As doenças emergentes são caracterizadas como condições cuja incidência em humanos aumentou durante as últimas décadas.

Além disso, as doenças emergentes se referem a doenças que se espalharam recentemente ou que surgiram em determinada área geográfica – provocando situações de alerta na saúde pública.

Como surgem?

Alguns fatores contribuem para o surgimento das doenças emergentes, como:

·         Desmatamento e reflorestamento desordenados;

·         Inundações;

·         Mudanças climáticas;

·         Desastres naturais;

·         Aglomeramento urbano;

·         Adaptação e mudanças microbianas;

·         Migração e viagens internacionais;

·         Mudanças tecnológicas e industriais.

O que são doenças reemergentes?

Diferente das doenças emergentes, chamamos de reemergentes aquelas que são conhecidas há algum tempo – que estavam controladas, mas acabaram por retornar, causando uma grande preocupação para a saúde pública. Geralmente, esse tipo de doença pode indicar problemas na vigilância sanitária.

Conheça algumas doenças

Separamos algumas doenças emergentes e reemergentes que são destacadas neste período do ano. Entre elas, temos:

Coronavírus

O recente surto de coronavírus está causando muita atenção e alarde no mundo todo devido a sua gravidade, seu alto índice de transmissão e o crescente número de mortes que vêm sendo registradas. 

Coronavírus (CoV) é definida como uma grande família de vírus, que é conhecida sob o nome científico de Coronaviridae. Seu nome é original da palavra em latim “corona”, que significa coroa, e que descreve a sua aparência em projeções microscópicas que se assemelham a uma coroa solar. Os organismos desta família causam infecções respiratórias nos seres humanos, contudo, são mais comuns e facilmente encontradas em muitas criaturas do reino animal (como mamíferos e répteis, por exemplo). 

Geralmente, as infecções decorrentes desta família viral causam doenças respiratórias leves e/ou moderadas, e que são muito semelhantes às gripes e resfriados comuns. No entanto, dependendo do seu tipo genético, podem ser extremamente prejudiciais a saúde devido a gravidade do seu desenvolvimento. LEIA MAIS.

Sintomas

O novo coronavírus pode causar em um primeiro momento: 

·         Febre; 

·         Tosse; 

·         Falta de ar; 

·         Dificuldade ao respirar;

·         Diarreias (em alguns casos). 

Em casos mais graves, a complicação pode evoluir para pneumonia e síndrome respiratória aguda grave, além de também pode causar insuficiência nos rins.

Tratamento

Não existe tratamento específico para as infecções causadas por essa família de vírus. No caso do coronavírus 2019-nCoV, o tratamento indicado é feito com repouso e consumo de bastante água. Além disso, algumas outras medidas podem ser adotadas a fim de aliviar com os sintomas da complicação, conforme cada caso.

Outras medidas para o tratamento da nova cepa viral, podem ser feitas:

·         Pelo uso de medicamentos para dor e febre (analgésicos e antitérmicos);

·         Pelo uso de umidificadores de ar;

·         Tomando um banho morno/quente. 

Dengue

A dengue é uma doença transmitida por mosquitos (do tipo Aedes aegypti ou do tipo Aedes albopictus), que geralmente ocorre em áreas tropicais e subtropicais do mundo. A doença em sua condição mais leve causa febre alta, erupção cutânea e dores nos músculos e articulações do corpo. Já a forma grave desta enfermidade, é denominada como dengue hemorrágica. Esta última pode causar sangramento grave, queda súbita da pressão arterial (choque) e até levar uma pessoa à morte.

Essa doença é causada por qualquer um dos quatro tipos de vírus disseminados por mosquitos que crescem dentro e perto de habitações humanas. Quando um mosquito pica uma pessoa infectada com um vírus da dengue, o vírus entra no mosquito. Quando o mosquito infectado pica outra pessoa, o vírus entra na corrente sanguínea dessa pessoa.

Depois de se recuperar dessa complicação, você tem imunidade ao tipo de vírus que o infectou – mas não aos outros três tipos de vírus existentes. O risco de desenvolver a forma grave da doença, na verdade aumenta se você for infectado pela segunda, terceira ou quarta vez.

Sintomas

Muitas pessoas, especialmente crianças e adolescentes, podem não apresentar sinais ou sintomas durante um caso leve. Quando os sintomas ocorrem, eles geralmente começam a aparecer entre 4 e 7 dias depois de você ser picado por um mosquito infectado.

Esta doença causa febre alta (40°C) e pelo menos dois dos seguintes sintomas:

·         Dor de cabeça;

·         Dor muscular, óssea e articular;

·         Náusea;

·         Vômito;

·         Dor atrás dos olhos;

·         Glândulas inchadas;

·         Erupção cutânea.

·         Dor de cabeça;

·         dengue

·         Náusea;

·         dengue

·         Dor atrás dos olhos;

·         dengue

·         Erupção cutânea.

Sinais e sintomas da forma mais grave e agressiva da doença incluem:

·         Dor abdominal severa;

·         Vômito persistente;

·         Sangramento de suas gengivas ou nariz;

·         Sangue na urina, fezes ou vômito;

·         Sangramento sob a pele, que pode se parecer com hematomas;

·         Respiração difícil ou rápida;

·         Pele fria ou pegajosa (choque);

·         Fadiga;

·         Irritabilidade ou inquietação.

Febre amarela

A febre amarela é uma infecção viral disseminada por um tipo particular de mosquito. A infecção é mais comum em áreas da África e da América do Sul, afetando viajantes e moradores dessas áreas.

Em casos leves, essa condição causa febre, dor de cabeça, náusea e vômito. A doença pode se tornar mais grave, causando problemas cardíacos, hepáticos e renais, além de sangramento (hemorragia). Até 50% das pessoas com a forma mais grave da doença acabam sendo levadas à morte.

Não há tratamento específico para essa doença. Contudo, você pode obter uma vacina contra a doença antes de viajar para uma área na qual o vírus é conhecido para se proteger efetivamente da doença

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria. Esse germe tem algumas características diferentes, sendo melhor chamada de micobactéria. A micobactéria pode infectar vários órgãos, como pulmão, pleura, ossos, sistema nervoso, linfonodos, intestinos e sistema genitourinário.

É uma doença antiga e que acompanha o ser humano desde a pré-história e é muito presente no Brasil. Já levou muitos pacientes à óbito e que, infelizmente, pode levar até nos dias de hoje.

Esta condição é sempre causada pela infecção da micobactéria chamada Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK).

A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A pessoa infectada expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso, que é aspirado por outra pessoa. A presença de desnutrição, diabetes, tabagismo, uso de drogas e queda da imunidade são fatores de risco para que a micobactéria se multiplique e desenvolva a infecção.

AIDS

A aids é uma doença crônica e que pode ser potencialmente fatal. Ela acontece quando a pessoa infectada pelo HIV vai tendo o seu sistema imunológico danificado pelo vírus, interferindo na habilidade do organismo de lutar contra os invasores que causam a doença, além de deixar a pessoa suscetível a infecções oportunistas.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos (termo usado para designar a pessoa infectada pelo vírus do HIV) que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.