Práticas para otimizar o atendimento e conseguir mais pacientes

Segundo reportagem do New York Times, o tempo médio para um paciente conseguir ser atendido por um médico nos Estados Unidos é de 23 minutos. A espera pode ser ainda maior no caso de especialistas: para ver um neurocirurgião, o paciente pode ter que esperar até 30 minutos. Atenda melhor para conseguir mais pacientes!

Se você acha esses números ruins, considere os do Brasil: existem pacientes esperando há 5 meses na fila para se consultar com um especialista! Não é à toa que muitos brasileiros têm optado por cuidar de sua saúde em clínicas particulares. Daí a importância de atender bem essas pessoas para conseguir mais pacientes. Mas como fazer isso?

Como melhorar a qualidade dos atendimentos?

A qualidade dos atendimentos em sua clínica médica depende de práticas diárias, que passam sempre por seis pontos: hospitalidade, empatia, equipe qualificada, privacidade, pontualidade e acompanhamento. Vejamos em detalhes cada um deles!

1. Hospitalidade

Tornar a sua clínica mais convidativa para os pacientes é bastante simples. Manter os ambientes limpos e confortáveis, além de uma equipe uniformizada e asseada já faz boa parte do trabalho. Afinal, este é um espaço que zela pela saúde e o bem-estar.

Disponibilizar café, chá ou água também é uma boa pedida. Caso tenha televisão ou rádio na sala de espera, mantenha o volume em uma altura razoável. Nada pior do que não conseguir conversar com alguém que está ao seu lado ou entender as instruções da recepcionista, porque o som está muito alto.

Vale lembrar que a hospitalidade vai além do encontro presencial. A forma como sua clínica é apresentada online, seja no site ou nas redes sociais, diz muito sobre a sua empresa. O telefone também é um ponto de contato importante, por isso treine os seus colaboradores para solucionar potenciais dúvidas e informar os pacientes adequadamente.

2. Empatia

A empatia se revela na sua linguagem corporal e no tom de voz empregado na conversa. Os pacientes geralmente estão em uma situação de saúde vulnerável e precisam se sentir acolhidos na clínica.

Para conseguir mais pacientes, esse cuidado deve começar na marcação da consulta e prosseguir durante todo o tratamento, portanto, todos os profissionais envolvidos devem estar capacitados para lidar com as situações mais frágeis possíveis.

A maior confiança do paciente está no médico, portanto, estes são os profissionais que devem tomar mais cuidado no trato. A forma de comunicar, por exemplo, deve levar em consideração a capacidade de compreensão do paciente, eliminando os jargões técnicos.

3. Equipe qualificada

A equipe de sua clínica deve ser amigável e respeitosa com os pacientes, sempre disposta a solucionar quaisquer dúvidas que eles possam ter. Antecipar as necessidades dos pacientes é a diferença entre o bom e o excelente atendimento.

Capacitar recepcionistas, equipe de enfermagem, responsáveis por exames e médicos para fazer bom uso de recursos e promover um atendimento diferenciado aos pacientes é o ponto de partida para que sua clínica conquiste recomendações e consiga mais pacientes.

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4. Privacidade

A confidencialidade entre médico e paciente é primordial. Sua clínica deve tomar as medidas necessárias para garantir que a privacidade dos pacientes não seja violada. Isso inclui não compartilhar informações com terceiros sem autorização prévia e garantir que os arquivos médicos sejam armazenados com segurança.

Nesse quesito, um software que traga a funcionalidade de prontuário eletrônico ajuda bastante. Isso porque o acesso aos dados do paciente é dado apenas às pessoas envolvidas no tratamento, mediante login e senha. Dessa forma, é possível saber quem e quando acessou o prontuário.

Criar um ambiente amistoso, onde os pacientes sintam-se confortáveis em fazer perguntas médicas sem se preocupar se alguém pode ouvi-los ou vê-los, aumenta a probabilidade de eles serem mais honestos em relação à sua própria saúde.

5. Pontualidade para conseguir mais pacientes

A pontualidade é um sinal de respeito com seu paciente e comprometimento com o trabalho, o que pode ser melhorado conforme você conhece o funcionamento da sua clínica.

Marcar consultas com o tempo médio adequado para um atendimento de qualidade é possível por meio do acompanhamento de indicadores de produtividade dos médicos e equipes de exames, por exemplo.

5 minutos a mais em cada atendimento podem se refletir em menos estresse para a equipe médica e melhores resultados para sua clínica, que precisa conseguir mais pacientes.

6. Acompanhamento

Acompanhar o quadro de seus pacientes, contatando-os quando necessário e sugerindo alternativas para eventuais problemas mostra que eles não são apenas um número de prontuário.

Você pode, por exemplo, enviar informações adicionais por e-mail ou então conscientizar seus pacientes sobre questões importantes, como a redução de sal nos alimentos para evitar a pressão alta.

Pequenas doses de informação, vindas de uma pessoa de confiança, como o médico, ajudam os pacientes a se engajarem mais não só com o tratamento, mas com a prevenção a doenças.

7. Tecnologia na gestão da sua clínica

As pessoas estão cada dia mais conectadas. Basta uma dor de estômago para que uma busca na internet seja iniciada, a qual pode terminar com uma ligação para a sua clínica ou então um agendamento online com um especialista.

Estar preparado para essas inovações é essencial, especialmente em um nicho de mercado em que as pessoas esperam eficiência, agilidade e qualidade no atendimento.

Já existem plataformas bastante intuitivas de marcação de consultas online, que podem ajudar na otimização do tempo das recepcionistas da clínica, sem falar na conta telefônica.

O envio de SMS automático para lembrar de informações importantes, como comparecer ao exame em jejum de 8 horas ou então recordar o horário da consulta, também já é uma realidade do nosso setor.

Resultados de exames podem ser consultados online também, mediante login e senha fornecidos ao paciente, o que reduz o número de ligações perguntando se o exame já está pronto e as visitas de pacientes ansiosos por saber a mesma informação.

Prontuários eletrônicos podem ser disponibilizados rapidamente para um novo profissional, otimizando o tempo de atendimento em situações emergenciais.

Como você deve ter notado, existem diversas maneiras de otimizar o atendimento da sua clínica e conseguir mais pacientes. Mas, se você quer ir além, confira também o nosso artigo Técnicas para aumentar o número de pacientes na clínica.

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admin

6 Comentários

  • Reneé
    17 de outubro

    De que formas uma sistema de gestão me ajuda a ter mais pacientes?

    • Matheus Soares
      17 de outubro

      Através da confirmação de consultas por SMS, do prontuário eletrônico que melhora a qualidade do atendimento e do agendamento inteligente. Conheça mais sobre o Clinicweb: http://www.clinicweb.com.br

  • Dr Ferdinando
    17 de outubro

    O que é NPS?

    • Matheus Soares
      17 de outubro

      Esta sigla significa Net Promoter Score, e ela representa o quanto seus pacientes recomendariam sua clínica para outros clientes. É importante mantê-lo sempre em um nível alto.

  • Fábio
    17 de outubro

    Como posso diminuir o tempo de espera de meus pacientes?

    • Matheus Soares
      17 de outubro

      Um agendamento inteligente pode fazer com que seus pacientes consigam marcar procedimentos com mais precisão e facilidade, evitando atrasos e garantindo que todo o cronograma da clínica seja seguido corretamente. O Clinicweb oferece a melhor agenda para os profissionais!

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