Entenda como isso afeta sua saúde mental.

Você já ouviu falar em nomofobia? O nome vem da expressão “no-mobile-phone phobia”. Traduzindo pro português, é uma síndrome relacionada à dependência digital, na qual a pessoa afetada sente um medo irracional de ficar sem internet ou aparelhos tecnológicos como computadores, tablets, videogames e, principalmente, smartphones. 

Segundo uma pesquisa realizada em 2019 no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 34% das pessoas admitem ficar ansiosas longe dos celulares e 54% têm medo de se sentir mal por não estar com o aparelho. 

E como tudo isso começa?

Basicamente quando a internet vira uma válvula de escape da realidade. Pra algumas pessoas, os “likes” e as interações virtuais geram uma sensação de prazer no cérebro, isso pode causar dependência e fazer com que a vida lá fora fique em segundo plano.

Por isso, preste atenção se você:

  • Sente irritação quando fica sem acesso à internet;
  • Interrompe seu trabalho ou estudo pra ver as notificações do celular;
  • Dorme tarde porque se distrai no telefone;
  • Troca a interação real pela interação virtual;
  • Tem medo de perder algum assunto quando está off.

Atenção, papais! Olho na conexão dos pequenos.

Provavelmente você já viu essa cena: enquanto adultos conversam, as crianças olham hipnotizadas pra tela do celular quase sem piscar. Te pareceu familiar?

Crianças que passam muito tempo conectadas também podem adquirir práticas prejudiciais para a saúde mental como isolamento, timidez excessiva, dificuldade com as tarefas escolares e afastamento da família e dos amigos. 

Vale lembrar que a tecnologia não é totalmente vilã, afinal, ela traz grandes benefícios pra gente, seja no lado pessoal ou profissional. No entanto, é importante saber usá-la de forma adequada pra que não cause problemas com a nossa saúde mental.

A Vitta também está aqui pra te ajudar, através de atendimento psicológico e assistência 24 horas por dia via WhatsApp.