Os pacientes é o grupo de pessoas que estão sendo cuidadas por um médico, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta, cirurgião-dentista ou outro profissional da área da saúde.

Lidar com vários tipos de pacientes é algo complicado e pode exigir muita inteligência emocional do profissional da saúde e por isso, é necessário ter uma grande competência humana e saber lidar com diferentes perfis de pessoas.

Qual a diferença entre cliente e paciente?

A maioria dos profissionais de saúde tratam aqueles que são a fonte do seu sustento, como pacientes e existe uma diferença enorme entre as duas formas de tratamento.

O paciente é aquele que procura o médico compulsoriamente. Ele precisa ir ao médico, não gostaria de estar ali, mas é obrigado a procurar um médico para se tratar.

O cliente é aquele que procura o médico de livre e espontânea vontade. Não necessariamente porque esteja doente, mas, para prevenir doenças, melhorar sua saúde, qualidade de vida ou até mesmo sua aparência.

Como atrair pacientes?

Antigamente, o desafio das clínicas era facilmente vencido: bastava a ela prestar um serviço satisfatório e estar bem localizada. Mas o mercado não parou no tempo e mais profissionais da saúde começaram a se formar e abrir clínicas e consultórios.

Hoje em dia, mesmo cidades menores possuem clínicas de saúde e, nas maiores, a concorrência é bastante acirrada, por isso a necessidade de investir em alguns diferenciais.

Na sua avaliação inicial, a dica é focar na chamada experiência do usuário ou, nesse caso, do paciente. Considere todas as interações do público com a clínica, começando pela divulgação, marcação de consultas e atendimento.

Dicas para atrair pacientes

Defina o seu público-alvo

Este é um momento importante, onde irá decidir quem quer atingir com seu trabalho. Naturalmente, você precisa determinar o seu alvo – seja pela classe social, região, idade, sexo e entre outros.

Por exemplo, você é um médico pediatra que possui uma clínica privada na região sul de São Paulo. Apenas com esses dados, você consegue sugerir um determinado público – com um pouco mais de pesquisa sobre a região, podemos chegar à conclusão que está clínica será frequentada por mulheres e seus filhos. Se aprofunde em sua pesquisa para melhores resultados!

O marketing médico

Para colocarmos em prática esse método, você precisa entender qual o seu diferencial que fará o público-alvo escolher a sua clínica pediátrica em vez de outra.

Para isso, é importante se atentar ao valor de seu serviço, seu modo de atendimento às necessidades do paciente e os benefícios que sua clínica pode possuir – como o de fazer exames, ficar próxima de alguma estação de transporte público e entre outros.

Marketing digital

3 etapas fundamentais para termos um marketing digital:

Conteúdo:

Aqui você pode atrair seu público com conteúdos sem custo, publicados principalmente em mídias com postagens em sites e blogs. É ótimo investir nisso, pois você acaba ganhando relevância no meio digital.

E-mail marketing:

Esse é uma ferramenta que pode disparar e-mail para quem preencheu algum formulário presente em seu site ou blog para receber novidades e informações relacionadas a sua clínica e profissão. Isso é ótimo, pois a pessoa fica propensa a receber ofertas e outras notícias!

Redes sociais:

Fique atento as mídias mais populares do momento, é lá que você poderá ter um contato mais íntimo com seus pacientes, compartilhando coisas de sua clínica e etc.

Boca a boca:

Apesar de não parecer, os seus clientes são seus melhores vendedores. Uma indicação pode alavancar muito sua clínica – e até mesmo sua profissão. O boca a boca, além de ser um método que ocorre naturalmente quando o bom atendimento e competência se mostram presentes, consegue gerar uma fidelização com seus clientes!