Na rotina, pode ser normal entrar em contato com plantas e fauna diversificada, principalmente quando começam as férias. Dependendo do local e do grau de contato, pode ocorrer algum incômodo na pele, ou uma urticária.

Muitas pessoas confundem essa doença com uma alergia, mas isso não é verdade! A urticária pode ser causada com o contato direto da urtiga – uma planta com suas folhas verdes e aparentemente inofensivas, muito confundida com uma erva comum – ou pelo próprio organismo. Alimentos, produtos de beleza e outros fatores externos também contribuem para o surgimento da doença.

Cerca de 20% da população pode apresentar a doença em algum momento de sua vida!

O que é urticária?

A urticária é uma doença causada pela urtiga – na maioria das vezes. Quando a planta toca na pele, ela libera substâncias rapidamente, causando um certo ardor e que logo depois pode causar: vermelhidão na região afetada, inchaço, coceira, queimação e elevação da pele em até 1cm.

Ela pode, ou não, surgir com uma angioedema – caracterizada por um inchaço que atinge as camadas mais profundas da pele – nos lábios ou língua. Geralmente, elas só surgem quando a urticária é crônica.

Ela tem um rápido desaparecimento, durando cerca de 24 horas – em alguns casos ela pode sumir e reaparecer em outro local do corpo. Quando tem uma duração de menos de seis semanas, a classificamos como aguda; passando desse período, elas são consideradas crônicas.

Quando se trata de um caso grave, que pode misturar a reação da urtiga na pele e outros problemas do organismo, a urticária também pode causar dificuldade para respirar, dores de estômago, aperto na região do peitoral e garganta e inchaço na língua e nos lábios.

Causas

Uma das mais comuns é o contato com a planta da urtiga – encontrada em todas as regiões do mundo, nascendo subitamente pelos jardins e locais arenosos. Mas há diversos outros fatores que podem desencadear uma urticária, desde exposição ao sol até consumo exagerado de alimentos.

Muitas das causas estão relacionadas a fatores imunológicos, físicos, associados a infecções ou doenças externas.

Algumas pesquisas apontam que a forma aguda da doença pode ser desencadeada por estímulos de origem imunológica ou não imunológica. Nas não imunológicas, que incluem a aguda alérgica e a crônica induzida, a erupção cutânea é consequência de uma reação alérgica aguda a agentes físicos, como: certos medicamentos, alguns alimentos – como frutos do mar, ovos, nozes, leite, chocolate, conservas, etc. – picadas de inseto, ou ainda como reação à exposição direta da pele ao frio, ao calor, a raios solares, à água quente ou fria, e a exercícios físicos.

O uso de alguns medicamentos pode causar alguma alergia ao componente, o que acaba levando a uma urticária. A ingestão de alimentos como leite e ovos são a principal causa para essa doença em crianças.

Tipos

Crônica Espontânea

Esse tipo da doença causa muita coceira e lesões avermelhadas na pele do paciente, dificultando a rotina de vida da pessoa. Seu período de duração ultrapassa as 6 semanas, tendo crises diárias de coceira. Os fatores que causam essa doença estão ligados ao sistema imunológico, pois ataca os mastócitos da pele, liberando histamina – resultando, assim, em uma urticária ou até angioedema.

Seu tratamento inibe todos os sintomas da doença, o que leva o paciente a viver uma vida sem os incômodos rotineiros de coceira e vermelhidão. Fique atento: busque um médico ou dermatologista se apresentar os sintomas a longa prazo, pois essa doença pode afetar drasticamente a rotina, tendo possibilidade de engatilha uma depressão!

Crônica induzida

Apresenta os mesmos sintomas de vermelhidão na pele, coceira e elevação do tecido – tendo uma duração de até 72 horas.

Como o próprio nome diz, esse é o tipo da doença que apresenta outros fatores para a causa, como: alimentos, aumento da temperatura corporal, infecções, drogas e estímulos físicos (sol, calor, frio, pressão, água, exercícios e vibrações). São mais comuns em jovens entre 20 e 30 anos de idade.

Colinérgica

Esse tipo está ligado a condições emocionais, que podem afetar o organismo e desencadear a doença. Nervosismo e estresse podem ser um gatilho fundamental para o surgimento de urticárias colinérgicas, assim como o excesso de suor em algumas áreas do corpo.

Aguda

Se caracteriza quando a doença desaparece em menos de seis semanas, ou menos de 24 horas. É a mais comum e simples, podendo ser causada pelo contato da planta urtiga ou pela ingestão de alimentos como: mariscos, peixes, amendoins, condimentos e até mesmo chocolates.

Dicas

  • Evite se automedicar com analgésicos e anti-inflamatórios;
  • Evite bebidas alcoólicas;
  • Adote uma dieta com frutas e verduras;
  • Veja se algum medicamento que esteja administrando tenha os sintomas como efeito colateral;
  • Pratique exercícios físicos;
  • Evite estresse e fatores emocionais prejudiciais;
  • Não abuse de alimentos com corantes e conservantes;
  • Aprenda a diferenciar a planta urtiga;
  • Procure um dermatologista especializado.

Tratamento

O primeiro passo para o tratamento é determinar qual o tipo da doença. O aparecimento de urticárias pode durar até 24 horas, mas quando passam deste período, é recomendado procurar um médico para diagnosticar! É possível que sua urticária tenha sido desenvolvida por outros fatores, ainda mais se persistirem por mais de seis semanas – neste caso pode haver a necessidade de um tratamento mais intenso e prolongado!

As crônicas necessitam de um acompanhamento médico e tratamento específico, para não influenciar de maneira negativa seu estilo de vida e sua saúde.

É crucial que você não se automedique ou abuse de certos medicamentos. Como já citamos no texto, este abuso pode piorar ainda mais o estado da doença!