As doenças de pele são caracterizadas quando há algum dano no tecido da derme ou nas camadas mais profundas, causando dores, infecções ou outras condições.

Muitas pessoas associam as doenças de pele com a exposição solar ou ao descuido com os nossos tecidos – entretanto, essa ideia é um pouco equivocada. Muitas coisas podem causar uma doença de pele, desde a problemas autoimunes até infecções que atacam os tecidos.

Quais os tipos mais comuns?

Existem milhares de doenças de pele – as que atacam apenas um determinado ponto até aqueles que pegam toda a extensão do corpo. Separamos algumas que são muito comuns atualmente, entre elas:

Acne

Uma das doenças de pele mais comuns, a acne é provocada pela obstrução dos poros em resposta à inflamação das glândulas sebáceas, que neste caso acabam produzindo o sebo da pele em excesso. Quando os poros ficam entupidos de células mortas e queratina, surgem os cravos e os outros sintomas como as espinhas, pústulas e cistos.

É considerada uma doença crônica e não apenas uma alteração passageira e limitada ao período da adolescência, apesar de ser mais frequente nessa fase, ela pode se manifestar também em adultos, em diferentes fases e por motivos diversos. Nos adolescentes, essa doença é mais comum porque é nessa fase que a produção de hormônios é maior.

Os sintomas são facilmente reconhecidos, devido ao fato de ser tão comum esse tipo de problema de pele. As pessoas podem sentir, em casos mais graves, a presença de sintomas como dor, coceira e irritação no local das lesões.

Catapora

A catapora é considerada uma doença infecciosa, causada pelo vírus Varicela-Zoster – muito contagiosa, mas, na maioria das vezes, benigna. Ela costuma se manifestar com mais frequência em crianças, principalmente entre o fim do inverno e o início da primavera.

Uma de suas características mais marcantes é a presença de polimorfismo das lesões cutâneas na pele – que pode se apresentar em diversas formas evolutivas – que acompanha uma coceira forte. Apesar de em crianças ser benigna, em adultos e adolescentes o quatro pode ser abundante.

Entretanto, uma vez que o vírus é adquirido, a pessoa se torna imune à catapora. Porém, o vírus permanece em nosso corpo durante a vida toda, podendo ser reavivado – causando assim a herpes.

Apesar de nomes diferentes, catapora é a mesma coisa que varicela e vice-versa. Aqui temos a presença de uma relação de sentido entre dois vocábulos com um significado semelhante/igual.

Dermatite

A dermatite é uma das doenças de pele que envolve uma combinação de irritação, alergia e estase das veias. O tipo desta condição é geralmente determinado com base nos antecedentes clínicos e na localização do eritema. A vertente de contacto alérgica pode ocorrer devido a uma breve exposição a substâncias a que a pessoa é alérgica.

Assim como o eczema, a dermatite é uma reação alérgica da pele que gera vermelhidão, coceira, bolhas e pode atingir qualquer parte do corpo. Ela pode surgir em qualquer idade, por diversos motivos, sejam eles genéticos, emocionais, como o estresse, ou desencadeados por agentes externos (ex: clima frio e a oleosidade da pele).

Eczema

Eczema, também chamado de dermatite atópica, é uma condição da pele comum marcada por manchas de pele irritadas e inflamadas.

É frequentemente visto em bebês e crianças pequenas, aparecendo nos rostos de bebês. Mas esta condição pode vir em uma variedade de tipos em crianças, adolescentes e adultos.

A causa desta condição não é totalmente compreendida. Mas acredita-se ser desencadeada por um sistema imunológico hiperativo que responde agressivamente quando exposto a irritantes.

Esta complicação às vezes é causada por uma resposta anormal às proteínas que fazem parte do corpo. Normalmente, o sistema imunológico ignora as proteínas que fazem parte do corpo humano e ataca apenas as proteínas dos invasores, como bactérias ou vírus.

No eczema, o sistema imunológico perde a capacidade de dizer a diferença entre os dois, o que causa inflamação.

Um surto de eczema é quando um ou mais sintomas da doença aparecem na pele. Gatilhos comuns de surtos desta complicação incluem:

·         Produtos químicos encontrados em produtos de limpeza e detergentes que ressecam a pele;

·         Material áspero, como lã;

·         Tecidos sintéticos;

·         Temperatura corporal elevada;

·         Suando;

·         Mudanças de temperatura;

·         Queda repentina de umidade;

·         Estresse;

·         Alergias a comida;

·         Pelos de animais;

·         Infecções respiratórias superiores.

Urticária

A urticária é uma doença causada pela urtiga – na maioria das vezes. Quando a planta toca na pele, ela libera substâncias rapidamente, causando um certo ardor e que logo depois pode causar: vermelhidão na região afetada, inchaço, coceira, queimação e elevação da pele em até 1cm.

Ela pode, ou não, surgir com uma angioedema – caracterizada por um inchaço que atinge as camadas mais profundas da pele – nos lábios ou língua. Geralmente, elas só surgem quando a urticária é crônica.

Ela tem um rápido desaparecimento, durando cerca de 24 horas – em alguns casos ela pode sumir e reaparecer em outro local do corpo. Quando tem uma duração de menos de seis semanas, a classificamos como aguda; passando desse período, elas são consideradas crônicas.

Quando se trata de um caso grave, que pode misturar a reação da urtiga na pele e outros problemas do organismo, a urticária também pode causar dificuldade para respirar, dores de estômago, aperto na região do peitoral e garganta e inchaço na língua e nos lábios.

Psoríase

A psoríase é uma doença crônica e autoimune da pele. Essa doença faz com que as células da derme se multipliquem rapidamente e se acumulem na superfície – fazendo com que elas criem manchas grossas e escamosas, semelhantes a placas. Elas se desenvolvem principalmente nos joelhos, palmas das mãos, solas dos pés, cotovelos, parte inferior das costas e couro cabeludo.

A psoríase é o resultado de um processo acelerado da produção de pele. Geralmente, as células da derme crescem profundamente na região e sobem lentamente para superfície – e eventualmente, elas caem. O ciclo de vida típico de uma célula da pele é de um mês, aproximadamente. Pessoas que sofrem dessa doença tem seu processo de produção ocorrendo dentro de alguns dias.

Por conta disso, as células da pele não têm tempo de cair. Essa rápida produção leva ao acúmulo, deixando a área com uma aparência inflamada e vermelha.

A psoríase pode ser uma doença acometida por gatilhos, ou seja, circunstâncias que o indivíduo passa e que gera o transtorno da doença. Os desencadeadores mais comuns são: temperaturas baixas, tabaco, distúrbios autoimunes (HIV ou Artrite Reumatoide), estresse, tensão, medicamentos, excesso rotineiro de álcool, infecções ou lesões na pele.