A doença renal crônica (DRC), é caracterizada por ser uma forma de doença renal progressiva, na qual seus rins diminuem gradualmente com o seu funcionamento. Esta é uma condição que a Kidney Foundation estima afetar ao menos 26 milhões de adultos nos Estados Unidos da América.
Muitas pessoas estão passando pelos estágios iniciais da DRC e nem tem consciência disso. Esta doença é diferente da insuficiência renal aguda ou do rápido início de um mau funcionamento renal. A DRC é uma condição crônica (afetando a saúde a longo prazo) que ocorre de modo progressivo, e que pode ter consequências terríveis a saúde e o bem-estar de uma pessoa.
Excesso de resíduos e líquidos se acumularão em seu corpo se os rins não estiverem funcionando adequadamente. Isso também pode levar a outras complicações de saúde. A DRC de modo geral não tem cura, mas os danos nos rins podem ser mais lentos se detectados precocemente.
Você sabia? Que o tratamento para DRC no Brasil é predominantemente financiado pelo governo, e que o acesso às opções de tratamento ocorrem de modo universal.
Sintomas da doença renal crônica
É importante diagnosticar a DRC precocemente, antes que ocorram muitos danos nos tecidos dos rins. Infelizmente, são poucos os sinais de doença renal nos primeiros estágios da DRC.
Assim que a DRC vai evoluindo e progredindo, mais sintomas podem se tornar aparentes. Estes sintomas podem incluir:
- Aumento da pressão arterial;
- Fadiga excessiva;
- Dificuldade para dormir;
- Inchaço nos pés ou tornozelos;
- Esquecimento e/ou dificuldade para se concentrar;
- Náusea ou vômitos;
- Falta de apetite e perda de peso não intencional;
- Espasmos musculares ou cãibras;
- Vermelhidão na pele.
O problema com diversos destes sintomas, é que eles também podem estar relacionados a outras condições de saúde – e é por isso que muitas pessoas os ignoram. É importante falar sobre a manifestação de quaisquer sintomas incomuns com seu médico, especialmente se você tiver algum fator de risco comum para desenvolver doenças nos rins.
À medida que a DRC progride, é possível sentir dor no peito e falta de ar. E além disso, também pode ser com que você fique com vontade de urinar com mais frequência.
ATENÇÃO: Ligue imediatamente para o seu médico se notar sangue na urina ou se você estiver sentindo muitas dores ao urinar.
Causas da doença renal crônica
A DRC geralmente se desenvolve ao longo de meses ou até mesmo de anos. É mais frequentemente associado a outras condições de saúde subjacentes, e que podem afetar os rins. De fato, de acordo com a Kidney Foundation, cerca de dois terços de todos os casos são causados devido a pressão alta (hipertensão) ou a diabetes.
A hipertensão é uma das condições cardiovasculares mais comuns, e que ocorrem principalmente em adultos de meia idade. É mais provável que você desenvolva essa condição se:
- Você dispõe de má forma física;
- Tem um histórico familiar de hipertensão;
- É um adulto mais velho.
A hipertensão não controlada é uma causa comum de DRC. Se você tem hipertensão, é muito importante gerenciá-la corretamente.
A diabetes pode causar DRC, danificando os rins e diminuindo sua função.
Outras causas possíveis de DRC, ainda podem incluir:
- Doença cardíaca;
- Lúpus;
- Infecções múltiplas dos rins.
- Refluxo vesicoureteral;
- Colesterol alto;
- Doença renal policística;
- Inflamação do filtro renal (glomerulonefrite);
- Obesidade;
- Fumar;
- Uso de álcool;
- Abuso de drogas;
- Uso excessivo de analgésicos de venda livre, como o ibuprofeno e o acetaminofeno.
Complicações da doença renal crônica
As complicações da DRC podem incluir:
- Hipertensão (isso também é causa de DRC);
- Doença arterial coronariana;
- Anemia;
- Osteoporose;
- Impotência;
- Retenção de fluidos;
- Diminuição do sistema imunológico / aumento do risco de infecções;
- Desequilíbrios eletrolíticos (sódio, potássio);
- Convulsões.
A DRC também pode levar à insuficiência renal em estágio terminal. Neste ponto, a doença renal é fatal, sem transplante ou diálise.
Quando você deve ir consultar um médico
A DRC pode causar sérios danos aos órgãos, por isso é importante ir se consultar com um médico, com a finalidade de se detectar sintomas incomuns. Se você já tem diabetes, hipertensão ou outra condição que pode causar DRC, seu médico deve monitorar seus sinais vitais regularmente como medida preventiva.
Métodos de prevenção
A melhor maneira de prevenir complicações renais é reduzindo com o número dos seus fatores de risco. Um peso saudável, realizar atividades físicas e se alimentar com uma dieta com pouca gordura, podem diminuir com as causas da DRC associadas ao estilo de vida. Se você tiver fatores de risco incontroláveis, como histórico familiar ou diabetes do tipo 1, o que poderá ajudar a prevenir a DRC é ir consultar seu médico para monitoramento regularmente.
Reduzir a quantidade de sal que você ingere também pode fazer grande diferença. Evitando adicionar sal à sua comida, e verificando cuidadosamente os rótulos dos alimentos quanto ao teor de sódio pode ser uma ótima medida de prevenção da complicação nos rins. Além disso, parar ou reduzir com o consumo de álcool e fumar menos também pode reduzir com o risco da DRC aparecer.
Perspectiva geral
A progressão da DRC pode ser mais lenta, mas a doença em si geralmente não é curável. Conseguir um transplante de rim geralmente é o último recurso, pois esses órgãos não estão prontamente disponíveis para todos os pacientes, que enfrentam longas filas de espera para realizar o procedimento.
Com a DRC, a coisa a se fazer é monitorar cuidadosamente a doença, seguindo as instruções do seu médico, visando um estilo de vida mais saudável.
ATENÇÃO E NÃO SE ESQUEÇA: Certifique-se de ligar para um médico imediatamente se notar alguma mudança repentina nos sintomas!
Posts relacionados
Últimos posts
- Visão Holística no RH: O Poder do Cuidado Preventivo para o Sucesso Empresarial
- RH 5.0: Veja as tendências para 2024!
- Conheça as principais DSTs em homens e como são seus tratamentos!
- Plano empresarial: entenda mais sobre este tipo de plano de saúde!
- 2 Histórias Reais: como o nosso time de saúde alcança resultados positivos na prática