Este termo pode causar confusão e amedrontar muitos, porém muitas pessoas ainda não sabem o que é soropositivo

Muitas pessoas associam a palavra quando a pessoa está doente, geralmente, quando a pessoa está infectada pelo HIV/AIDS, porém a definição é um pouco errada. Afinal, o que é soropositivo?

O que é soropositivo?

Chama-se soropositivo um indivíduo portador de anticorpos no sangue que provém a presença de um agente infeccioso. O termo é mais usado para descrever a presença do vírus HIV, causador da Síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), no sangue. Porém, o termo pode ser usado para outros agentes infecciosos presentes no sangue.

Ter AIDS é o mesmo que ser soropositivo?

A AIDS é uma doença crônica e que pode ser potencialmente fatal. Ela acontece quando a pessoa infectada pelo HIV vai tendo o seu sistema imunológico danificado pelo vírus, interferindo na habilidade do organismo de lutar contra os invasores que causam a doença, além de deixar a pessoa suscetível a infecções oportunistas.

Por isso, é importante lembrar que: Ser soropositivo não é a mesma coisa que ter AIDS! Há  soropositivos (termo usado para designar a pessoa infectada pelo vírus do HIV) que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.  Lembre-se: o que é soropositivo é diferente do que é AIDS.

Qual a chance de me infectar se eu fizer sexo com alguém soropositivo?

Poucas pessoas sabem, mas é muito mais difícil ser infectado pelo HIV com um soropositivo do que com uma pessoa que desconhece sua sorologia. Isso porque, graças ao tratamento, a carga viral de muitas pessoas que vivem com o vírus está indetectável, ou seja, com menos de 40 cópias de vírus por mililitro de sangue. Isso é insuficiente para que não haja a transmissão. Para se ter uma ideia, se um soropositivo com carga viral indetectável há pelo menos um ano fizer o teste de HIV, o resultado tem muitas chances de ser negativo.

Estudos internacionais já mostraram que uma pessoa que é soropositiva em tratamento e há seis meses com a carga viral suprimida tem 96% menos chances de transmitir o vírus durante o ato sexual. Mas não é por isso que o uso do preservativo deve ser descartado! É importante sempre se proteger.

Qual a expectativa de vida de um soropositivo?

Pessoas soropositivas que aderiram a tratamentos antirretrovirais em 2010 têm uma expectativa de vida de aproximadamente uma década maior do que aqueles que se submeteram ao mesmo tipo de terapia na década de 90.

A expectativa de vida para pacientes de 20 anos no início do tratamento é hoje 9 anos maior entre mulheres e 10 anos maior entre homens, na comparação com os resultados nos anos 90. Hoje em dia, jovens sob tratamento com antirretrovirais têm expectativa de vida de aproximadamente 70 anos.