Os médicos são uma parte fundamental para a sociedade. Podemos caracterizá-lo como o profissional da saúde que exerce a medicina – ocupando-se da saúde humana, prevenindo, diagnosticando, tratando e curando diversas doenças.

Um pouco sobre medicina no Brasil

Você imaginaria como eram os médicos do Brasil antigamente? Até o século XIX surgiam os curandeiros, alguns charlatães e outros chamados de feiticeiros.

O primeiro médico surgiu no Rio de Janeiro, e seu nome era Aleixo Manuel – também conhecido popularmente como o velho – em meados do século XVII. Os caboclos costumavam fazer uso da medicina dos pajés e os negros, com seus amuletos e ervas.

Os cirurgiões na verdade eram barbeiros – responsáveis pela prática de prescrição de drogas, sangrias e atendimento aos partos difíceis. Não havia faculdade de medicina e as pessoas que desejavam fazer o curso eram obrigados a ir estudar em Coimbra.

Após os portos do Brasil abrirem às nações amigas de Portugal, D. João VI assinou em fevereiro de 1808, o documento que mandou criar a Escola de Cirurgia da Bahia e deu início ao ensino da medicina no país.

Principais especialidades médicas

Cardiologia

Os médicos profissionais da área da cardiologista são os especialistas em doenças do coração e todo o seu sistema circulatório – podendo realizar diagnósticos e promover tratamentos para enfermidades desse órgão tão fundamental. Por conta das rotinas agitadas e da população estar cada vez mais vivendo no estresse, é um dos especialistas mais requisitados no momento.

Ortopedia

A ortopedia é uma especialidade do ramo médico que prioriza os cuidados e saúde do aparelho locomotor – incluindo consigo os músculos, articulações, ossos e ligamentos. Hoje em dia, dentro dessa especialidade, podemos encontrar a traumatologia, que lida com os cuidados referentes a traumas do aparelho músculo/esquelético.

Dermatologia

O profissional médico dermatologista se ocupa do tratamento, prevenção e diagnóstico clínico e cirúrgico de condições que estão relacionadas com a nossa pele e os anexos cutâneos – que consistem nos cabelos, unhas, mucosas e pelos. Dentro dessa especialidade, podemos encontrar a dermatovenereologia, que cuida e atua dentro do contexto das infecções sexualmente transmissíveis.

Urologia

Apesar do que muitos pensam, a urologia não é a especialidade que atende apenas as pessoas do sexo masculino. Na verdade, é uma especialidade cirúrgica da medicina que consegue cuidar do trato urinário tanto de homens quanto de mulheres – sendo também o profissional fundamental para os cuidados do sistema reprodutor do sexo masculino.

O urologista pode tratar, diagnosticar e acompanhar diversos distúrbios urológicos – ele estuda órgãos diversos, como bexiga urinária, rins, ureteres, uretra e, claro, os órgãos do sistema reprodutor masculino (que inclui o pênis, próstata, testículos, vesículas seminais, ducto deferente e epidídimos).

Ginecologia e obstetrícia

De uma forma resumida, podemos caracterizar a ginecologia como a especialidade que detêm um cuidado maior das condições do sistema reprodutor feminino, enquanto a obstetrícia é a especialidade que acompanha a mulher durante todo o seu ciclo de gestação, parto e no pós-parto. Mas muito mais que uma área que atende apenas aos cuidados da saúde feminina, essas duas especialidades têm a responsabilidade com a saúde da mulher em todas as suas fases – desde a infância, puberdade, vida adulta e a terceira idade!

Psiquiatria

O profissional psiquiatra é fundamental para o atendimento, diagnóstico, tratamento, reabilitação e a prevenção de diversas formas de sofrimentos mentais – indo das mais leves até as manifestações psicológicas mais severas.

Esse profissional tem como principal meta o alívio do sofrimento e o bem-estar psíquico de doenças como depressão, transtornos de ansiedade, demência, esquizofrenia e transtornos bipolares. Junto com o cardiologista, o psiquiatra é um dos profissionais mais procurados atualmente.

E na hora da consulta médica?

Nessa sessão, iremos apresentar algumas dicas para você se dar bem em uma consulta médica. Chega de chegar atraso e esquecer exames em casa, essa é a hora de se organizar para tirar todas as suas dúvidas!

Horário

O correto é chegar no horário, mas se tratando de consultas médicas, o ideal seria chegar pelo menos 20 minutos antes da hora marcada. Esse tempo adiantado pode ser utilizado com o atendente do consultório, hospital ou centro médico. E mesmo que haja alguns imprevistos, como trânsito ou problemas no transporte público, você ainda fica relaxado quanto ao horário.

Lista de sintomas

Um método que facilita a vida de todos é a lista de sintomas. Você pode fazer essa lista quando estiver tendo os sintomas, anotando em alguma plataforma, ou antes de sair para seu encontro com um médico. Nessa lista você pode colocar a data aproximada de quando os incômodos ocorreram ou começaram, sua localidade, causas que poderiam ter desencadeado isso – um excesso de atividade física, alimentos etc. – e a duração dessas sensações.

Exames anteriores

Sabe aquelas pastas com diversos exames que você já fez? Então, elas podem ajudar muito na hora do atendimento com o médico! Sempre que for encontrar um médico pela primeira vez, leve seus exames que já foram realizados – isso pode facilitar e orientar o profissional quanto ao diagnóstico, e evita que ele proponha exames que já foram feitos.

Podemos colocar nessa sessão os diagnósticos anteriores, ou seja, o seu histórico particular. Saber seu histórico passado de incômodos, doenças, fraturas, anemias podem dar um caminho para o médico seguir, pois é a partir dessas informações que ele lhe dará um tratamento eficaz.

Histórico familiar

É de suma importância que você diga ao médico qual o seu histórico familiar – ou seja, se algum parente seu sofre ou já sofreu com alguma doença, como algum tipo de câncer, doenças crônicas e outras doenças que têm uma alta incidência com histórico familiar.

Alergias

Na hora do atendimento, diga ao profissional se você é alérgico a algum tipo de medicamento ou substância específica. Isso ajudará na hora de prescrição de medicamentos! Caso você não saiba se tem alguma reação de hipersensibilidade, avise ao médico também.

Fale tudo!

Lembre-se, nenhuma informação é boba a ponto de não contar a um médico. É importante que você conte tudo e não esconda nada – qualquer entendimento pode alterar um diagnóstico. Mas o mais importante é não se envergonhar em contar algo, todos os especialistas têm um sigilo médico-paciente que é inviolável.

Além disso, ao final de uma consulta, não saia com dúvidas. Faça todo o tipo de pergunta e se mantenha informado. Nenhuma dúvida é insignificante, e o médico ficará feliz em poder auxiliar o paciente da melhor forma possível.