O uso de tecnologia para clínica é mesmo algo positivo? Se você tem essa dúvida, provavelmente já sabe que instituições médicas estão apostando em ferramentas inovadoras para otimizar processos de rotina. Porém, deve ter dúvidas e não sabe se vale a pena confiar nessa mudança.
De fato, o que é novo tende a criar resistência. Sobretudo quando já se está acostumado a realizar processos de forma manual, em um sistema com o qual todos da clínica estão familiarizados. Porém, não aderir às novidades é justamente o que faz com que um negócio não seja capaz de acompanhar as novas demandas do mercado.
Continue a leitura e entenda porque você deve vencer essa resistência às novidades tecnológicas que podem ser muito benéficas para o seu negócio!

Tecnologias trazem mais eficiência e qualidade para a clínica médica

Atrair e fidelizar clientes é um desafio para qualquer empreendimento. Quando o assunto é a própria saúde, as pessoas costumam ser ainda mais exigentes e, portanto, valorizam ainda mais a eficiência e a qualidade do serviço prestado.
E isso é algo que engloba toda a experiência, desde o contato inicial para a marcação de consultas, passando pelo atendimento na recepção e nos consultórios, até o contato posterior para retornos ou resultados, por exemplo.
Nesse sentido, é importante saber que as opções de tecnologia para clínica são variadas. Ao substituir o uso do papel e da caneta por um sistema automatizado e intuitivo, todo o processo desde o agendamento, até a localização de fichas cadastrais e históricos se torna mais rápido, conferindo eficiência ao atendimento.
Como consequência, colaboradores e médicos passam a ter mais tempo disponível para, de fato, se concentrar e prestar um atendimento de qualidade aos pacientes.
Também com esse propósito, um software de agendamento contribui para a melhor gestão do tempo. E isso garante que cada médico consiga trabalhar num ritmo adequado, sem atrasos ou consultas rápidas demais, garantindo a satisfação dos pacientes.

O uso da tecnologia aumenta a segurança dos pacientes

A privacidade e a segurança dos pacientes são questões de suma importância para qualquer instituição médica. Certamente, todos os profissionais que atuam em sua clínica já sabem disso e se preocupam em tomar os devidos cuidados.
Porém, todo processo humano está sujeito à falhas e até mesmo clínicas que bons sistemas de organização podem cometer algum deslize. Sobretudo quando o volume de pacientes e a rotatividade do local é alta (algo que, geralmente, é o objetivo de qualquer gestor).
Quando o cadastro e todo o prontuário são realizados em um sistema de gestão médica, o uso de papel sequer se faz necessário. Para acessar qualquer informação do paciente, o profissional precisa ter dados do login e senha de acesso.
Assim, é possível evitar qualquer transtorno ou falha de segurança e manter a confiança tão necessária na relação entre paciente e médico, entre paciente e clínica.

A tecnologia traz benefícios para a equipe de profissionais da clínica

Uma das vantagens da tecnologia para clínica é a sua capacidade de organizar todas as rotinas do local. Existem ferramentas capazes de tornar mais fáceis e eficientes processos que vão desde o atendimento até a gestão financeira e administrativa.
Isso significa que, ao reduzir o tempo e, também, a probabilidade de erros em tarefas mais burocráticas, a tecnologia permite que os colaboradores se dediquem à tarefas que gerem mais resultados para a clínica. E, mais do que isso, que trabalhem com mais disposição e, portanto, sejam mais produtivos.
Além disso, um sistema de gestão integrado que permite o acesso de todos os colaboradores autorizados evita falhas na comunicação. Com isso, falhas por incompatibilidade de horários, por recados não recebidos ou por mensagens não entendidas são reduzidas ou até eliminadas.
Por fim, tecnologias que permitem uma melhor gestão das finanças contribuem para evitar erros no rateio médico, garantindo a satisfação dos colaboradores e o bom relacionamento da gerência com toda a equipe.

Ferramentas tecnológicas podem aumentar a lucratividade da clínica

Há diferentes razões que fazem das ferramentas tecnológicas boas alternativas para quem deseja reduzir custos e até aumentar a lucratividade de uma clínica médica.
Como já mencionado aqui, a tecnologia pode reduzir consideravelmente o uso de papel nas rotinas da clínica: substituição da agenda de papel pela eletrônica, adoção de um sistema de prescrição eletrônica e, ainda, uso de ferramentas de gestão simples e intuitivas para registros administrativos.
Mais do que reduzir o gasto com papel, essas mudanças tendem a reduzir o espaço gasto com arquivos, permitindo um aproveitamento mais inteligente da clínica. É possível tanto aumentar o conforto para os pacientes quanto ampliar o número de salas de atendimento, por exemplo.
Além disso, o uso de um software financeiro elimina erros de cálculos ou de lançamentos e permite uma análise mais precisa do fluxo de caixa. Assim, é possível conhecer melhor a realidade da clínica e tomar decisões mais embasadas para o seu crescimento.

Ferramentas de tecnologia tornam a clínica mais competitiva

Como haveria de ser, a soma de todas as vantagens que adoção de tecnologia para clínica pode trazer contribuem para aumentar a sua competitividade. E isso acontece porque há diversas funcionalidades, muitas apresentadas até aqui, que permitem à clínica oferecer um serviço de qualidade sempre.
E isso faz com que os pacientes se tornem fiéis, indiquem a clínica para outros ― a propaganda ainda é a alma do negócio e indicações são valiosos ― e, ainda, faz com que a clínica se torne referência em sua região ou de acordo com suas especialidades.
É cada vez mais vital encontrar maneiras de se destacar para sobreviver num mercado altamente competitivo. E, quem não confiar nos benefícios das tecnologias que chegam para otimizar os processos dificilmente consegue atender às novas e crescentes demandas.
Para competir, é preciso evoluir e apostar em ferramentas tecnológicas que foram especialmente desenvolvidas para clínicas médicas, como os aplicativos mobile. Curioso para saber como essas ferramentas podem te ajudar? Confira nosso post especial sobre o tema!