Você sabia que para atuar como cardiologista, é preciso se formar primeiro em medicina? Isso mesmo, a cardiologia é uma área especializada da medicina – que cuida do tratamento, diagnóstico e prevenção de todas as doenças que estão relacionadas ao sistema circulatório e o coração.

Pode-se considerar uma das especialidades da medicina mais evoluídas, por conta da grande função e investimentos na alta tecnologia que envolve a área. Além disso, o cardiologista é um dos médicos mais importantes, pois é com ele que iremos cuidar da saúde do nosso coração!

O que faz o cardiologista?

O cardiologista é um médico especialista em sistema cardiovascular – que inclui o coração, veias e artérias. Ele pode atuar no diagnóstico de doenças, prescrição de tratamentos e medicamentos e na realização de exames clínicos e físicos.

Além disso, é ele que interpreta os exames laboratoriais cardíacos, como eletrocardiogramas e ecocardiogramas.

Muitas vezes, é esse profissional que cuidará da reabilitação de seus pacientes – tendo a responsabilidade de aconselhar sobre a adoção de hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercícios e da alimentação balanceada.

O que é o coração?

O coração é um dos órgãos importantes para o funcionamento do nosso corpo. Ele é considerado um órgão muscular, presente tanto nos humanos quanto nos animais – e tem como objetivo bombear o sangue através dos vasos sanguíneos do sistema circulatório.

O sangue é fundamental, pois é ele que fornece ao corpo o oxigênio e os nutrientes necessários para nosso organismo.

Para entendermos esse órgão, devemos compreender como é sua estrutura. O coração humano se divide em 4 cavidades. Sendo a parte superior situada nas aurículas direita e esquerda, e na parte inferior, os ventrículos direito e esquerdo. Um coração que funciona de maneira saudável, as válvulas cardíacas fazem com que o sangue dentro do coração flua em um sentido único, impedindo o refluxo.

Quais doenças o cardiologista pode tratar?

Nessa sessão, separamos algumas doenças que um profissional cardiologista pode tratar, sendo elas:

1.   Arritmia cardíaca

A arritmia cardíaca é um distúrbio do coração que afeta a frequência ou ritmo em que o coração bate. Essa doença pode ocorrer quando os impulsos elétricos – que direcionam e regulam os batimentos cardíacos – não funcionam adequadamente. Fazendo com que o coração bata mais rapidamente (taquicardia), mais lentamente (bradicardia), muito cedo (contração prematura) ou de forma muito errônea (fibrilação).

As arritmias são comuns e geralmente inofensivas, mas algumas podem se tornar muito problemáticas. Quando uma arritmia interfere com o fluxo sanguíneo do corpo, pode danificar o cérebro, os pulmões e outros órgãos vitais. Se não for tratada, essas arritmias podem ser até mesmo fatais.

Em condições normais, o coração pode bater entre 60 e 100 vezes por minuto. Em pessoas que se exercitam rotineiramente ou que recebem medicamentos para diminuir o ritmo cardíaco, a frequência pode cair para 55 batimentos por minuto.

Se sua frequência cardíaca for rápida (mais de 100 batimentos por minuto), essa condição é chamada de taquicardia. A frequência lenta é chamada de bradicardia.

As causas de uma possível arritmia cardíaca podem incluir anemia, tireoide muito ativa, ventilação excessiva, exercícios, ansiedade, uso de pílulas para emagrecer, estresse, febre, medo, baixos níveis de oxigênio no sangue ou doença de válvula cardíaca.

2.       Insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca surge quando o coração tem dificuldade para bombear o sangue para o corpo, gerando sintomas como cansaço, tosse noturna e o inchaço nas pernas ao final do dia.

Geralmente, é mais comum em pacientes com pressão alta pois o coração precisa fazer mais força para bombear o sangue, provocando dilatação do coração ao longo dos anos.

É uma doença crônica de longo prazo, embora possa, às vezes, se desenvolver repentinamente. Ela pode afetar apenas um dos lados do coração, sendo chamada, dependendo do caso, de insuficiência cardíaca direita ou esquerda. Mesmo que ela se desenvolva em somente um lado do coração, ambos os lados acabam sendo afetados conforme o tempo vai passando.

Como a função de bombeamento do coração está comprometida, o sangue pode retornar a outras áreas do corpo, acumulando-se, por exemplo, nos pulmões, fígado, trato gastrointestinal, braços e pernas. Daí o outro nome dado à doença: a tipo congestiva. Com isso, faltam oxigênio e nutrientes para os órgãos onde houve acúmulo de sangue, prejudicando e reduzindo a capacidade destes de trabalhar adequadamente.

Uma das causas mais comuns é a doença arterial coronariana (DAC), na qual teremos um estreitamento dos vasos coronarianos, que são responsáveis por levar oxigênio ao músculo cardíaco, pela presença de placas de gordura podendo levar a isquemia e infarto. Também podem levar a esta condição clínica alterações nas válvulas cardíacas, níveis pressóricos não controlados, inflamação do músculo cardíaco, doença de chagas e outras causas.

3.       Aterosclerose coronariana

A doença arterial coronariana (DAC), também conhecida pelo nome de aterosclerose coronariana causa um fluxo sanguíneo prejudicado nas artérias que fornecem sangue ao coração. A DAC é a forma mais comum de doença cardíaca e afeta aproximadamente 16,5 milhões de americanos com mais de 20 anos.

A causa mais comum de DAC é a lesão vascular com acúmulo de placa de colesterol nas artérias, conhecida como aterosclerose. O fluxo sanguíneo reduzido ocorre quando uma ou mais dessas artérias se tornam parcialmente ou completamente bloqueadas.

As quatro artérias coronárias primárias estão localizadas na superfície do coração:

·                Artéria coronária principal direita;

·                Coronária principal esquerda;

·                Circunflexa esquerda;

·                Descendente anterior esquerda.

Essas artérias trazem oxigênio e sangue rico em nutrientes para o coração. Seu coração é um músculo responsável por bombear sangue por todo o corpo.

Como qualquer outro órgão ou músculo, seu coração deve receber um suprimento adequado e confiável de sangue para realizar seu trabalho. O fluxo sanguíneo reduzido para o coração pode causar sintomas de DAC.

Outras causas raras de dano ou bloqueio de uma artéria coronária também limitam o fluxo sanguíneo para o coração.