Gerenciar uma clínica médica é um desafio constante. Uma das preocupações e necessidades comuns é fazer com que o empreendimento cresça de forma sustentável e uma resposta interessante a essa questão é apostar na tecnologia. Cada vez mais, soluções tecnológicas ganham espaço na rotina de profissionais das mais diversas áreas, facilitando a realização de tarefas rotineiras, simplificando processos burocráticos e fazendo uma gestão eficiente.
E a consequência dessa mudança é a redução da ocorrência de falhas e de problemas variados, a otimização do tempo e de outros recursos, o aumento da produtividade e outras vantagens que ajudam a atrair e a fidelizar clientes, levando ao crescimento do negócio.
O mais interessante de tudo isso é que existem soluções que foram especialmente desenvolvidas para tornar mais fácil a rotina de médicos e demais profissionais da área da saúde, promover uma gestão eficiente de clínicas e garantir uma experiência mais agradável para os pacientes.
Ficou interessado? Acompanhe o post e entenda como e porque um software de gestão de saúde pode ser uma ferramenta poderosa para o sucesso de sua clínica!

O que é um software de gestão de saúde

Trata-se de um sistema de gestão de saúde, um programa desenvolvido para computador (ou outros dispositivos, como tablets), que permite ao usuário executar diversas tarefas específicas relacionadas à rotina nas clínicas e outras unidades médicas.
O software tem funcionalidades capazes de otimizar o trabalho dos médicos e facilitar o processo de marcação (confirmação, cancelamento e alterações) de consultas, levando ao aumento da produtividade e à melhoria da qualidade do atendimento.
Além disso, permite a automatização de toda a parte financeira, garantindo que esse gerenciamento seja feito de forma muito fácil, simples e livre de falhas.

Como essa tecnologia ajuda a promover uma gestão eficiente

Oferece prontuário eletrônico

Na relação entre pacientes e médicos e demais profissionais da saúde, o tempo é precioso. Quem faz o atendimento se beneficia de ferramentas que ajudam a tornar o processo mais ágil e essa é uma das vantagens do prontuário eletrônico personalizável.
Por meio dele, é possível otimizar o tempo gastos por médicos, tanto para preencher quanto para encontrar o histórico do paciente e chegar informações de consultas anteriores.
Assim, os médicos aumentam o tempo útil das consultas, podendo se dedicar melhor aos pacientes e na solução de seus problemas. A consequência desse atendimento mais ágil e de maior qualidade é a satisfação do paciente, o qual tem mais chances de retornar à clínica e recomendá-la a outras pessoas.
O prontuário eletrônico permite que a prescrição também seja eletrônica, com assinatura digital. Dessa maneira, é possível compartilhar informações relevantes com o paciente via e-mail. Além disso, o sistema pode ser integrado à farmácias e laboratórios, otimizando processos de marcação de exames, conferência de resultados, manipulação de medicamentos e outros.

Facilita o agendamento de consultas

O agendamento de consultas faz parte da rotina de qualquer clínica médica. A tarefa envolve encontrar data e horário que sejam interessantes para o paciente, administrar o tempo médio de consulta de cada médico, entrar em contato para confirmar a consulta e, ainda, fazer remarcações e lidar com cancelamentos.
Agendar consultas leva tempo. Além disso, quanto maior a clínica, quanto mais profissionais ela possui e quanto mais pacientes ela atende, mais detalhes passam a fazer parte do processo. Um cenário que favorece o acontecimento de falhas que geram problemas e até prejuízos.
Ter um sistema de gestão de saúde que torne essa atividade mais simples por meio da automatização de etapas pode ser muito interessante.
O software pode ser adaptado de acordo com a agenda de cada colaborador, facilitando que se encontre o horário ideal para cada paciente. Pode, ainda, ser programado para destacar os dias em que um médico não esteja disponível, por exemplo. Além disso, permite que a clínica envie mensagens automáticas aos pacientes, lembrando e solicitando a confirmação de consultas.
Tudo isso permite a otimização do tempo para agilizar o agendamento, construindo um atendimento de melhor qualidade, o que contribui para o crescimento da clínica.

Simplifica a gestão financeira

Além de otimizar a rotina dos processos diários na clínica e nos consultórios, o software de gestão de saúde possui funcionalidades que permitem uma gestão eficiente das finanças.
Controlar o caixa de qualquer empreendimento pode ser uma tarefa complicada. É preciso atenção aos detalhes para evitar erros, atrasos e outros problemas que podem causar prejuízos.
E, quanto maior é o negócio, mais intenso é seu fluxo. Desta forma, quem almeja um crescimento sustentável da sua clínica sabe que é imprescindível manter as finanças sob controle.
Toda essa organização demanda tempo e esforço, mas o sistema de gestão de saúde aparece como ferramenta ideal para otimizar o processo. Isso acontece porque, além de ser atualizado em tempo real, o software é integrado, oferecendo várias soluções de controle financeiro e administrativo em uma só plataforma.
Por meio dele, é mais fácil registrar as entradas e saídas e realizar as operações diárias para o acompanhamento da movimentação financeira. Uma vez que todo o fluxo de caixa é centralizado, a análise de receitas e despesas se torna mais fácil e eficiente do que a feita por meio das tradicionais planilhas de excel.
É importante mencionar que, dentre outras vantagens, essa integração oferecida pelo sistema também facilita o controle financeiro do relacionamento com os convênios. Tudo isso contribui para uma redução de até 70% no número de glosas médicas.
Sua clínica já conta com alguma solução tecnológica para garantir uma gestão eficiente? Deixe seu comentário!