Os exames laboratoriais podem ser caracterizados como uma série de exames e/ou testes realizados em um laboratório – tendo como objetivo o diagnóstico ou confirmação de alguma condição ou apenas para um exame de rotina, também chamado de check-up.

Além disso, os exames laboratoriais também podem auxiliar no raciocínio do médico após a obtenção da queixa e a realização do teste. Sendo assim, todas as etapas dos testes devem ser analisadas, principalmente a pré-analítica, para se obter resultados exatos.

É na fase pré-analítica que podemos observar erros que podem gerar resultados desequilibrados. Estipula-se que essa etapa é responsável por mais de 70% dos erros ocorridos em exames laboratoriais.

Como analisar os exames laboratoriais?

Muitos dos exames são separados por fases, para entendermos melhor como ele funciona, separamos:

Fase pré-analítica

É quando se coleta o material – sangue, urina, fezes etc. – para que seja feita a análise no laboratório.

Fase analítica

Após a coleta, os profissionais levam para os laboratórios para analisar os testes. Essa fase é onde ocorre a análise do material.

Fase pós-analítica

Aqui temos as liberações de laudos e a validação de todos os exames coletados – encerrando-se por fim com o médico que irá receber o resultado e interpretá-lo.

 O que pode interferir nos meus exames laboratoriais?

Logo na fase pré-analítica, pode haver diversas variações – desde idade, posição, dieta, jejum e entre outras. Muitas circunstâncias devem ser consideradas nessa fase, como a realização do procedimento, processos cirúrgicos etc. Destacamos algumas variáveis que podem ocorrer nos exames laboratoriais:

Jejum

O jejum pode alterar a composição sanguínea momentaneamente, o que pode gerar valores de referência dos testes. É preciso ficar atento com o jejum, pois alguns exames necessitam de um período de 8 horas, enquanto outros não fazem uso. Quando for marcar o exame, converse com seu médico para saber se o jejum é necessário para o tipo de teste que irá realizar.

Tabaco e alcoólicos

Tanto o álcool quanto o fumo podem determinar variações nos resultados dos testes – principalmente por seus efeitos in vivo e in vitro. O álcool pode elevar atividade de algumas substâncias, enquanto o tabaco aumenta a concentração de hemoglobina.

Sendo assim, fique atento aos consumos exagerados. Além de afetar os exames, também pode ser muito prejudicial para a saúde.

Uso de alguns medicamentos

É muito comum que alguns medicamentos façam que o exame tenha os valores alterados – podendo mudar o resultado da hiperglicemia, atividade da CK e entre outros. É fundamental que você avise ao seu médico sobre todos os fármacos que faz uso diariamente, e principalmente sobre as condições que o obrigam a fazer uso. Assim, caso haja alguma alteração, ele saberá como ler os resultados de maneira mais assertiva.

Período de gestação

Quando a mulher esta grávida, existem mecanismos que fazem alterações nos níveis de plasma durante o período – e isso pode gerar uma interferência no resultado. Avise seu médico caso esteja no período de gestação, pois alguns exames podem não ser recomendados dependendo do tempo de gestação.

A variação cronobiológica

Dependendo do exame, as coletas que são realizadas no período da tarde podem gerar resultados mais baixos do que os obtidos em amostras coletadas no período da manhã. Isso porque as alterações envolvem períodos cíclicos na concentração de determinados parâmetros em função do tempo – sendo mensal, diário, anual ou outro.

Cuidado na dieta

Algumas alterações de parâmetros dependem da composição da sua dieta e do tempo que levou entre a digestão e a coleta da amostra. Se você possui uma dieta extremamente gordurosa, seus níveis de triglicérides estão altos. Os alimentos que você consome diariamente fazem a diferença na hora de realizar um exame, então fique atento!

Idade

Alguns indicadores possuem um nível sérico dependente da idade – como a maturidade funcional dos órgãos e sistemas, massa corporal etc. Em situações especiais, os intervalos de referência devem considerar as diferenças. Muitas vezes, são os idosos que mais sofrem com alterações em exames por conta da idade avançada.

Quais os exames laboratoriais mais pedidos?

Temos dois exames que são muito solicitados, e que podem trazer diversas informações. São eles os exames laboratoriais de sangue e os de fezes e urina. A seguir, vamos falar um pouco sobre eles:

Exames de sangue

Os exames de sangue são muito populares, pois trazem um resultado rápido e eficiente logo no mesmo dia. Entretanto, ele possui alguns subtipos – que são solicitados de acordo com a investigação feita no paciente. São eles:

Hemograma

É o exame em que iremos identificar a contagem dos glóbulos e plaquetas vermelhas; sem esquecer, é claro, dos glóbulos brancos no sangue. Esse é um dos testes mais pedidos em laboratórios – ele pode identificar inflamações, coagulação sanguínea, infecções e até anemia.

Colesterol

É neste exame que iremos identificar o colesterol ruim (VLDL) e o colesterol bom (HDL). Ele também serve como um indicador de condições cardíacas, já que o VLDL é um dos causadores de doenças cardíacas.

Ureia e creatinina

São exames que possuem a finalidade de analisar o funcionamento e a saúde dos rins – já que são eles os responsáveis pela filtragem do sangue no corpo.

Ácido úrico

Neste exame, podemos identificar cálculos renais e a doença da gota. Quando maior for o nível de ácido úrico, mais propenso o organismo está para o surgimento dessas doenças – fique atento!

Glicose

Ele é feito para analisar como o corpo está absorvendo a glicose e se o paciente pode ter algum indício de diabetes. Esse é um dos testes mais recorrentes para os diabéticos – já que eles necessitam de um controle eficaz sobre a doença.

TSH e T4 livre

Com esse exame, você consegue diagnosticar doenças na glândula tireoide, podendo iniciar um tratamento de hipertireoidismo ou hipotireoidismo. Geralmente, a partir dos 30 anos de idade é solicitado esse tipo de exame, principalmente para mulheres.

Exames de fezes e urina

Urocultura

Nesse exame nos identificamos e quantificamos o crescimento de bactérias nocivas ao ser humano por meio da coleta e análise da urina.

Urina tipo 1 (EAS)

Neste exame podemos ver como está a função renal do paciente. Isso pode auxiliar o profissional a encontrar infecções urinárias ou outras doenças.

Coprocultura

Aqui nós podemos quantificar o crescimento de bactérias nocivas ao ser humano por meio da análise das fezes.

Sangue oculto

Para a coleta deste exame, o paciente deve fazer uma dieta especial durante 3 dias, para então fazer a coleta. Sendo assim, podemos identificar o surgimento de sangue nas fezes.

Sudam III

Nele podemos identificar se existe ou não gordura nas fezes. Assim como o surgimento de sangue, a gordura nas fezes pode ser um motivo de atenção com a saúde.

Protoparasitológico

É um dos exames de fezes mais utilizado nos laboratórios, pois ele consegue visualizar todos os protozoários ou outros tipos de fatores nocivos ao corpo humano.