Empresas de qualquer área de atuação precisam encontrar meios de atrair e fidelizar clientes para garantir que o negócio seja viável e se torne bem-sucedido. E isso também vale para clínicas médicas. A diferença é que, ao invés de clientes, clínicas buscam como atrair pacientes e esses tendem a aparecer em situações que podem ser bastante pontuais. E é aí que se encontra o desafio.
Para atrair e fidelizar pacientes, é preciso garantir que eles encontrem a clínica no momento em que precisam solucionar problemas relacionados à sua saúde e, mais do que isso, que tenham uma experiência memorável.
Quer descobrir como fazer isso? Acompanhe as 05 dicas que apresentamos a seguir:

1. Analise seu negócio: como atrair pacientes?

Fazer uma análise do negócio é o primeiro passo para identificar com clareza quais são os objetivos da clínica e para definir o público que se deseja atender.
É comum acreditar que atender a todos os tipos de público é o ideal para manter agenda e consultórios cheios. Porém, em muitos casos, essa postura faz com que a clínica não consiga oferecer um serviço adequado e satisfatório, tendo ainda mais dificuldade para atrair e reter pacientes.
A solução é determinar com qual ou quais públicos a clínica vai se relacionar. Dessa forma, é possível desenvolver estratégias para atingir e atrair esse público, além de encontrar meios de fazer com que a clínica se torne referência no cenário.

2. Identifique as necessidades do seu público

Uma vez identificado o público da clínica, o próximo passo para saber como atrair pacientes é descobrir quais são as suas necessidades: Qual a natureza do problema que faz com que um paciente precise dos serviços da clínica? Em quais situações a clínica vai ser útil para esses pacientes que se deseja atrair?
É importante esclarecer essas questões para, então, ser capaz de  garantir que a clínica esteja preparada para oferecer as soluções certas aos pacientes, a qualquer momento.
Em suma, conhecer necessidades e ter condições para resolver seus problemas é fundamental para transformar o público alvo em pacientes da clínica.

3. Invista na experiência dos pacientes

Na clínica

Seja por causas simples ou mais graves, ninguém quer ficar doente. Porém, seja para controles periódicos ou até mesmo para o tratamento de novas enfermidades, as pessoas se deparam com a necessidade de buscar ajuda profissional.
Em qualquer situação, sobretudo frente a um problema de saúde, pessoas gostam de ser bem tratadas e o tratamento que recebem faz toda a diferença no momento de agendar novas consultas ou recomendar a clínica a outras pessoas.
Por isso, é imprescindível que se tomem medidas como: garantir que o espaço físico da clínica seja sempre agradável, minimizar o tempo de espera para consultas e atendimentos, treinar os colaboradores para lidar adequadamente com o público, dentre outras ações que favoreçam o bem-estar do paciente.

Fora da clínica

Como atrair pacientes pressupõe que sua clínica seja conhecida pela comunidade, é importante pensar neles também fora do ambiente físico da clínica. Isso significa, por exemplo, garantir que os canais de comunicação existentes — telefone, e-mail, site ou redes sociais — estejam disponíveis e que o atendimento por meio deles seja cordial, ágil e eficiente.
Significa, também, garantir que o site da clínica esteja em pleno funcionamento, seja responsivo e de fácil navegação. É importante lembrar que, por vezes, a internet é o canal que conecta pessoas e negócios, pacientes e clínicas e essa experiência é cada vez mais considerada pelo público em geral.

4. Desenvolva estratégias de marketing digital

É justamente pensando na experiência do paciente na web que se faz necessário ressaltar a importância de se investir no desenvolvimento de estratégias de marketing digital.
Marcar presença na internet é fundamental para que um público cada vez mais conectado encontre a sua clínica. Vale mencionar que 94% das pessoas buscam informações online sobre saúde. Além disso, 4 em cada 5 buscam informações antes ou depois de consultas e, na maioria das vezes, essa pesquisa é feita pela internet.

Tenha um blog ou site

Mais do que estar na internet, porém, é preciso fazer com que essa presença seja significativa e realmente valha de forma a ajudar em como atrair pacientes.
Tomemos por exemplo uma clínica especializada no tratamento de doenças do trato respiratório. Se a pessoa apresenta um quadro de tosse seca persistente, é possível que ela faça uma busca na internet para “tosse seca, o que pode ser?” ou “como tratar tosse seca”.
Nesse cenário, é interessante que a clínica tenha um blog ou site que traga a resposta para essas questões e, ainda, alerte sobre a importância de se procurar ajuda médica, oferecendo opções de contato para marcação de consultas.

Marque presença nas redes sociais

Redes sociais também representam um importante meio de informação e comunicação entre público e clínicas.
Um perfil ativo pode ser atualizado com informações relevantes (como mudanças no horário de funcionamento, alteração do número de telefone, etc). Pode, também, servir como meio de divulgar os conteúdos produzidos para o blog e ajudar a manter o público bem informado.
Além disso, as redes funcionam como um interessante canal de comunicação, em função de sua praticidade. Há clínicas que abrem o Facebook para agendamento de consultas, por exemplo.

5. Aposte em ferramentas digitais

Cada vez mais, a tecnologia está presente para facilitar a execução de tarefas. Atualmente, existem ferramentas digitais que aparecem como aliadas para melhorar a experiência do paciente.
É o caso dos softwares desenvolvidos exclusivamente para a gestão de clínicas médicas. Por meio deles, é possível otimizar o atendimento com prontuários eletrônicos personalizados, facilitar o agendamento de consultas on-line, dentre outras soluções que contribuem para a rotina, ajudam a reduzir abstenções a aumentar o número de pacientes.
Você sabe como atrair pacientes com outras estratégias? Compartilhe sua experiência nos comentários!