Sociopatia é um termo criado para descrever alguém que tem transtorno de personalidade antissocial (TPAS). Pessoas com TPAS não conseguem entender os sentimentos dos outros. Frequentemente quebram leis e regras ou tomam decisões impulsivas sem se sentirem culpados pelos danos que causam devido a suas atitudes.

Pessoas com TPAS também podem usar de “jogos mentais” para controlar amigos, familiares, colegas de trabalho e até estranhos. Eles também podem ser vistos como carismáticos ou charmosos.

Como alguém é diagnosticado com sociopatia

A sociopatia faz parte de uma categoria de transtornos de personalidade caracterizada por comportamentos negativos persistentes.

Alguém com este tipo de transtorno mostra consistentemente uma falta de consideração pelos sentimentos dos outros ou pelas violações dos direitos das pessoas. Elas podem não perceber que têm esses comportamentos, e ainda viver a vida inteira sem um diagnóstico.

Para receber um diagnóstico de sociopatia, uma pessoa deve ter mais de 18 anos. Seus comportamentos devem mostrar um padrão de pelo menos três das sete características a seguir:

  1. Não respeita normas ou leis sociais: consistentemente infringe leis (éticas e morais) ou ultrapassa as fronteiras sociais;
  2. Mente excessivamente: engana os outros, utiliza identidades ou apelidos falsos e usa os outros para ganho exclusivamente pessoal;
  3. Não faz planos de longo prazo: costuma se comportar sem pensar nas suas consequências;
  4. Mostra comportamento agressivo ou agravado: sempre briga ou prejudica os outros de modo físico e/ou psicológico;
  5. Não considera a própria segurança: ou a segurança dos outros;
  6. Não acompanha responsabilidades pessoais ou profissionais: que pode incluir repetidamente chegar atrasado ao trabalho ou não pagar as contas em dia;
  7. Não sente culpa ou remorso: por ter prejudicado ou maltratado outras pessoas.

Outros possíveis sintomas do TPAS podem ainda incluir:

  • Ser “frio” por não mostrar emoções ou investir na vida de outras pessoas;
  • Usando o humor, a inteligência ou o carisma para manipular outras pessoas;
  • Tendo um senso de superioridade e opiniões fortes e inabaláveis;
  • Não aprendendo com os erros;
  • Não ser capaz de manter amizades e relacionamentos positivos;
  • Tentando controlar os outros, intimidando-os ou ameaçando-os;
  • Metendo-se em problemas legais frequentes ou realizando atos criminosos;
  • Assumir riscos às custas de si ou de outros;
  • Ameaçando suicídio sem nunca agir sobre essas ameaças;
  • Ficando viciado em drogas, álcool ou outras substâncias.

Outras maneiras de diagnosticar a sociopatia incluem:

  • Avaliar os sentimentos, pensamentos, padrões de comportamento e relacionamentos pessoais da pessoa;
  • Conversando com pessoas próximas sobre os comportamentos da pessoa que está sendo diagnosticada;
  • Avaliar o histórico médico de uma pessoa para outras condições.

O TPAS pode ser diagnosticado em alguém com menos de 15 anos de idade, se forem apresentados sintomas de um distúrbio de conduta. Estes sintomas incluem:

  • Infringir regras sem levar em conta as consequências;
  • Destruir desnecessariamente coisas que pertencem a si ou aos outros;
  • Roubar;
  • Mentir ou enganar constantemente os outros;
  • Ser agressivo com outras pessoas ou animais.

Qual é a diferença entre um sociopata e um psicopata?

Não há diferença clínica entre um sociopata e um psicopata. Esses termos são usados ​​para se referir a pessoas com TPAS. Eles são frequentemente usados ​​de forma intercambiável.

Alguns tentaram distinguir os dois pela gravidade de seus sintomas. Um sociopata pode ser alguém que só faz pequenas transgressões que não causam danos ou angústias graves. No entanto, um psicopata pode ser descrito como alguém que é fisicamente violento ou que coloca outros a sua volta em perigo. Contudo, quando se considera os critérios de diagnóstico, todos esses sintomas podem ser encontrados na categoria TPAS.

Exibir-se frequentemente com um comportamento egoísta não é, por si só, suficiente para diagnosticar alguém como um sociopata. Um diagnóstico de sociopatia é dado apenas quando os sintomas ocorrem por um período prolongado e não mudam devido a punições ou mudanças no estilo de vida. 

Alguém que é egoísta pode mostrar esses comportamentos por um tempo, mas se sente mal por eles ou muda seu comportamento ao longo do tempo ou por causa de punição. Já uma pessoa sociopata, não. 

A sociopatia precisa de tratamento!

Geralmente, pessoas com transtornos de personalidade como o TPAS não acham que têm um problema. Converse com seu médico se você acha que esse transtorno de personalidade. O seu médico pode encaminhá-lo a um profissional de saúde mental para diagnosticá-lo e tratá-lo efetivamente.

O TPAS geralmente requer tratamento e acompanhamento a longo prazo. Importante destacar que, o tratamento pode não ser bem-sucedido se a pessoa não estiver disposta a procurar tratamento ou cooperar com os tratamentos.

Os possíveis tratamentos para ASPD incluem:

Psicoterapia

A psicoterapia consiste em conversar com um terapeuta ou conselheiro sobre pensamentos e sentimentos que podem desenvolver e progredir com os comportamentos do TPAS. Além disso, também pode incluir terapia para administrar de raiva, comportamento violento e dependência de drogas ou álcool.

Terapia cognitivo-comportamental (TCC)

A TCC ajuda você a pensar com mais cuidado sobre suas ações e respostas a pessoas e situações. A TCC não cura o TPAS, mas pode ajudar a desenvolver comportamentos positivos e menos prejudiciais. A TCC também pode ajudá-lo a aceitar que você tem o distúrbio e incentivá-lo a ser proativo na abordagem dos seus comportamentos.

Medicação

Não há medicação específica para o tratamento de TPAS. Você pode receber medicamentos para distúrbios mentais associados, como ansiedade, depressão e comportamento agressivo. 

O medicamento clozapina (Clozaril) mostrou algum progresso como fármaco para o  tratamento de homens com TPAS.

Como lidar com alguém que é sociopata

Se alguém em sua vida com TPAS está lhe causando danos, tirar essa pessoa da sua vida talvez seja a maneira mais saudável de lidar com o comportamento deles.

No entanto, para muitos casos, é possível que você não se senta confortável em deixar um membro da família, amigo próximo ou cônjuge com TPAS. O aconselhamento matrimonial ou a terapia de casais pode ajudar você e seu cônjuge a desenvolver um relacionamento positivo devido a essa síndrome.

Para ajudar a manter um relacionamento com alguém sociopata:

  • Reconheça que eles podem não ser capazes de entender completamente suas emoções;
  • Explique à pessoa como seu comportamento afeta os outros e causa danos;
  • Deixe seus limites explicitamente claros para eles;
  • Ofereça consequências específicas para comportamentos prejudiciais.

A perspectiva de vida de uma pessoa com sociopatia

A sociopatia não pode ser curada. Mas pode ser tratada com terapias que se concentram em limitar comportamentos destrutivos, substituindo-os por comportamentos construtivos e positivos.

Se você tem TPAS, lembre-se de que ainda pode ter um relacionamento estável e amoroso com os outros. Aceitar que você tem este distúrbio de personalidade  e reconhecer as consequências de suas ações pode ajudá-lo a gerenciar seus comportamentos e manter seus relacionamentos fortes e saudáveis.