Segundo um estudo recente feito na Inglaterra, mostrou que 20% dos homens britânicos não sabem o que é e nem que tinham uma próstata.

Em 2021, foram mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura variam de 90% a 95% em relação à descoberta do câncer em casos mais avançados.

No entanto, ainda existe muito preconceito por parte dos homens em procurar o médico e realizar, de forma periódica, o exame de próstata. 

Por isso, a importância da criação Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Quer saber mais sobre esse assunto, então confira no artigo a seguir.

Como surgiu o Novembro Azul?

Novembro Azul é o nome da campanha responsável pela conscientização sobre o câncer de próstata.

Essa movimentação surgiu no ano de 1999 na Austrália, quando um grupo de amigos decidiram deixar o bigode crescer com objetivo de chamar atenção para a saúde masculina. Além de realizar ações para conscientização do problema, eles também arrecadavam doações para ajudar instituições de caridade.

Em 2004, o sucesso do grupo foi tanto que nasceu a Movember Foundation Charity, sendo Movember a junção de Moustache (bigode) com November (novembro). Assim, o bigode ganhou a cor azul e se tornou o símbolo da campanha.

No Brasil, a Campanha Novembro Azul foi trazida pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.

Afinal, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens no país, ficando atrás apenas do câncer de pele.

O que é a próstata e qual a sua função?

A próstata é uma glândula que pertence ao sistema reprodutor masculino. Ela tem cerca de 20 gramas e fica localizada abaixo da bexiga.

Sua principal função é produzir o líquido seminal, junto com as vesículas seminais. Esse líquido compõe parte do sêmen e auxilia no transporte, nutrição e proteção dos espermatozoides.

A importância do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

Fatores de risco do Câncer de Próstata

Alguns fatores devem ser considerados pelos homens para começarem a prevenção mais cedo. 

  • Idade: o câncer de próstata tem uma maior incidência nos homens com idade superior aos 50 anos;
  • Histórico familiar: se essa doença já aconteceu em algum parente de primeiro grau, as chances de desenvolver a doença aumentam;
  • Sobrepeso e obesidade: além de comprometer a saúde de modo geral, pode contribuir com o surgimento do câncer de próstata mais agressivo.

Apesar da presença desses fatores de riscos, não significa necessariamente que o homem pode desenvolver a doença. É também preciso ficar alerta aos sintomas que podem aparecer como também realizar consultas e exames periódicos.

Sintomas do Câncer de Próstata

Alguns sintomas surgem mais como incômodos que podem passar despercebidos, como, por exemplo:

  • Aumento da necessidade de fazer xixi;
  • Vontades súbitas e urgentes de ir ao banheiro;
  • Dificuldade ao começar a urinar;
  • Presença de sangue na urina;
  • Diminuição no jato da urina; e
  • Sensação de que a bexiga não está 100% vazia.

Se você identificar algum destes sintomas, é fundamental a procura por um médico para uma melhor avaliação. 

A importância do Autoexame

Os exames de toque são super importantes e não podem ser negligenciados sendo algo que pode ser realizado, de tempos em tempos, pelo próprio homem. 

O autoexame auxilia a identificar qualquer anomalia que possa surgir na próstata. Assim, o homem pode procurar ajuda para ser realizada uma melhor análise.

O exame de toque retal ainda é tabu, mas não deveria ser!

Esse exame é super eficiente, pois permite que médico possa avaliar quaisquer possíveis alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos. 

Muitos homens ainda têm preconceito com esse tipo de exame e o tabu contribui para que mais casos de câncer de próstata sejam descobertos já no estágio avançado. Isso acontece porque a maioria tem medo de descobrir uma doença e encarar o tratamento com suas consequências. Mas, logo se surpreendem quando descobrem que o exame é feito de forma bem rápida e o avanço da medicina contribui com métodos de tratamento mais eficazes.

Além do exame de toque retal, o exame de sangue PSA (antígeno prostático) também é realizado para ter mais informações e contribuir na prevenção do câncer de próstata. São esses dois exames que devem ser feitos com periodicidade pelos homens.

Em caso de alterações, procure um médico

O diagnóstico precoce ainda é a única forma de garantir a cura para o câncer de próstata. 

O acompanhamento do médico profissional, nesse caso o urologista, é fundamental para que o tratamento seja da melhor forma possível. Para homens com histórico da doença na família, o indicado é ter esse acompanhamento a partir dos 45 anos. Já nos demais, a partir dos 50 anos é o ideal.

Aliás, ter um médico da sua confiança é imprescindível para que o tratamento seja realizado de acordo com o histórico da sua saúde. Na Vitta, todos os nossos pacientes tem especialistas prontos para atender nos mais variados casos clínicos com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida.

Uma conscientização de todos

O tabu, o preconceito e a falta de informação são os grandes inimigos da prevenção do câncer de próstata. Especialmente por falar sobre o exame de toque retal. Sendo que este tipo de exame é responsável de detectar o câncer e, quando descoberto no início, maior a chance de cura. 

Consultas, exames e avaliações médicas devem ser realizadas de forma periódica para verificar qualquer alteração na saúde. 

Em caso de dúvidas, O Hospital Digital Vitta pode te ajudar com a nossa equipe de especialistas!