Mesmo que o seu atendimento seja excelente e os clientes estejam completamente satisfeitos, a sua clínica pode passar por alguns problemas que muitas vezes passam despercebidos e acabam por degradar aos poucos o seu negócio.
Para isso não acontecer, fique atento às novidades do mercado, busque se atualizar com assuntos de administração/empreendedorismo e marketing, e aposte em diferenciais da boa gestão, entre eles, o uso de tecnologias.
Por que você deveria investir em um software para a sua clínica? E como isso vai rentabilizar o seu negócio?
Confira, nesse post, algumas práticas para tornar a sua clínica médica mais rentável!
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Invista em marketing

“O marketing médico, nada mais é que a aplicação do marketing digital no setor da saúde, a partir da criação de conteúdos exclusivos para o digital. Ele permite o aumento da visibilidade do seu negócio a pacientes que estão à procura do gênero de serviço que você oferece”.
Não é novidade que o marketing digital pode contribuir para o sucesso de uma clínica médica, ajudando a prospectar e fidelizar clientes. Mas, você já sabe como usar essa estratégia de forma eficiente?
Tenha um bom site, marque presença nas redes sociais, desenvolva conteúdos relevantes, e mantenha contato com o seu público-alvo. Investir em estratégias de marketing digital para clínicas é garantir que o seu empreendimento se destaque entre os demais, seja encontrado facilmente pelas pessoas e as atraia, tornando-as suas pacientes.
Diante essas estratégias apresentadas, fica claro que não é viável adotar todas elas sem um planejamento adequado. Uma estratégia de marketing para clínicas precisa ser bem estruturada antes de ser colocada em prática.
Só assim é possível desenvolver ações de forma contínua e bem-sucedida, evitando falhas e garantindo que a presença digital da clínica continue relevante e capaz de gerar bons resultados.

Melhore a gestão financeira

O controle financeiro das clínicas nem sempre é realizado com eficácia e isso acaba prejudicando toda a estrutura da empresa. Para tornar a sua clínica médica mais rentável, é necessário focar a atenção em alguns pontos cruciais como o fluxo de entradas e despesas, manutenção estrutural (internet, aluguel, impostos), e rendimento.
Nunca é tarde para buscar conhecimento amplo de gestão financeira, o conhecimento nessa área deve ser o mais aprofundado possível, estudando sempre as leis, os valores e taxas de impostos que podem circundar o ambiente clínico.
O primeiro passo desse processo todo é começar a tratar sua clínica como um escritório, um lugar de prestação de serviços. A partir disso, deve-se assumir uma postura de gestor e empreendedor, visando sempre manter a estabilidade do negócio.
Mas pense bem, nem todos os médicos estão familiarizados com questões administrativas e gerenciais. Nesse sentido, um sistema de gestão na nuvem para clínicas auxilia no registro de transações e atividades, na emissão de relatórios e gráficos, controle de despesas, colaboração com previsões de faturamento e muitas outras funcionalidades (além de eliminar, definitivamente, o uso vulnerável dos papéis).
O software de gestão não serve apenas para otimizar a realização de tarefas rotineiras e burocráticas. Por meio dele é possível coletar dados sobre a clínica, que vão desde o número de pacientes atendidos num dado período à variação de gastos com materiais diversos. Esses dados podem ser utilizados para o desenvolvimento de relatórios de gestão que indiquem caminhos sobre como reduzir os custos da clínica médica, por exemplo.
Isso porque, por meio deles, é possível fazer uma boa análise de custos e ganhos e, a partir disso, realizar projeções, planejar cortes ou investimentos e remanejar despesas e recursos.
Dessa forma, a redução de custos na sua clínica vai acontecer de forma natural e você vai ter um controle muito maior da sua gestão financeira.

Melhore a relação com os pacientes

Os seus pacientes são o combustível para tornar a sua clínica médica mais rentável. Agradá-los é, no mínimo, uma ótima estratégia a curto e longo prazo para o seu negócio.
Por mais que não pareça, e que existam teorias que dizem que “quanto mais nos digitalizamos e nos aproximamos tecnologicamente, mais estamos nos distanciando”, a tecnologia – pelo menos na medicina – é uma grande aliada à humanização da relação médicos – pacientes.
Elementos como prescrição eletrônica, lembrete de consultas, agendamento rápido e inteligente, e centralização das informações são ferramentas de softwares de gestão que buscam otimizar a sua relação com os pacientes e deixar a sua clínica médica mais rentável.
Tornar o atendimento mais eficaz e prático faz com que as pessoas se sintam mais seguras e confiantes no seu serviço. Mas como melhorar ainda mais a relação (pré e pós consulta) com os pacientes?
Escute o que os seus pacientes têm a falar. Muitos pacientes sentem a necessidade de dizer várias coisas para os médicos no momento das consultas, algumas delas até mesmo desnecessárias. Pessoas mais velhas, principalmente, adoram conversar sobre amenidades e outros problemas que sequer têm a ver com a consulta. Ouça seus pacientes, mesmo que o que ele diga não seja realmente importante. A atenção é uma das formas de melhorar a relação com os pacientes e garantir que eles irão retornar.
Além disso, invista no relacionamento pós-consulta. O seu relacionamento com o paciente não deve ser encerrado no momento em que ele deixa a clínica, afinal, esperamos que ele retorne para mais atendimentos.
Portanto, valorize a relação entre a clínica e o paciente mesmo nos momentos de pós-consulta, utilizando métodos como realização de pesquisas, cadastro completo do paciente e produção de conteúdos de qualidade.