As séries sobre medicina caíram definitivamente no gosto do público já há alguns anos. Grande sucessos como Grey’s Anatomy, House e E.R. atraem milhões de espectadores para a frente da telinha – seja na TV por assinatura ou no Netflix – em busca de entretenimento e, porque não, um pouco de conhecimento.
Neste post separamos algumas das séries de médico mais conhecidas e outras nem tanto. Mas, o que elas têm em comum é que, vale a pena conferir ao menos a primeira temporada de cada uma. Certamente servirá de inspiração para médicos e gestores! Confira:

1) House

Vamos começar por uma das séries sobre medicina de maior sucesso no mundo. Nela, Dr. Gregory House (brilhantemente interpretado por Hugh Laurie), é um famoso infectologista e nefrologista que passa grande parte dos episódios desvendando os mais diversos – e curiosos – casos clínicos.
O comportamento do médico, que age sempre à beira da ética (e que possui sérios problemas de vício em medicamentos), gera conflitos que vão bem além dos pacientes. Uma bela maneira de amarrar a trama que já recebeu nada menos do que 51 prêmios, dentre eles dois Globo de Ouro de “Melhor Ator em Drama” para Hugh Laurie.
Entretanto, Dr. House tem um posicionamento peculiar quanto ao atendimento de seus pacientes. Ele costuma ser bem pé no chão, evitar o contato presencial com os enfermos e não gerar tanta empatia com a sua equipe. Porém, é bem realista e acredita na ciência acima de tudo (fazendo com que desempenhe sempre da forma mais profissional possível o seu ofício e salvando muitas vidas por isso).
Há certa semelhança na maneira de Dr. House trabalhar com o detetive Sherlock Holmes. Isso porque ele é responsável pelos casos mais difíceis do hospital e precisa, muitas vezes, conduzir verdadeiras investigações na vida dos pacientes. Vale muito a pena assistir todas as oito temporadas!

2) Grey’s Anatomy

Outra das séries de médico que definitivamente não poderia ficar de fora da nossa lista é Grey’s Anatomy. A trama, que já conta com 14 temporadas (a última lançada em setembro de 2017) e ainda segue viva, é protagonizada pela Dra. Meredith Grey (Ellen Pompeo), residente do fictício hospital cirúrgico Seattle Grace.
O título é uma brincadeira inspirada no famoso livro “Henry Gray’s Anatomy of the Human Body“, escrito por Henry Gray. Em 2005, pouco antes do canal americano ABC transmitir o primeiro episódio, houve um anúncio oficial que o nome mudaria para “Complications“. Mas, a empresa voltou atrás e manteve o título de um dos maiores sucessos da TV norte americana.
Para os profissionais da área da saúde é interessante ver como as relações profissionais e pessoais se misturam ao longo da série. Casos complicados dividem espaço com romances dentro e fora do hospital e deixam claro como, antes de médicos, esses profissionais são seres humanos!

3) Private Practice

O sucesso de Grey’s Anatomy foi tão grande que, em 2007 – dois anos após seu lançamento oficial – o canal americano ABC, detentor dos direitos da série, decidiu fazer um spin off (uma outra série, derivada da primeira) chamada Private Practice.
Nela a Dra. Addison Montgomery (Kate Walsh) deixa o Seattle Grace Hospital para ser sócia de um consultório particular em Los Angeles. Como o próprio nome diz, Private Practice (“Clínica privada”, no título em português) explora os desafios cotidianos de empreender na área da saúde.
Mas, é claro que o enredo ainda conta com muito drama e problemas pessoais das personagens. Todo esse contexto faz dessa uma excelente dica para quem deseja descansar a cabeça sem deixar de aprender e se envolver com nosso segmento! Vale a pena conferir!

4) Scrubs

Talvez Scrubs não seja o melhor exemplo de uma série de médico, ou sobre a medicina, mas definitivamente é a mais engraçada da nossa lista! As nove temporadas da série foram exibidas na TV norte-americana entre os anos 2001 e 2009, quando os episódios chegaram ao fim.
Em vez de mergulhar em exames e diagnósticos e mesclá-los com o aspecto pessoal dos médicos e residentes, como nas últimas três que citamos, Scrubs parte de um ponto de vista muito mais pessoal dos personagens, onde situações muito engraçadas fazem um contraponto com a dura realidade dos profissionais da área da saúde.
Scrubs é uma série tipo sitcom, que se difere das outras de sua categoria por ser filmada apenas com uma câmera e não utilizar os conhecidos sons de risada (que imitam uma plateia) comum em outras séries. Com personagens caricatos e roteiro muito divertido Scrubs é uma excelente opção de série de médico!

5) E.R.

Vamos finalizar a nossa lista de séries sobre medicina com o mais longo drama médico da história da TV norte americana. E.R. estreou em 1994, no canal NBC e sua última temporada (a décima quinta) foi ao ar em 2009. O episódio final bateu o recorde de maior audiência de uma série dramática desde 1996.
Uma curiosidade sobre E.R (transmitida no Brasil com o título “Plantão Médico) é que ela nasceu para ser um filme dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg. Na pré-produção, o diretor saiu do projeto para fazer Jurassic Park e acabou retornando como produtor anos depois.
A trama se passa no hospital fictício County General Hospital, na cidade de Chicago. Como o próprio nome sugere, grande parte do enredo se passa na sala de emergências (“Emergency Room” em inglês) do hospital. Lá diversos casos complexos são atendidos pela equipe cujos personagens mudaram muito ao longo desses 15 anos.
Outra curiosidade de E.R. é que a série lançou ninguém menos do que George Clooney para o mundo! Nada mal, hein?
E aí, gostou da nossa lista? Já assistiu a alguma série sobre medicina que não está na lista? Conte para a gente o que achou e deixe outras sugestões nos comentários! Certamente nossos leitores agradecem a sua participação!