Uma dieta é definida como hábitos alimentares individuais – onde cada pessoa possui uma dieta para emagrecer muito específica. Além da dieta para emagrecer, também temos dietas para o cuidado de algumas doenças, como a diabetes, dieta para ganho de massa muscular e entre outras. Geralmente, para se ter uma dieta eficaz e benéfica para seu quadro clínico, é necessário visitar um nutricionista.

O que é

O que faz a diferença na hora da dieta, é a escolha adequada dos alimentos e suas proporções corretas – assim como a prática de exercícios físicos, que são essenciais para a manutenção da saúde e da eliminação da vida sedentária.

Mas fique atento, nada de entrar em dietas restritivas; elas podem ter efeitos desastrosos em nosso organismo, tendo até mesmo efeitos reversos. Por isso é fundamental se manter informado com seu nutricionista, é ele que evitará um desequilíbrio na dieta – como as deficiências nutricionais diversas.

Uma dieta saudável precisa ter:

Equilíbrio

Qualidade e quantidade são fundamentais. O ideal é consumir alimentos variados, sempre respeitando as quantidades recomendadas, comendo sempre de “tudo um pouco”.

Variedade

É ideal que se tenha tipos de alimentos diversos, pegando sempre de tudo um pouco – desde carboidratos, fibras, proteínas e entre outros.

Moderação

Algo completamente necessário, pois não se deve comer mais nem menos do que o recomendado, respeitando sempre a quantidade adequada para cada refeição.

Além disso, é fundamental evitar o consumo de alimentos industrializados. Na maioria das vezes, eles são compostos de substâncias que prejudicam o nosso organismo, como corantes, conservantes, sódio e açúcar em grandes quantidades. Por isso, quanto mais natural for a comida, melhor!

Para uma alimentação saudável, é necessário a presença de micronutrientes em grandes quantidades – que são os lipídios, proteínas e carboidratos – e os de micronutrientes em pequenas quantidades – as vitaminas e minerais.

Como ter uma dieta saudável?

Aqui citamos algumas coisas que são importantes para se ter uma dieta saudável. Sendo elas:

  •         Experimentar novos sabores – nunca deixando de lado algum alimento;
  •         Evitar todo tipo de alimento industrializado – entretanto, há dias em que se pode comê-los em porções bem pequenas;
  •         Tenha a preferência por carnes magras – cozidas e sem muita gordura;
  •         Escolha seus alimentos – opte por aqueles que a natureza produz, evitando os superprocessados;
  •         Lembre-se que o azeite de oliva extravirgem é muito benéfico e recomendado para uma alimentação saudável;
  •         Beba sempre bastante água ao dia;
  •         Mastigue bem os alimentos – isso facilita a digestão, absorção de nutrientes e dá uma maior saciedade;
  •         Não esqueça de incluir frutas e vegetais – consumindo-os com casca e bagaço sempre que possível;
  •         Evite o excesso de açúcar, massas e outros doces;
  •         Evite fazer dietas que são excessivas;
  •         Evite o consumo de tabaco e álcool.

Confira algumas dietas

Dieta de Dukan

Ela é dividida em 4 fases, que permite emagrecer bastante logo na primeira semana!

Primeira fase

Nela podemos observar a alimentação sendo feita com alimentos ricos em proteínas.
Os alimentos que podemos incluir na dieta são as carnes magras, grelhadas, assadas ou cozidas sem adição de gordura; peito de peru defumado; leite desnatado; kani; queijo cottage; iogurte natural e ovos cozidos. Essa dieta recomenda que você coma ao menos 1 colher e meia de farelo de aveia ao dia, para saciar a fome.
É proibido, durante essa fase, comer frutas, doces, macarrão, pão e arroz!

  •         Se quer perder 5kg, o ideal é permanecer 1 dia na primeira fase;
  •         Se quer perder entre 6 a 10kg, o ideal é permanecer 3 dias na primeira fase;
  •         Se quer perder entre 11 a 20kg, o ideal é permanecer 7 dias na primeira fase.

Segunda fase

Aqui iremos introduzir os legumes e verduras. Preferencialmente, esses alimentos devem ser consumidos crus ou cozidos em água e sal. Pode-se utilizar alguns temperos, como o alecrim, salsa, vinagre balsâmico, limão e azeite.
Os alimentos que podem ser incluídos na dieta para emagrecer são o cogumelo, alface, berinjela, abobrinha, acelga, tomate, rabanete, aipo e pepino. Enquanto isso, evitamos os alimentos ricos em carboidratos, as frutas e os doces.

Terceira fase

Já temos as carnes, os legumes e as verduras introduzidas na nossa dieta para emagrecer de dukan, agora podemos introduzir 2 porções de frutas ao dia; 2 fatias de pão de forma integral e até 1 porção pequena de qualquer tipo de queijo.

É necessário comer 1 porção de carboidratos até 2 vezes por semana – como o feijão, arroz integral e o macarrão integral – e ter até 2 refeições livres, onde se pode ingerir qualquer alimento permitido dentro da dieta.  

Entretanto, os alimentos que são considerados proibidos são cereja, banana, uva, arroz branco, macarrão branco e todas as outras fontes de carboidratos.

Quarta fase

Já chegamos ao final, e as únicas recomendações são que 1 vez na semana a dieta de proteínas seja semelhante à primeira fase; que se pratique 20 minutos de exercícios físicos por dia; e ingerir 3 colheres de farelo de aveia por dia.

Dieta Low Carb

Como o próprio nome já diz, essa dieta para emagrecer é baseada em reduzir a quantidade de carboidratos que consumimos. Podemos dizer que sua função é reduzir esse tipo de alimento entre 45 a 5% do que é consumido em um dia. Além de auxiliar no peso, essa dieta para emagrecer pode ser benéfica para a saciedade e a diabetes.
O ideal, é consumir carnes magras, verduras, legumes, proteínas e frutas – como o melão, pêssego, abacate e morango.

Dieta Detox

Essa dieta tem como objetivo eliminar as substâncias prejudiciais ao organismo – sendo elas os conservantes, agrotóxicos, gorduras saturadas, gordura trans, açúcares e sal.
Além disso, ela pode contribuir para a perda de peso, pois consegue envolver as calorias ingeridas, fazendo com que a pessoa gaste mais energia do que consome, levando ao emagrecimento. Outro benefício é o do melhoramento da digestão.

Alimentos saudáveis

Os alimentos in natura – que também podemos chamar de alimentos saudáveis – são os que podemos adquirir de plantas ou animais, como frutos, folhas, ovos e leite. Os minimamente processados também podem ser considerados saudáveis, como o arroz e a farinha integrais.

Já falando dos alimentos processados – que são as frutas em calda, os pães, doces queijos e entre outros – devem ser consumidos em porções muito pequenas, pois eles são fabricados essencialmente com a adição de sal e açúcar ou outra substância como o óleo.

Quando ingeridos em excesso, podem causar algumas condições, como diabetes, colesterol alto e obesidade.São considerados alimentos saudáveis: abacate; beterraba; brócolis; couve; amêndoas; banana; maçã; damasco; repolho; cenoura; couve-flor; uva; coco; alho; aveia, chocolate amargo; ovo; aveia; abóbora; azeite de oliva extravirgem; romã; batata doce; cogumelos; pimentão; kiwi; tomate; quinoa; espinafre; laranja e salmão.