Comer bem e manter uma dieta nutritiva é uma das melhores maneiras de se preparar e se recuperar do tratamento contra o câncer de cólon. Seu cólon é um órgão importante em seu sistema digestivo, que processa e fornece nutrientes por todo o corpo para mantê-lo forte e saudável. 
Neste conteúdo traremos algumas dicas importantes para você criar um plano de dieta que ajudará a manter o seu cólon na melhor forma possível antes e após os tratamentos.

Necessidades nutricionais do seu corpo durante o câncer de cólon

Como o cólon desempenha um papel muito importante no processo da digestão adequada, seu corpo não obtém os nutrientes, gorduras e proteínas necessários para funcionar de modo funcional durante o tratamento ao câncer. Por esse motivo, seu plano de dieta deve incluir alimentos que te ajude a obter a essas substâncias.
Além disso, tratamentos contra o câncer, como a quimioterapia, podem desenvolver efeitos colaterais para o corpo, pois às vezes destroem tecidos saudáveis ​ juntamente dos tecidos cancerígenos. Para recuperar a força, os especialistas dizem que há algumas áreas-chave a serem prestadas atenção.
No geral, pacientes com câncer não recebem calorias ou proteínas adequadas. Atender às necessidades mínimas de calorias e proteínas é essencial para manter o sistema imunológico saudável, a fim de prevenir novas infecções.
Pacientes com câncer de cólon precisam especificamente de proteínas e fibras extras para ajudar a manter o cólon limpo, além de impedir o desenvolvimento de novas infecções.
Recomenda-se de cinco a seis pequenas refeições por dia a fim de evitar náuseas e inchaço. Além disso, é importante não pular refeições. Refeições regulares são essenciais para reabastecer seu corpo durante esse período difícil, portanto, tente comer e beber devagar. 
Você também pode escolher alimentos e bebidas à temperatura ambiente ou mais frios para ajudar com qualquer náusea. 

O que comer e beber para se preparar para o tratamento

O primeiro passo para criar um plano de dieta personalizado, é pensar em sua rotina diária. O que você normalmente come todos os dias? Com que frequência? Com base nisso, você pode fazer modificações que façam sentido para você.
É importante lembrar que a situação atual de saúde de todos, as restrições alimentares e que as capacidades de cada pessoa são únicas. Por exemplo, leve em consideração quão bem você é capaz de mastigar e engolir, quais sintomas você está enfrentando, bem como quaisquer alergias ou intolerâncias alimentares que você possa ter. 
Se você precisar de ajuda, seu médico e nutricionista podem trabalhar com você para criar um plano de dieta com base nas suas necessidades alimentares particulares.
A hidratação adequada é essencial para preparar seu corpo para tratamentos comuns de câncer de cólon, como cirurgia, radiação ou quimioterapia. Seu corpo pode perder uma grande quantidade de líquidos e eletrólitos durante o tratamento, o que pode não apenas fazer você se sentir fraco durante o tratamento, mas também dificulta a recuperação depois.
Frutas e legumes são excelentes alimentos para compor seu plano de dieta pré-tratamento, pois contêm muitas vitaminas e antioxidantes vitais. Já os alimentos com pele, incluindo nozes, frutas cruas e vegetais, podem não ser recomendados antes da cirurgia. Portanto, não deixe de perguntar ao seu médico o que você pode comer. 
Smoothies e sucos também são uma excelente maneira de manter-se hidratado e incorporar fibras e proteínas quando você não tiver apetite ou tiver problemas para mastigar.
Se possível, tente adicionar peixe fresco ao seu plano alimentar, com um consumo de pelo menos uma a três vezes por semana. O peixe é rico em proteínas magras e ácidos graxos ômega-3, essenciais para quem luta contra o câncer de cólon.
Outros alimentos e lanches que você pode experimentar incluem alimentos leves, como:

  • Frango assado;
  • Macarrão com manteiga ou arroz;
  • Biscoitos.

Um plano de nutrição personalizado para pacientes com câncer, sugere o paciente a tomar um smoothie antes do próximo tratamento. Veja a receita abaixo:

Smoothie de desaceleração

Ingredientes:

  • 1/2 xícaras de leite ou leite sem leite
  • 1 banana grande
  • 1/2 xícara de aveia
  • 1/2 colher de sopa. manteiga de amendoim natural lisa
  • polvilhar de canela

Instruções: Misture até ficar homogêneo.
Este smoothie de desaceleração é rico em fibras solúveis, proteínas e moderado em gordura, o que ajudará a gerenciar os efeitos colaterais da diarréia, ao mesmo tempo em que fornece calorias e proteínas. Se você estiver em quimioterapia, o que exige que você evite comidas frias, use leite em temperatura ambiente.
Seu cólon é um participante importante em seu sistema digestivo, que processa e fornece nutrientes por todo o corpo para mantê-lo forte e saudável. Como tal, comer bem e manter uma dieta nutritiva é uma das melhores maneiras de se preparar e se recuperar dos tratamentos contra o câncer de cólon. 

O que você não deve incluir no seu plano de dieta

Certos alimentos e bebidas podem ser prejudiciais durante os tratamentos contra o câncer de cólon e devem ser evitados. Dentre estes, estão:

  • Alimentos e bebidas ricos em açúcares simples, como sobremesas açucaradas e doces;
  • Alimentos ricos em gorduras saturadas e gorduras trans, como carne de porco, cordeiro, manteiga e lanches processados;
  • Alimentos gordurosos, fritos;
  • Refrigerantes e refrigerantes;
  • Cafeína.

É melhor e extremamente recomendável não consumir bebidas alcoólicas e fumar cigarros ou tabaco  durante os tratamentos. Além disso, estudos sugerem que carne vermelha e carnes processadas estão associadas a um maior risco de câncer colorretal, por isso, é uma boa ideia também evitá-las durante o tratamento.
Se você comer regularmente os alimentos citados acima, converse com seu médico sobre a melhor forma de substituí-los em seu plano alimentar.
Alterações no paladar são comuns durante o tratamento contra o câncer, o que pode fazer com que os alimentos que você mais gosta cheguem até ser desagradáveis. Para ajudar, tente adicionar temperos, ervas e marinadas aos alimentos, evitando fazer algo muito picante ou salgado. 

O que comer e beber para ajudar na recuperação

Sua dieta de tratamento pós-câncer deve continuar focada em uma boa nutrição para ajudar a prevenir o desenvolvimento de um novo câncer e outras doenças crônicas, como doenças cardíacas, hipertensão e diabetes. 
Se seus efeitos colaterais diminuíram, você pode começar a adicionar alguns de seus alimentos regulares à medida que os tolera. Continue escolhendo alimentos ricos em gorduras boas, carnes magras e proteínas vegetais. Produtos lácteos com baixo teor de gordura também são um bom complemento. 
ATENÇÃO: Continue restringindo o uso de álcool e tabaco o máximo possível!
Se você ainda está lidando com efeitos colaterais, faça uso de duas receitas que serão mostradas a seguir:

Iogurte GG

Ingredientes:

  • 1 embalagem de iogurte grego desnatado;
  • 4-6 biscoitos de gengibre;
  • 1/2 banana, fatiada, se desejar.

Instruções: Top iogurte com biscoitos triturados e banana fatiada e sirva.
A combinação de iogurte grego desnatado e biscoitos contendo gengibre pode ajudar os pacientes a consumirem uma refeição ou lanche mais leves, o que ajudará a controlar a náusea. Além disso, adicione uma banana a receita para obter mais fibras solúveis, caso você esteja com diarreia. 

Panquecas de alta proteína

Ingredientes:

  • 1 banana madura grande, amassada;
  • 1 ovo orgânico;
  • 1/4 xícara de leite sem leite;
  • 1/2 xícara de aveia moída ou aveia de cozimento rápido.

Instruções: Misture e adicione mais leite se a massa estiver muito grossa. Faz uma grande ou três pequenas panquecas.
Fato interessante a citar, é que essa receita de panquecas é muito rica em fibras solúveis para retardar o movimento através do trato gastrointestinal.