Existem muitos fatores e sintomas que são levados em consideração na hora do diagnóstico de problemas na tireoide, como por exemplo, o ganho de peso, que é um dos sintomas mais comuns.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que cerca de 750 milhões de pessoas no mundo têm algum tipo de disfunção nessa glândula, mas grande parte não sabe, pois os sintomas podem ser confundidos com outros problemas de saúde.

Dia 25 de maio é o Dia Internacional da Tireoide, e por isso, reunimos algumas informações importantes para conscientizar você dos cuidados necessários com a sua saúde. Vamos lá? 

Mas antes… Você sabe o que é a tireoide?

Tireoide é uma glândula parecida com uma borboleta, localizada na parte da frente do pescoço. Ela é responsável pela produção dos hormônios que regulam o nosso metabolismo, a triiodotironina (T3) e a tiroxina (T4), incluindo a taxa de crescimento e o ritmo cardíaco.

A principal função dela é regular o metabolismo basal do corpo, que é a quantidade de energia que precisamos para funcionar enquanto estamos em repouso. 

Os hormônios tireoidianos trabalham influenciando a temperatura corporal, o crescimento e a função dos órgãos, e tem um papel importante no desenvolvimento cerebral durante a infância e a adolescência.

Tudo sobre tireoide

Hipertireoidismo X Hipotireoidismo: entenda a diferença e suas causas

Tanto no hipo quanto no hipertireoidismo, podem ter doenças autoimunes como sua principal causa de desenvolvimento. 

No caso do hipotireoidismo, a causa mais comum é a tireoidite de Hashimoto, que é uma condição autoimune em que o sistema imunológico ataca a tireoide e prejudica sua função. Outras causas incluem deficiência de iodo, tratamentos com radiação na área da cabeça e pescoço e uso de alguns medicamentos.

Já no hipertireoidismo, o mais comum é a doença de Graves, uma doença autoimune em que o sistema imunológico estimula a tireoide a produzir hormônios em excesso. 

Outras causas incluem nódulos na tireoide, inflamação e também o uso de alguns medicamentos.

O consumo excessivo de álcool, abuso de tabaco e cigarros eletrônicos, também são fatores de risco que podem levar as pessoas a desenvolverem essa condição.

Quando devo ficar atento?

Problemas na tireoide podem impactar significativamente a saúde, afetando diversas funções do corpo. Por isso, precisamos sempre estar atentos aos sinais e procurar um profissional de saúde para receber um diagnóstico assertivo. 

Alguns dos sintomas são:

  • Inchaço na região do pescoço
  • Alterações no peso
  • Fadiga
  • Pele seca e queda de cabelo 
  • Intolerância à altas e baixas temperaturas
  • Problemas de concentração
  • Palpitações e taquicardia
  • Mudança constantes de humor
  • Tremores

É importante lembrar que ter um acompanhamento regular com um profissional de saúde é essencial para minimizar riscos de possíveis complicações.

Manter um estilo de vida saudável, com exames em dia e exercícios físicos regulares é uma boa opção para prevenir a sua saúde!

Tem dúvidas sobre os sintomas ou se identificou com o conteúdo e precisa de ajuda?

Saiba que na Vitta você pode agendar uma consulta com o seu médico pessoal no Hospital Digital com facilidade e acolhimento. 

O profissional de saúde vai analisar o seu histórico e junto com a equipe, escolher o melhor tratamento para você, sempre pensando no seu bem-estar. 

Além disso, você pode contar com um time de enfermeiros que está disponível para te ajudar a qualquer momento!