O aparelho dentário é um dispositivo utilizado para alinhar os dentes quando eles se desenvolvem com uma má formação – existem diversos tipos de aparelho com funções variadas. Muitas vezes, um aparelho corrige a posição dos dentes, seja por estética ou por funcionalidade.

Os tipos de aparelho que podemos encontrar são os fixos e os removíveis – e iremos falar mais deles no decorrer do artigo.

O que são os tipos de aparelho?

Os aparelhos ortodônticos são utilizados para corrigir e alinhar os dentes que estão tortos, corrigindo a mordida, tornando-o esteticamente bonito e ainda prevenindo a oclusão dentária – quando os dentes superiores e inferiores se tocam ao fechar a boca.

Os tipos de aparelho e seu tempo de uso depende muito do objetivo, recomendação de um dentista, e da gravidade do problema – podendo variar de meses até anos. Entretanto, antes da instalação do aparelho, é preciso resolver outros problemas nos dentes e gengivas.

Após a instalação do aparelho, é muito importante que se tenha uma higiene bucal impecável – sempre utilizando o fio dental, escovando os dentes a cada refeição e fazendo uso de antisséptico bucal. Além disso, ir as consultas periódicas com o dentista devem fazer parte da rotina, pois a manutenção do aparelho precisa ser feita à risca!

As categorias de aparelhos

Para entendermos melhor como funciona os tipos de aparelho, precisamos entender quais categorias existem.

Interceptativos

Utilizado para interromper processos de má-oclusão – evitando problemas mais acentuados e eliminando as causas.

Preventivos

Tem como objetivo evitar a falta de encaixe entre as arcadas dentárias – que pode prejudicar o desenvolvimento dos dentes.

Corretivos

Quando a má-oclusão já está estabelecida, os corretivos têm como objetivo auxiliar e tratar com aparelhos mais complexos

Orto-cirúrgicos

Quando há problemas mais sérios de má-oclusão – associados ou não a alterações na base óssea. Essa categoria une a ortodontia aos procedimentos cirúrgicos nos ossos da face.

Pré-protéticos

Tem como objetivo movimentar alguns dentes – possibilitando a confecção de próteses e implantes.

Tipos de aparelho

Aparelho fixo e metálico

Um dos tipos de aparelho mais comuns – sendo caracterizado pela presença de fios, bandas e braquetes. Esse é o modelo que faz uso de borrachinhas – transparentes ou coloridas – que, muitas vezes, pode incomodar o paciente.

O custo desse aparelho é mais baixo se compararmos a outros. A vantagem é que ele proporciona resultados muito satisfatórios, podendo tratar quase todos os tipos de desalinhamento dentário.

Porém, a grande desvantagem é que o paciente pode sofrer feridas na boca e mucosas – além de sua higienização requer muito cuidado, pois, caso contrário, o paciente pode desenvolver doenças nas gengivas e até cáries.

Aparelho fixo e estético

Esses tipos de aparelho podem ser encontrados pelos modelos de safira, porcelana e policarbonato – todos com os braquetes transparentes, tornando quase imperceptível. Ele é muito conhecido por ser discreto e não machucar.

Apesar de serem mais caros do que os aparelhos de metal, o custo-benefício vale muito a pena – além de serem discretos, eles não ferem a gengiva e proporcionam uma higiene bucal muito mais fácil. Para você entender mais, separamos algumas informações sobre os modelos:

·         Safira: o modelo mais caro, mas com a aparência mais natural – semelhante ao vidro;

·         Porcelana: com uma cor branca e leitosa, possui borrachinhas e braquetes pequenos e resistentes. A vantagem deste modelo é que suas pecinhas não mudam de cor com o passar dos meses;

·         Policarbonato: feito de resina plástica, com braquetes maiores e um pouco menos resistentes. Tem a cor branca, assim como suas borrachinhas – tornando-o mais discreto.

Aparelho auto ligado

Esse modelo possui seu fio ortodôntico preso diretamente no braquete – o que torna mais discreto e confortável.

A vantagem é que o tratamento com esse modelo pode ser bem mais rápido. Além disso, ele pode ser uma versão confeccionada em porcelana ou safira, e de possuir braquetes pequenos.

Aparelho extrabucal

Digamos que esse modelo seja um dos menos discretos – sua questão estética fica questionável. Entretanto, esse modelo é importante, pois evita a necessidade de procedimentos cirúrgicos ou extrações de dentes.

Ele confere uma força sobre os ossos da face/cabeça. Tendo como objetivo estimular ou restringir o crescimento. Esse modelo é muito utilizado em pacientes em fase de crescimento – indicado dos 5 aos 10 anos de idade.

Alinhador transparente

Popularmente conhecidos como aparelho invisíveis, sendo confeccionados por softwares específicos, sob medida, de acordo com a arcada dentária do paciente. Eles se encaixam perfeitamente na boca do paciente, e ele não requer muitas idas ao consultório.

Esses alinhadores são removíveis e devem ser retirados na hora das refeições e da higiene bucal. Entretanto, esse modelo só é indicado quando se há um desalinhamento dentário simples.

Aparelho lingual

Esse modelo é idêntico ao modelo fixo tradicional – confeccionado com metal, com fios e braquetes, além das famosas borrachinhas. Seu diferencial é que ele é colado na parte interna dos dentes, o que possibilita que o paciente faça todo o tratamento sem que ninguém perceba que faz uso de um aparelho odontológico. Ele é indicado para quem pratica esportes de alto impacto, como luta ou futebol.

Além disso, esse modelo pode corrigir diversos problemas, mas sua higienização é muito mais complexa.

Aparelho móvel

Esse é o modelo para os pacientes que estão finalizando o seu tratamento ortodôntico. Depois do período de tratamento com aparelhos fixos, chega o momento de fazer uso desse acessório para garantir os resultados alcançados.

Praticamente todos os tratamentos com aparelhos fixos, ao final da terapia, se recomenda o uso dos aparelhos móveis. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre esse modelo, consulte seu médico dentista!

Expansor palatino

Esses tipos de modelo de aparelho são pouco conhecidos pela maioria das pessoas – entretanto, ele possui uma função bastante importante. Ele é utilizado para corrigir a mordida do paciente ou aumentar o tamanho de seu palato – também conhecido como céu da boca.

Ele é popular entre as crianças em fase de crescimento, uma vez que elas tenham o palato pequeno.