Apesar de terem nomes parecidos, um laudo médico é algo diferente do atestado médico. Ambos são utilizados pelo médico, mas possuem funções diferentes e possuem informações diferentes também.

O que é um laudo médico?

Um laudo médico se trata de um documento formal que transcreve, em termos técnicos, o resultado dos exames médicos realizados.

Nele, o médico aponta a descrição dos elementos encontrados na avaliação, que podem ser normais ou alterados, de acordo com cada tipo de exame e os padrões das sociedades médicas.

Esse documento é o meio formal onde consta, tanto para o paciente quanto para o médico que realizou a consulta e está investigando possíveis doenças, o parecer deste profissional. Portanto, trata-se de um instrumento muito importante e com papel fundamental para se chegar a um diagnóstico.

Para que serve um laudo?

A conclusão do laudo médico serve como documento formal para o paciente e para o médico que pediu o exame e tem que ser capaz  de satisfazer as necessidades  do médico que está investigando uma doença e de certa forma dar uma ideia para o paciente se é um exame normal ou alterado.

Logicamente a interpretação final sempre é do médico que pediu o exame, visto que ele conhece o paciente, escutou as queixas na consulta, examinou e na sua avaliação clínica  já tem formada uma opinião do que pode estar acontecendo.

O documento serve, neste caso, para confirmar a suspeita do médico que atendeu o paciente.

Que informações devem constar em um laudo?

Por meio do laudo são formuladas os possíveis diagnósticos do que o paciente pode ter e por onde o médico que solicitou o exame irá se basear para indicar o tratamento adequado – levando em conta também a sua avaliação clínica feita durante a consulta.

Podem existir diversas informações contidas neste tipo de documento, como, por exemplo:

  • Motivo da solicitação do exame;
  • Nome completo do paciente;
  • Clínica e médico solicitante do exame;
  • Informações pertinentes do paciente (idade, peso);
  • Técnica utilizada para o exame;
  • Descrições detalhadas do exame;
  • Possível diagnóstico

E o que é um atestado médico?

O atestado médico é um documento solicitado pelo paciente durante uma consulta médica, seja de rotina ou de urgência, que justifica sua falta ou afastamento temporário do trabalho ou outra atividade remunerada por razões médicas. Quando entregue a empresa, ela não pode contestar as horas ou dia do empregado.

Para que serve um atestado médico?

Os atestados médicos servem para justificar e/ou abonar as faltas do empregado ao serviço devido à incapacidade para o trabalho por causa doença ou acidente do trabalho. A justificativa apenas serve para que o empregado não tenha a falta contabilizada para advertências ou sua demissão por justa causa, com o valor do dia ausente descontado do salário. Já o abono, significa que o empregado não terá o valor descontado de seu salário pelos dias faltados por conta dessa condição médica.

E que informações devem constar em um atestado?

Em geral, os atestados médicos, para terem sua eficácia plena deverão conter:

  • O tempo concedido de dispensa ao trabalho ou atividade remunerada, necessário para a recuperação do paciente;
  • Diagnóstico codificado, conforme o Código Internacional de Doenças (ou CID).  O diagnóstico deve ser expressamente autorizado pelo paciente;
  • Assinatura do médico ou odontólogo sobre carimbo do qual conste nome completo e registro no respectivo Conselho Profissional (CRM para médicos e CRO para dentistas).

A relação entre o laudo e o atestado

No atestado médico são fornecidas informações claras da condição de saúde do paciente, geralmente utilizado nos casos de justificativa de ausência no trabalho por doença, solicitação de auxílio doença nos órgãos públicos ou até mesmo aposentadoria por invalidez, dependendo do caso.

Quando é solicitado um atestado médico, a rotina do profissional é descrever que o paciente esteve presente na consulta médica, que está sadio para casos de exames admissionais e demissionais ou quando consultou com seu próprio médico por alguma doença e necessita de afastamento do trabalho para se recuperar.

No momento em que o paciente procurou um atendimento médico se queixando de algo e algum sintoma e o profissional suspeitou de alguma doença, é neste momento que o laudo médico se relaciona com o atestado médico.

Se ao realizar o exame solicitado e o resultado do exame, chamado laudo médico apresentar o diagnóstico da doença na conclusão, o profissional usa este documento para preencher o atestado médico e propiciar ao paciente alguns dias de afastamento do trabalho.

O atestado médico dá o direito ao paciente para ser recuperar ou até mesmo encaminhar auxílio doença em casos de longos afastamentos, usando o CID no atestado e anexando no momento da entrega ao paciente.