Você sabia que o vírus é uma descoberta recente na ciência? Foi apenas no final do século XIX e em meados do século XX que um deles foi visualizado pela primeira vez! Aqui neste artigo, você irá conhecer um pouco desses seres e quais as principais doenças causadas por vírus.

Os vírus são considerados seres que não possuem células – sendo constituídos principalmente por ácido nucleico, que pode ser o DNA ou RNA, envolvido em um capsídeo. São seres microscópicos, ou seja, são vistos apenas por meio de microscópio.

Por serem seres minúsculos, eles conseguem invadir células – inclusive a de organismos unicelulares – como as bactérias. Eles apenas conseguem se reproduzir parasitando células de outros organismos. Nos hospedeiros em que estão parasitando, podem causar doenças chamadas de viroses. 

Todos os vírus possuem uma cápsula feita de proteína, onde se localiza o material genético desses seres. Esse material genético pode sofrer mutações com frequência, levando ao surgimento de subtipos de um mesmo vírus. Isso acaba dificultando o combate e compromete a eficiência de várias vacinas, que são preparadas para combater tipos específicos. A capacidade de sofrer mutações genéticas é uma das características que os vírus têm em comum com os seres vivos.

Qual a diferença entre vírus e bactéria?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto a diferença e as semelhanças que o vírus e a bactéria possuem. Devemos deixar bem claro que, a diferença entre essas duas – quando se trata de doenças – é na maneira como elas irão se desenvolver no organismo humano.

Os vírus não possuem células e dependem de outras células do corpo humano para se desenvolverem. Sendo assim, ele se multiplica no organismo na medida em que contamina outras células. Enquanto isso, as bactérias são consideradas organismos celulares, que vão se dividir e multiplicar pelo corpo humano – causando uma piora no quadro na medida em que ganham mais espaço dentro do organismo.

Logo no começo, onde as doenças estão se desenvolvendo, os sintomas de infecções virais e bacterianas são bem parecidos, pois ambas apresentam náuseas, diarreia, mal-estar, febre, muco nas fossas nasais e etc.

As doenças causadas por vírus

Há diversas doenças causadas por vírus, mas aqui vamos destacar algumas conhecida e outras que podem merecer uma atenção especial.

Gripe

É a mais comum e mais conhecida – assim como também é a considerada mais infecciosa. Ela pode ser facilmente transmitida pelo contato direto com pessoas contaminadas ou estar circulando em objetos e pelo ar. Não existe um tratamento específico para a gripe – apenas medidas para amenizar os sintomas, como ingestão de líquidos e repouso.
Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça; tosse; febre; mal-estar; congestão nasal; coriza; dor de garganta; espirros; dores musculares e até mesmo falta de ar.

Herpes

Uma das doenças causadas por vírus mais contagiosa, podendo ser transmitida pelo contato com a ferida, objetos infectados, contato sexual, da mãe para o bebê no momento do parto e por fluidos corporais. Essa é uma condição que não possui cura – apenas remédios e pomadas que aliviam os sintomas e as crises de herpes.

Muitas vezes, a herpes não manifesta sintomas, mas pode surgir sinais como dor; desconforto; inchaço e bolhas de ar com líquidos; borda avermelhada e coceira. Essa doença ocorre muito mais nas regiões íntimas e na boca. Para evitar adquirir uma herpes, o recomendado é evitar o contato com pessoas que manifestem os sinais da doença e manter as relações sexuais com uso de preservativo!

Catapora

É considerado um vírus altamente contagioso, pois é transmissível do final do período de incubação até 6 dias após o aparecimento de suas lesões. O contágio pode ocorrer por objetos contaminados, saliva ou pelo líquido que sai da bolha. Porém, as pessoas que já sofreram com essa doença ou tomaram a vacina estão imunes.

Não existe um tratamento específico para a catapora – mas algumas pessoas em casos de alto risco podem receber medicamentos antivirais e ficarem de observação. O ideal é, que a pessoa com catapora seja mantida de repouso e evite coçar as bolhas.

Os sintomas mais aparentes são as manchas vermelhas que recobrem a pele, fazendo surgir bolhas. Depois que as bolhas secam, podem provocar uma grande coceira. Além disso, é possível ocorrer perda de apetite, mal-estar e febre.

Sarampo

Essa condição pode ser transmitida pelo contato direto; secreções e até mesmo as gotículas de saliva. Não existe um tratamento para o sarampo, mas pode-se aliviar seus sintomas por meio de antitérmicos. A sua forma ideal de prevenção é por meio da vacina tríplice viral.

Um dos indícios da do sarampo é a tosse seca, febre e coriza – junto com irritação da pele, que faz com que surjam manchas avermelhadas. Quando não tratada e diagnosticada corretamente, pode levar ao óbito.

AIDS

É uma das principais doenças causadas por vírus. Essa doença pode ser transmitida pelo contato sexual sem proteção, pelo sangue, fluidos vaginas, sêmen ou da mãe para o bebê durante o parto. Ainda não há uma cura para a AIDS, mas existem milhares de tratamentos para retardar seu progresso e prevenir que outras doenças surjam – já que essa condição enfraquece o sistema imunológico.

Entre os sintomas, podemos destacar o mal-estar; fraqueza; perda de apetite; vômito; perda de peso; erupções na pele; diarreia; náusea e manchas. Como prevenção, recomenda-se o ato sexual protegido e evitar o contato com machucados ou materiais com sangue de uma pessoa infectada.

Dengue

A dengue pode ser transmitida pela picada do famoso mosquito Aedes aegypti que esteja infectado com o vírus. Os sintomas que podem ocorrer variam de perda de apetite, manchas avermelhadas pela pele, febre alta e dor atrás dos olhos e pelo corpo – em alguns casos, pode acontecer uma hemorragia.

Não há um tratamento específico para tratar do vírus da dengue. Porém, é recomendado se manter hidratado, ficar de repouso e em observação constante – pois pode haver uma grande perda de plaquetas. Para se prevenir da dengue, é necessário ficar atento com os métodos de prevenção quanto a reprodução do mosquito – nunca deixe água parada!

Hepatite A

Essa é uma das doenças causadas por vírus que podem ser transmitidas através do contato com uma pessoa infectada, alimentos ou água contaminados. Seus sintomas mais comuns são os olhos e a pele amarelados – junto com a urina escura, náusea, vômito, diarreia, dores abdominais e a perda de peso.

A hepatite A não possui um tratamento específico, mas recomenda-se que o indivíduo se mantenha em repouso, não consuma álcool e se hidrate constantemente. Para prevenir esse tipo de hepatite, é necessário a prática de higiene pessoal e alimentícia, além de ficar atento com a água que se ingere.