Existem muitos exames médicos disponíveis, tanto para rotina ou até mesmo descobrirmos se tem algo errado. Um dos muitos exames disponíveis é o raio-x, que permite que o médico veja órgãos e ossos com definição, desta forma, todo exame, incluindo de raio-x, precisa de um laudo. Mas, o que é um laudo de raio-x exatamente? 

O que é um laudo?

Um laudo médico se trata de um documento formal que transcreve, em termos técnicos, o resultado dos exames médicos realizados.

Nele, o médico aponta a descrição dos elementos encontrados na avaliação, que podem ser normais ou alterados, de acordo com cada tipo de exame e os padrões das sociedades médicas.

Esse documento é o meio formal onde consta, tanto para o paciente quanto para o médico que realizou a consulta e está investigando possíveis doenças, o parecer deste profissional. Portanto, trata-se de um instrumento muito importante e com papel fundamental para se chegar a um diagnóstico.

Para que serve?

A conclusão do laudo médico serve como documento formal para o paciente e para o médico que pediu o exame e tem que ser capaz  de satisfazer as necessidades  do médico que está investigando uma doença e de certa forma dar uma ideia para o paciente se é um exame normal ou alterado.

Logicamente a interpretação final sempre é do médico que pediu o exame, visto que ele conhece o paciente, escutou as queixas na consulta, examinou e na sua avaliação clínica  já tem formada uma opinião do que pode estar acontecendo.

O documento serve, neste caso, para confirmar a suspeita do médico que atendeu o paciente.

O que é um laudo de raio-x?

Um laudo de raio-x se trata de um documento formal que transcreve, em termos técnicos, o resultado dos exames de raio-x médicos realizados pelo paciente.

Oferecer laudo em raio-x é obrigatório para as clínicas. Sempre que um paciente for submetido a esse tipo de exame, além das imagens registradas, é preciso fornecer um descritivo com o que é visto nelas e a conclusão a que o radiologista chegou.

Os laudos em raio-x funcionam como um documento e servem para que os médicos ou dentistas tenham uma visão mais ampla sobre o caso de cada paciente que estão atendendo.

Quem pode dar o laudo de raio-x?

Os laudos radiográficos devem ser feitos sempre por especialistas na área do corpo que foi examinado. Por exemplo, quando é um dentista que solicita uma panorâmica oral, por exemplo, os laudos em raio-x devem ser redigidos e assinados por um radiologista especialista nessa área.

Isso se justifica porque somente um especialista em alguma área do corpo têm conhecido técnico específico para fazer uma avaliação criteriosa sobre essa área do corpo de um paciente. Por mais que um médico tenha esse conhecimento de forma básica, essa não é a sua especialidade.