A tecnologia tem proporcionado grandes saltos de qualidade e otimização de recursos. Quando o foco está na área da saúde e gestão dos processos relacionados, não poderia ser diferente. Há benefícios tangíveis na performance de laboratórios, clínicas e hospitais, além da segurança dada a médicos e pacientes. Se você utilizar o melhor prontuário eletrônico, poderá também aproveitar esta tecnologia.
Especificamente quando falamos dos prontuários eletrônicos, o panorama também é positivo. De acordo com uma pesquisa da Accenture, 63% dos entrevistados acredita que o uso do PEP (prontuário eletrônico do paciente) é uma alternativa interessante e que ‘reduz o tempo de consulta com os pacientes’.
Apesar do interesse, o estudo também indica que, no Brasil, o número de profissionais que usa sistemas de controle de prontuário ainda é menor que nos Estados Unidos, somente 61%, contra 85% da nação americana. Se você faz parte do grupo de interessados, mas ainda está com dúvidas sobre os critérios a considerar na hora de escolher seu fornecedor, esperamos que este artigo possa lhe ajudar.

Afinal, como escolher o melhor prontuário eletrônico?

A tarefa de escolher o melhor prontuário eletrônico pode parecer complicada. Há uma infinidade de fornecedores de softwares médicos disponíveis, com recursos variados e, a princípio, o gestor ou profissional da saúde pode ficar um pouco confuso.
Neste momento, é importante entender que uma relação de longo prazo será estabelecida e sua escolha precisa ser assertiva antes de fechar a compra. Exatamente pensando nisso, antes de que você comece a levantar informações do prontuário a usar na sua clínica, separamos algumas dicas a levar em consideração:

Privilegie a segurança do prontuário eletrônico

Quando falamos de segurança, podemos fazer referências a dois aspectos do termo: estabilidade do sistema e garantia de sigilo dos dados dos pacientes. O software do prontuário eletrônico precisa ser estável e confiável ao mesmo tempo.
No primeiro caso, é fundamental assegurar-se que, frente a qualquer inconveniente, a restauração do sistema se dê o mais rápido possível. Se estamos passando do modelo analógico (prontuários impressos) para o digital exatamente pensando em eficiência, não contar com as informações necessárias para uma consulta não é uma opção.
No segundo, os dados dos pacientes são sagrados, digamos. Não há margem para vazamento de informações pessoais e é preciso ter certeza de que todas as informações relacionadas aos diagnósticos e tratamentos seja armazenada de forma segura e inviolável. Trata-se, também, de uma relação de confiança.
Neste sentido, confira se o fornecedor do programa de prontuário eletrônico oferece suporte 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. Backups todos os dias também são um diferencial e o armazenamento na nuvem é interessante para acesso remoto. Além disso, o acesso ao sistema deve ser controlado e restrito somente a pessoal autorizado e, as informações, criptografadas.

Customização do PEP

Cada clínica tem seus procedimentos particulares e resolve cada um deles da forma que acredita ser a mais prática e eficiente. Na verdade, isso poderia ser dito para qualquer processo, em qualquer ramo de atuação, o que reforça a ideia de que seu prontuário eletrônico deve ser capaz de se adaptar às suas necessidades específicas.
Logo, poder personalizar os prontuários médicos é um item importante a considerar na hora de escolher a melhor plataforma para seu ambiente clínico. Protocolos, campos e seções devem ser facilmente incorporados para garantir o funcionamento dos procedimentos.
De fato, o termo a considerar é integração. Prontuários eletrônicos integrados permitem que os profissionais tenham acesso a todas as informações necessárias antes mesmo da consulta. Laudos, evolução médica, histórico e outras informações como a admissão devem ser incluídas com facilidade.

Anexar documentos

A rotina do tratamento médico faz uso de várias fontes de informação que são úteis para diagnosticar, prescrever e acompanhar a evolução do paciente, entre outros. Dessa forma, há vários formatos de documentos que são incorporados ao prontuário.
Sendo assim, complementando o tópico anterior deste artigo, na hora de escolher sua plataforma, é melhor optar por prontuários eletrônicos capazes de importar dados de fontes diferentes. Prontuários completos facilitam o seguimento e permitem acompanhar todo o histórico em um só lugar.
Ainda sobre as fontes dos arquivos, se entendemos que a tecnologia está modificando a forma como gerenciamos nossas rotinas profissionais, assim acontece também com procedimentos como exames. Diagnósticos por imagem evoluíram bastante e é comum constatar uma maior quantidade de informações originadas em ultrassonografias, ressonâncias e RX, como para citar alguns exemplos.
Na maioria dos casos, o resultado é entregue em formato digital. Por isso, a capacidade de incorporar documentos é uma premissa fundamental na hora de escolher o sistema a implantar na sua clínica. Informações completas proporcionam atendimentos corretos e seguros.
Além das informações em si, a origem dos documentos também pode ser checada de forma prática, além da possibilidade de receber informações em outros dispositivos.  A mobilidade entra como benefício extra quando exames podem ser compartilhados e vistos sem demora, o que, na área médica, pode marcar a diferença.
como escolher o melhor prontuario eletronico para a sua clinica

Conclusão

A escolha do prontuário eletrônico mais adequado para sua clínica, consultório ou unidade hospitalar demanda critérios que não devem ser abreviados. Por isso, é necessário saber o que avaliar na hora de escolher entre as opções disponíveis no mercado. O software precisa ser eficiente, intuitivo, prático e fácil de usar.
Não adquira ou contrate soluções de prontuário eletrônico sem antes realizar uma boa pesquisa de mercado. O CFM (Conselho Federal de Medicina) fornece uma cartilha com orientações sobre a Certificação de Sistemas de Registro de Saúde que pode ser útil na sua busca.  
Ou seja, é fundamental que o programa médico atenda completamente às normas do CFM e seja desenvolvido por uma companhia com experiência e boa reputação no mercado. Com isso, você terá a certeza de que está criando um entorno responsável e que permita que tanto clientes como profissionais e instituições aproveitem os benefícios da tecnologia aplicada à medicina.
Com nossas dicas, esperamos que você possa escolher a solução que melhor atenda às suas necessidades. Caso ainda tenha dúvidas, estamos à disposição para conversar e colaborar com sua busca do melhor prontuário eletrônico para seu corpo clínico.