A certificação digital, ou assinatura digital, define o que seriam os recursos envolvidos no processamento de informações e troca de documentos e mensagens de forma totalmente segura entre pessoas, instituições e o próprio governo, tudo no sentido de garantir a autenticidade, confidencialidade e integração dos dados relacionados, e sua clínica precisa das vantagens da assinatura digital.
Quando falamos especificamente do campo da saúde, podemos dar como exemplo siglas de entidades como a SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde) ou mesmo o  CFM (Conselho Federal de Medicina), que, em ações em conjunto, têm como objetivo dar o start da certificação digital para todos os médicos no Brasil.
Agora quando mencionamos certificação digital, também temos que pensar que há um documento eletrônico (que leva, em si algumas chaves) e, naturalmente, uma assinatura digital, da entidade ou autoridade que o certifica. Ainda no caso Brasil, por aqui, que coordena as ações neste sentido é a ICP-Brasil, responsável pela gestão e controle das normas de licenciamento das ACs (autoridades certificadoras), ARs (Autoridades de Registro) e dos outros envolvidos na cadeia de certificação.
Em relação ao seu uso no Brasil, ainda em 2015, na pesquisa TIC Saúde, 3 de cada 4 estabelecimentos da área da saúde contam com um software digital de registro de dados dos pacientes. Ainda nesse universo, cerca d e 16% das unidades relevadas já usam somente o formato eletrônico. Informações como estas demonstram que o interesse do corpo médico e de profissionais do serviço de saúde tem crescido.
Neste sentido, a certificação digital e consequente uso da assinatura digital no PEP (prontuário eletrônico) têm ganho espaço. De fato, estes recursos respondem à uma demanda por agilidade e segurança em documentos de suma importância, sendo a assinatura digital uma forma compatível com os estándares atuais de qualidade. Vejamos algumas vantagens da assinatura digital nos prontuários eletrônicos:

Vantagens da assinatura digital no PEP

Economia de Tempo

O tempo salvo com o uso da certificação digital em documentos relacionados ao atendimento médico como exames, diagnósticos e outros é um fator a levar em consideração. Ao atender com documentos e assinaturas digitalizadas, economiza-se todo o período e ações necessárias para mover, arquivar e consultar qualquer informação entre todos as pessoas que demandem tais dados.
Isso sem falar dos benefícios de não ter que levar o documento até o profissional para o que o mesmo o assine manualmente, já que o processo pode ser feito totalmente de forma online ou via sistema interno das entidades de saúde.

Custo reduzido

Documentos importantes podem ser constituídos por inúmeras páginas, e várias vias diferentes, dependendo da quantidade de atores envolvidos. Podemos citar os custos relacionados à impressão, deslocamento e armazenamento como os mais importantes e que desaparecem ao adotar o sistema digital.
De fato, de acordo com a resolução 1821/07 do Conselho Federal de Medicina, unicamente as soluções que contemplem os requisitos da Certificação SBIS-CFM, com Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS-2) são autorizadas a substituir os documentos impressos no campo médico. É exatamente neste conceito que se enquadra o prontuário eletrônico e correspondente uso da assinatura digital.
Outro detalhe importante: ainda que a falta de recursos para implementação de tecnologias digitais seja apontada como uma das maiores dificuldades para que este tipo de solução seja adotada, a mesma pesquisa citada anteriormente também mostra que os prontuários eletrônicos e o uso da certificação digital estão mais baratos e popularizados. É totalmente factível ter acesso a serviços com valores menores a R$ 100,00 por usuário.

vantagens da assinatura digital no prontuario eletronico

Segurança

Como já dizíamos em uma de nossas publicações anteriores, a tecnologia em saúde estimula a fidelização do paciente para a clínica. De fato, um dos aspectos que costuma ser considerado pelo usuário é a segurança. As vantagens da assinatura digital são o que há de mais avançado em termos de tecnologia no atendimento de pacientes e fazem com que assinaturas à mão, facilmente falsificáveis, já não tenham mais lugar.
A assinatura digital assegura que o assinante é exatamente a pessoa responsável por acompanhar o diagnóstico, exame ou qualquer outro documento relacionado. Isso ocorre porque as tecnologias empregadas na certificação digital envolvem o uso de dados criptografados da pessoa que assina o documento. Inclusive no campo jurídico, documentos que contem com assinaturas digitais são considerados íntegros e autênticos.

Sustentabilidade

O não uso de documentos impressos tem um alto impacto no meio-ambiente. Além de garantir mais segurança e eficiência, entidades de saúde que empregam certificados e assinaturas digitais se destacam também no quesito sustentabilidade. Toda a cadeia de eventos necessária para que suportes como o papel existam torna-se desnecessária. De fato, existe a possibilidade de explorar vantagens da assinatura digital como a reversão em créditos de carbono para instituições que optem por tecnologias sustentáveis.

Gestão

Por último, mas não menos importante, a gestão da instituição se vê facilitada pelo uso de tecnologias digitais. Associada ao uso de certificados digitais, a assinatura digital de prontuários eletrônicos permite que o fluxo de trabalho seja mais dinâmico. Como dissemos anteriormente, o tempo necessário para colher assinaturas praticamente desaparece e o uso de um sistema de gestão automatizado permite que todas as informações sejam carregadas no sistema e permaneçam acessíveis 24 horas por dia, durante toda a seman.
Além disso, muitas vezes é importante seguir uma ordem de coleta de assinaturas. Neste sentido, softwares de gestão digitais permitem que cada uma seja feita com mais rapidez e sem necessidade de deslocamento e vantagens da assinatura digital ao enviar o documento para as pessoas corretas, na ordem certa.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para esclarecer suas dúvidas. Sobre quaisquer outras necessidades de informação, você pode entrar em contato conosco e sugerimos que acompanhe as outras postagens relacionadas em nosso blog, como a sobre Práticas para otimizar o atendimento e conseguir mais pacientes.