Um sistema de gestão de saúde, por vezes, pode parecer um luxo a mais na sua rotina de trabalho. Porém, existem alguns sinais que indicam a urgência da clínica em ser administrada por um software de gestão. 
Longe de ser um luxo ou uma dor de cabeça, o sistema de gestão de saúde pode facilitar o seu atendimento, o fluxo de caixa, a recepção e outras tarefas que parecem inadministráveis para um software.
Confira 4 sinais que podem indicar que a sua clínica precisa de um sistema de gestão.

Dificuldades na marcação de consultas

É muita perda de tempo exigir que sua funcionária da recepção atenda centenas de telefonemas. As consultas, hoje em dia, podem facilmente ser agendadas online e confirmadas a partir de um simples disparo de SMS.
Mais do que na marcação de consultas, as dificuldades se encontram na presença dos pacientes. Esse disparo de SMS, oferecido por um bom sistema de gestão de saúde, envia um lembrete aos clientes um dia antes da consulta, fazendo com que as faltas e ausências não sejam mais um motivo de preocupação.
Uma clínica com todos os horários agendados, com sala de espera cheia – mas não lotada – e com 100% de presença dos pacientes nas consultas é um prato cheio para fidelizar pacientes.
Sim, eles são mais do que meros pacientes, são clientes! Eles estão consumindo e usufruindo de um serviço, mesmo que da área da saúde (assim como a sua clínica é um negócio).
E acredite, clientes são observadores, tão observadores a ponto de repararem o tempo de espera na recepção, quantidade de pessoas à frente e a dificuldade de marcação da consulta.
Assim sendo, otimizar essa marcação garante a satisfação dos seus clientes.

Volume de pacientes acima do administrável

Este é, ao mesmo tempo, o sonho e o pesadelo de qualquer médico.
Imagine ter um número de clientes tão alto que chega a ser impossível administrá-los. Este cenário não é tão distante assim. A partir do momento que a sua clínica passa a ser reconhecida e o seu trabalho muito bem executado, é natural que o marketing boca a boca comece a fazer efeito. Isto quer dizer que, um bom serviço gera indicações orgânicas.
Porém, chega uma hora que a sua agenda já não comporta mais tanta gente, como administrar os horários e a relação única e individual que você tem com cada paciente?
Um bom software de gestão para clínicas administra esse excesso de forma eficaz e rápida! Agendas inteligentes impedem dupla marcação de consulta ou equívoco de agendamento, além disso, a base de dados de todos os pacientes lhe permite acesso ao prontuário e histórico de cada indivíduo.
Esse acesso geral garante uma boa administração das suas consultas, uma vez que o volume de pacientes não importa para o sistema, ele simplesmente armazena da mesma forma. Muito diferente de uma gestão manual, imagine que você tenha 10 clientes e de repente passe para 100, manter o atendimento de todos seria uma tarefa quase que impossível!
Portanto, com um sistema de gestão de saúde, este “problema” vira apenas o sonho de qualquer médico.

Reclamações em relação ao atendimento

Geralmente as reclamações vêm mais do que os elogios. Porém, caso o atendimento esteja recebendo muitas críticas destrutivas, é hora de repensar.
A clientela está cada vez mais exigente, a evolução tecnológica dos produtos passa uma impressão de conforto e de que todos os erros são eliminados. Por isso, as pessoas exigem cada vez mais dos serviços que estão consumindo e depositam mais confiança naquilo que é automatizado e digital.
Talvez, os clientes esperam que você use um sistema de gestão de saúde para administrar as consultas deles. Hoje em dia, desconfiar da vulnerabilidade do trabalho manual e depositar muita segurança nos serviços tecnológicos e otimizados é completamente normal.
Aderindo um software, talvez você possa reconquistar a satisfação e a confiança dos pacientes. Isto porque, além da imagem tecnológica que a sua clínica passará, seu atendimento vai ser muito mais otimizado, eficaz e ágil.
Além disso, é importante relembrar da realização do teste NPS. Assim você terá um feedback muito mais completo da porcentagem das críticas, reclamações e dos elogios, podendo melhorar pontualmente os defeitos e aperfeiçoar as qualidades de sua clínica.

Falta de espaço para organizar arquivos

Em muitos dos posts nós já falamos sobre a “Nuvem”. Mas o que é ela afinal?
A nuvem nada mais é que a rede em que seus dados ficam guardados. Isto quer dizer que ao adquirir um bom sistema de gestão de saúde que não seja local, você pode acessar todos os seus dados onde quer que esteja por um aparelho ou dispositivo móvel. Ou seja, você não precisa estar na sua clínica para agendar ou remarcar uma consulta, para acessar algum prontuário ou enviar uma mensagem para a equipe de recepção.
Quem vive da gestão manual, provavelmente não tem mais onde guardar as agendas, os prontuários e fichas dos pacientes. Disponibilizar espaços na gaveta virou uma tarefa a mais na rotina desses médicos.
A nuvem é perfeita por conta disso, nunca faltará espaço para organizar os seus arquivos!
Mas, a nuvem é segura?
Completamente! Assim como a sua rede social, seus dados bancários e tudo que você utiliza que precisa de um Login e Senha para acessar. Ou seja, só terão acesso aos seus dados as pessoas que você permitir.
Até que ponto você pode manter o seu negócio sem um sistema de gestão de saúde?