A pele reveste todo nosso corpo, sendo uma grande capa de proteção contra fungos, bactérias, agentes químicos e etc, e por isso, é de extrema necessidade consultar-se com um dermatologista.

Sem uma causa já pré-existente, como alergias de pele quando criança, os cuidados com a pele costumam ser apenas parte de uma reflexão tardia – quando definitivamente não deveria ser.

Desde exames de rotina de câncer de pele até tratamento hormonal da acne (que é algo que ocorre principalmente no período da adolescência), o profissional da dermatologia pode te ajudar na manutenção da saúde de sua pele..

Se você nunca visitou dermatologistas antes, mas se sente pronto, capaz e disposto a dar esse passo agora, aqui estão algumas dicas para você procurar o profissional que mais se encaixa no seu perfil:

Determine se suas necessidades de dermatologia são médicas, cirúrgicas ou cosméticas

Provavelmente, você pode ter alguma condição da sua pele que deseja resolver. Contudo, nem todo profissional é adequado.

Os cuidados dermatológicos, como qualquer outro tipo de atendimento médico, devem ser específicos às suas necessidades como paciente. 

Antes de mais nada, você deve começar a questionar se as suas necessidades são:

  • Médicas → para tratar condições como a acne cística ou a rosácea;
  • Cirúrgicas → que envolvem procedimentos como a remoção de um crescimento benigno ou melanoma nodular;
  • Cosméticas → a fim de melhorar a estética, podendo envolver procedimentos como a escultura facial, por exemplo.

Suas necessidades podem até englobar todos os itens acima ou ser uma combinação de dois. Por exemplo, a remoção da bolsa ocular (edema ao redor dos olhos) é cosmética e cirúrgica ao mesmo tempo.

Independentemente disso, a auto-avaliação é essencial pois assim como outras especialidades, a área da dermatologia é um campo médico muito diverso e que tem muitas finalidades. 

Você deve escolher um dermatologista cuja especialidade esteja mais alinhada às suas necessidades. Em caso de dúvida, ligue para o consultório médico e pergunte se o dermatologista do qual você irá se consultar é experiente no tratamento das suas áreas específicas de preocupação.

Se o profissional não for adequado ao seu caso você ou se você precisa de um serviço especializado que não é oferecido no consultório médico, continue procurando!

Procure um dermatologista que trata pessoas seu tom de pele

A cor natural da sua pele influencia e está totalmente ligada às suas necessidades dermatológicas. Se a tonalidade de cor da sua pele não for branca, a primeira coisa a fazer é encontrar alguém com experiência em tratamento para tons que não sejam claros.

A experiência por tipo e cor de pele é especialmente importante se tratando dos tratamentos para cicatrizes, como microagulhamento e laser.

Geralmente, os tons de pele escuros reagem de maneira diferente e têm maior risco de cicatrizes ou desenvolvimento de quelóides de maneira mais aguda. Além disso, o risco aumenta quando os procedimentos são realizados por alguém que não possui experiência no gerenciamento de tais complicações.

Não se trata apenas de pele, pois um bom dermatologista deverá estar interessado em saber sobre os cabelos e couro cabeludo do seu paciente. Diversos fatores, como seu histórico médico e estilo de vida, são importantes se tratando do atendimento dermatológico ideal.

Planeje como você estará pagando o dermatologista

Seu plano de seguro de saúde atual cobrirá seus custos da consulta e tratamento de pele ou você pagará do próprio bolso? Dependendo da sua resposta, isso pode influenciar significativamente onde você vai realizar seu tratamento.

Se você tiver um plano de saúde privado, você pode ser coberto pelo seu seguro. No entanto, o dermatologista precisará estar em sua rede de atendimento. 

Muitas vezes, você pode encontrar dermatologistas via internet através do site do seu seguro ou pode entrar em contato diretamente com o consultório médico para verificar se eles foram contratados por sua seguradora.

Em seguida, descubra se suas necessidades específicas são atendidas conforme seu desejo.

Verifique as credenciais do dermatologista

Isso é crucial ao consultar um médico pela primeira vez. Jamais ignore esta informação!

Normalmente, os médicos inserem suas certificações e credenciais em seu site. Mas além disso, você também pode verificar suas certificações por meio de pesquisa na internet através do site do Conselho Federal de Medicina inserindo os números do CRM (Conselho Regional de Medicina) do seu médico.

Enfermeiros

Assistentes médicos e enfermeiros estão disponíveis em muitos consultórios de dermatologia ao lado dos dermatologistas, e normalmente possuem muitos anos de experiência no tratamento de diversos problemas de pele. Eles são treinados pelo dermatologista para prestar auxílio e cuidados durante as consultas.

Analise as avaliações do consultório e do seu atendimento

A essa altura, você já sabe que essa pessoa está qualificada profissionalmente. Agora você precisa saber se eles são adequados para você.

Atualmente, grande parte dos consultórios médicos pode ser pesquisada online e oferece avaliações no Google, além de avaliações em diversos sites. Contudo, embora as credenciais sejam uma boa maneira de verificar as qualificações dos profissionais, você quer um que faça você se sentir bem e seguro durante seu atendimento.

Sinais graves de um consultório de dermatologia (de todas especialidades médicas no geral) devem incluir qualquer coisa que possa ser um diferencial para você, por exemplo:

  • Clima hostil no consultório, entre os profissionais e/ou pacientes;
  • Maneira hostil de tratamento durante o atendimento;
  • Taxas ocultas;
  • Tratamentos inespecíficos;
  • Resultados insatisfatórios;
  • Comportamento dos profissionais orientado a vendas.

E, embora as revisões possam ter dar uma ideia sobre esses sinais, lembre-se de que as revisões médicas são um negócio arriscado por dois motivos principais.

Em primeiro lugar, a maioria dos pacientes que tiveram uma experiência positiva ou satisfatória não tem motivação real para deixar uma revisão, a menos que tais revisões sejam solicitadas pelo próprio profissional. Alguém que teve uma experiência negativa, por outro lado, está preparado para divulgar suas queixas online e geralmente é difícil para os médicos responderem devido às leis de proteção à privacidade.

A segunda razão mais pertinente para você ter cuidado ao ler comentários online é que todos têm diferentes níveis de satisfação e necessidades médicas. Por isso, tenha equilíbrio e ponderação ao fazer esse tipo de busca.

Revisões online são úteis, mas também não descartam uma recomendação de um médico, membro da família ou amigo que conhece bem você e suas necessidades.

Avalie o atendimento durante e após sua primeira consulta

Só porque você esteve em uma consulta não significa que você está preso a esse relacionamento médico-paciente para sempre.

Faça a si mesmo uma série de perguntas durante e após a sua consulta:

  • Você se sentiu ouvido?;
  • Você foi capaz e incentivado a compartilhar todas as informações que considera importantes?;
  • O dermatologista examinou você minuciosamente?;
  • Você conseguiu fazer – e entendeu as respostas para – todas as suas perguntas?;
  • Foram oferecidas várias opções de tratamento, explicando riscos, consequências e a taxa de sucesso de cada uma?;
  • E, se necessário, você conseguiu agendar uma consulta de acompanhamento?.

Considerações finais

Se o profissional que você consultou for muito caro para problemas superficiais ou se seus tratamentos forem mais cosméticos do que para desordens, pense em consultar um esteticista médico.Estes especialistas citados acima, geralmente podem ser mais acessíveis que um dermatologista, especialmente em questões como acne leve e pele seca, sem brilho ou danificada. Sua abordagem geralmente é mais sobre manutenção e suporte para ajudar sua pele, recomendando uma rotina personalizada, tratamentos faciais e outros procedimentos não invasivos.