Muitas pessoas não sabem quais os sintomas do HIV de verdade, além de muitos ainda confundirem a doença e os sintomas com a AIDS. Importante dizer que ter HIV não é o mesmo que ter AIDS.

O que é HIV?

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana que é o causador da aids. O HIV é uma infecção sexualmente transmissível (DST), que também pode ser contraída pelo contato com o sangue infectado e de forma vertical, ou seja, a mulher que é portadora do vírus HIV o transmite para o filho durante a gravidez.

Quais os sintomas do HIV?

Dificilmente aparecem sintomas logo após a infecção pelo HIV. Depois de um período, que em geral varia de três a seis semanas, podem surgir sintomas iniciais e não específicos, como:

  • Febre e mal-estar que lembram uma gripe;
  • Fraqueza;
  • Diarreia;
  • Gânglios aumentados.

No entanto, após um tempo da invasão do HIV, consequências mais graves podem surgir:

  • Perda de peso;
  • Anemia;
  • Perda de memória e dificuldade de concentração
  • Doenças oportunistas (recebem esse nome por se aproveitarem da fraqueza do organismo), como: hepatites virais, tuberculose, pneumonia, toxoplasmose, candidíase e sarcoma de Kaposi, um tumor de pele).

Quais as fases sintomáticas?

Confira quais os sintomas do HIV de cada fase:

1º Fase – Infecção aguda

Após a transmissão do vírus, há um período de cerca de 10 dias, denominado de fase eclipse G, antes que o vírus seja detectável em exames de sangue.

Durante esse tempo, o vírus é disseminado primeiro para os linfonodos – que ficam próximos ao pescoço – em número suficiente para estabelecer e manter a produção de vírus nestes tecidos.

O HIV se replicando consegue então circular livremente pela corrente sanguínea, causando um pico de infecção viral por volta de três a seis semanas após a exposição.

Essa fase, chamada de infecção aguda, pode gerar uma resposta do sistema imunológico para combater a infecção, mas esta resposta já é tardia. Confira alguns sintomas que este período pode causar:

  • Febre;
  • Mal-estar;
  • Indisposição;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nas juntas.

Estes são os sinais mais comuns. Esses sintomas de HIV ocorrem porque o corpo tenta combater o vírus como uma infecção qualquer e quando os sintomas de HIV iniciais desaparecem, a pessoa pode passar anos sem dar qualquer sinal da doença.

2º Fase – Período assintomático

Essa fase é marcada pela forte interação das células de defesa com as constantes e rápidas mutações do vírus. No entanto, isso não gera sintomas de HIV, uma vez que o organismo não fica debilitado o suficiente para ser infectado com novas doenças. Esse período, que pode durar muitos anos, é chamado de assintomático.

3º Fase – Sintomática inicial

Com o frequente ataque, as células de defesa tem seu funcionamento prejudicado e começam a ser destruídas e isso deixa o corpo cada vez mais vulnerável a doenças comuns, como gripe ou infecções.

Essa fase, chamada de sintomática inicial, é marcada pela redução da quantidade de linfócitos T CD4 no sangue. Essas são as células de defesa do organismo ativadas para combater qualquer infecção, seja por vírus ou bactérias.

Os linfócitos T do subtipo CD4 são alvo preferencial do vírus HIV, que as invade para se reproduzir dentro delas e acaba por matá-las. Os linfócitos T CD4 podem ficar abaixo de 200 unidades por mm³ de sangue em pacientes com HIV, enquanto os valores de referência variam entre 800 a 1.200 unidades.

Este período é marcado por sintomas como:

  • Emagrecimento;
  • Fraqueza;
  • Anemia;
  • Manchas na pele;
  • Diarreia;
  • Erupções e feridas na pele.

É geralmente nessa fase que o diagnóstico da doença é feito, já que a pessoa começa a buscar a causa dos sintomas que está apresentando. O tratamento com antirretrovirais é iniciado, inibindo a multiplicação do HIV e aumentando o número de linfócitos, restaurando a imunidade.

4º Fase – Avançada

Se a doença não for tratada, o sistema imunológico fica tão comprometido que leva ao aparecimento das chamadas doenças oportunistas, o organismo saudável consegue combater essas infecções e enfermidades sem problemas, mas no paciente com HIV elas se tornam doenças recorrentes e mais graves.

Esse estágio avançado da infecção que é conhecido como Aids e doenças como hepatites virais, pneumonia, toxoplasmose e tuberculose são comuns nessa fase.

O não tratamento da doença neste estágio tende a piorar ainda mais o quadro, causando complicações graves que podem levar à morte. 

Quais os sintomas do HIV na mulher? É diferente?

Nas mulheres, a baixa imunidade e doenças oportunistas podem também interferir no ciclo menstrual, pois o corpo entende que está havendo alguma dificuldade e corta funções menos vitais para se preservar, como a atividade reprodutiva.