Neste conteúdo trataremos sobre 7 benefícios do abacate para sua saúde.

O abacate é uma fruta única e especial. Enquanto a maioria das frutas tem em sua composição principalmente os carboidratos, o abacate é uma fruta extremamente rica em gorduras saudáveis, e que tem diversos outros benefícios. 

Numerosos estudos mostram que a fruta possui poderosos benefícios à saúde, como você poderá conferir lendo o conteúdo abaixo!

1. O abacate é incrivelmente nutritivo

O abacate é o fruto do abacateiro, cientificamente conhecido como Persea americana.

Esta fruta é apreciada por seu alto valor nutritivo, sendo adicionada em diversos pratos devido ao seu sabor agradável e textura macia. O abacate é o principal ingrediente do guacamole, por exemplo.

Atualmente, o abacate se tornou um alimento incrivelmente popular entre indivíduos preocupados com a saúde. É frequentemente mencionado como um “superalimento”, o que não é surpreendente, dado os benefícios do abacate a saúde.

Existem uma grande diversidade de espécies de abacate, que fazem a fruta variar sua forma e coloração. Por exemplo, é possível encontrar variedades em formato de “pêra” e esférica, e sua coloração pode ser encontrada nas cores verde, verde escuro e preto. Além disso, também podem pesar desde 220 gramas até (quase) um quilo e meio.

A espécie mais popular é o abacate Hass.

Esta espécie é frequentemente apelidada de “pêra de jacaré”, o que é muito descritivo, pois seu formato tende a ser parecido com de uma pêra e sua casca tem uma coloração verde e esburacada, assim como o corpo de um jacaré.

A carne verde-amarela dentro da fruta é comestível, no entanto, sua casca e a semente são descartadas.

O abacate é muito nutritivo e contém uma grande variedade de nutrientes, incluindo 20 vitaminas e minerais diferentes.

Aqui estão alguns dos nutrientes mais abundantes, em uma única porção de 100 gramas:

  • Vitamina K: 26% do valor diário (VD);
  • Folato: 20% do VD;
  • Vitamina C: 17% do VD;
  • Potássio: 14% do VD;
  • Vitamina B5: 14% do VD;
  • Vitamina B6: 13% do VD;
  • Vitamina E: 10% do VD;
  • Também contém pequenas quantidades de magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco, fósforo e vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e B3 (niacina).

Junto destes nutrientes, estão ainda 160 calorias, 2 gramas de proteína e 15 gramas de gorduras saudáveis. Embora contenha 9 gramas de carboidratos, 7 deles são de fibra, portanto, existem apenas 2 carboidratos “líquidos”, o que evidencia que o abacate é um alimento vegetal com baixo teor de carboidratos.

Mais um dos benefícios do abacate é que ele não contém colesterol ou sódio, evidenciando também um baixo teor de gordura saturada. Por isso, este fruto é favorecido por alguns especialistas que acreditam que essas substâncias citadas anteriormente são prejudiciais a saúde, porém esse é uma questão ainda a ser debatida.

2. Abacates contêm mais potássio do que bananas

O potássio é um nutriente que ajuda a manter os gradientes elétricos nas células do seu corpo, e que serve para diversas outras funções importantes.

Fato interessantíssimo a destacar é que, abacates são extremamente ricos em potássio! Uma porção de 100 gramas, por exemplo, contém 14% da dose diária recomendada, em comparação com 10% que estão presentes nas bananas, conhecidas por ser uma fruta tipicamente de alto teor de potássio.

 A ingestão alta de potássio está ligada à pressão arterial reduzida, um importante fator para diminuir com o risco de ataques cardíacos, derrames (AVC) e insuficiência renal.

3. O abacate é saudável ​​para o coração

Seguindo mais um dos benefícios do abacate, como citado no início do texto, é que este é um fruto muito rico em gorduras saudáveis.

De fato, 77% das calorias são provenientes de gordura, tornando-o um dos alimentos vegetais com maior teor de gordura que existe.

Apesar do dado citado acima, o abacate não contém apenas gordura. A maioria da gordura que compõe abacate é o ácido oleico.  

O ácido oleico, nada mais é que um ácido graxo monoinsaturado – que também é o principal componente do azeite. Acredita-se que esta substância é responsável por alguns de seus benefícios à saúde.

O ácido oleico foi associado à redução de processos inflamatórios e demonstrou ter efeitos benéficos nos genes ligados ao câncer.

4. Pessoas que comem abacate tendem a ser mais saudáveis

A Pesquisa Nacional sobre Exame de Saúde e Nutrição é um programa de pesquisa realizado pelo Centro Nacional de Estatísticas da Saúde. Durante o período entre 2001 e 2008, foram analisados os hábitos alimentares e a saúde das pessoas que comem abacates.

Na pesquisa, foram analisados dados de 17.567 participantes. 

Como conclusão, foi exposto que os consumidores de abacate foram considerados muito mais saudáveis ​​do que as pessoas que não se alimentavam da fruta.

Eles tinham uma ingestão muito maior de nutrientes e tinham metade da probabilidade de ter síndrome metabólica, um conjunto de sintomas que são um importante fator de risco para doenças cardíacas e diabetes.

As pessoas que comiam abacates regularmente também pesavam menos, e tinham um IMC (Índice de Massa Corporal) menor e significativamente menos gordura da barriga. Além disso, também tinham níveis mais altos do “bom” colesterol, o HDL.

5. O abacate promove uma melhor absorção dos nutrientes dos vegetais

Quando se trata de nutrientes, sua ingestão não é a única coisa que importa. Isso ocorre, pois é preciso absorver os nutrientes, ou seja, levá-los do trato digestivo para o corpo, onde eles podem ser usados em outras áreas.

Certos nutrientes são solúveis em gordura, o que significa que precisam ser combinados com gordura para serem utilizados.

As vitaminas A, D, E e K são solúveis em gordura, juntamente com antioxidantes, como os carotenóides.

Um estudo realizado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Universidade de Ohio, mostrou que a adição de abacate ou óleo de abacate à salada ou salsa pode aumentar a absorção de antioxidantes de 2,6 a 15 vezes.

Portanto, o abacate não é apenas altamente nutritivo, como pode aumentar drasticamente com o valor nutritivo de outros alimentos vegetais que você está comendo.

Esta é uma excelente razão para sempre incluir uma fonte de gordura saudável quando se come vegetais. Sem ele, muitos dos nutrientes benéficos das plantas serão desperdiçados.

6. Comer abacate ajuda a perder peso

Existem evidências de que o abacate é um ótimo alimento para perda de peso.

Em um estudo realizado pelo Departamento de Nutrição, da Universidade Loma Linda (do estado da Califórnia), as pessoas que ingeriram abacate com uma refeição se sentiram 23% mais satisfeitas e tiveram um desejo 28% menor de comer nas próximas 5 horas, em comparação com as pessoas que não consumiram a fruta.

A inclusão do abacate em sua dieta pode ajudá-lo a ingerir naturalmente menos calorias, além de também contribuir com hábitos alimentares mais saudáveis.

Entre os benefícios do abacate que já foram citados, estão o alto índice de fibras e o baixo índice de carboidratos, que são dois fatores que também devem lhe ajudar a perder peso, se colocado no contexto de um plano alimentar saudável e baseado em alimentos não industrializados.

7. O abacate é delicioso e fácil de incorporar à sua dieta

Abacates não são apenas saudáveis, também são incrivelmente deliciosos e combinam com muitos tipos de alimentos.

Você pode adicioná-los a saladas e outras receitas, ou simplesmente comê-los com uma colher com facilidade.

Abacates têm uma textura cremosa, rica e gordurosa e misturam-se bem com outros ingredientes.

Uma menção notável é o guacamole, que é sem dúvida a receita mais conhecida envolvendo abacates. 

Siga os seguintes passos para fazer um excelente guacamole:

  1. Amasse o abacate com um garfo, acrescente o alho socado, o suco de limão, sal e azeite a gosto e misture como um purê.
  2. Pique a cebola, o tomate e o coentro. Pique bem a pimenta.
  3. Acrescente os ingredientes picados ao “purê” de abacate.
  4. Sirva com chips, crackers, tacos, pão, ou o que você tiver disponível.

Além disso, você pode consumir o guacamole puro!