impossível fazer a “nuvem negra” desaparecer. Você pode escolher não lidar com as emoções de tristeza e sofrimento, porém, elas vão agir e nos impactar diante as situações que nos surgem.

Por isso é fundamental aprender como lidar com as emoções para viver de forma mais justa consigo mesmo, com a sua trajetória, suas memórias, desejos, planos e o hoje.

Compreendendo as emoções

Evitar emoções é impossível, assim como vimos anteriormente. O que nos cabe é compreendê-las melhor para definir se elas vão nos movimentar de forma negativa ou positiva.

A compreensão das nossas emoções faz com que você:

  • Reaja de modo diferente e maduro
  • Perceba o que te impacta
  • Conviva com as situações de forma menos sofrida
  • Aumente sensação de bem-estar
  • Melhore seus relacionamentos mais claros
  • Permita que você não evolua e respeite suas fragilidades
  • Tenha mais foco em si e ao seu redor.

E o que fazer em situações desconfortáveis? Existe uma regra? Saiba mais no próximo trecho.

Como lidar com as emoções negativas?

O primeiro passo é tentar investigar sobre o desconforto ou o sentimento diante a situação que te deixou assim. Uma boa prática é questionar a emoção, por isso, entenda o que você sentiu: foi raiva? ciúmes? medo?

Pergunte-se também o que essa emoção tem a ver com a sua história. Você já sentiu ela antes? Por que você acha que essa reação emocional aconteceu bem nessa situação?

Sendo assim, te fazemos um convite. Consulte um profissional de saúde mental e compartilhe suas emoções, sentimentos e angústias. Você não precisa enfrentá-los sem apoio.

Vá atrás daquilo que te faz bem, conte com quem você pode confiar. 

Dica bônus! 🎥🍿

Está com um tempinho livre? Aproveite para assistir ao filme “Divertida Mente”, da Disney. A animação mostra como as nossas emoções podem se manifestar diante dos ciclos e experiências que temos ao longo da nossa vida, de maneira simples e bem leve.

Você vai se surpreender com essa oportunidade de refletir ao mesmo tempo em que se diverte, fica a dica! 😉

O filme está disponível no streaming Disney+.