Causado pelo vírus do sarampo – o Measles morbillivirus – o sarampo é uma doença extremamente contagiosa, que quando não tratada corretamente, pode ser fatal.

A transmissão do vírus do sarampo pode ocorrer de pessoa a pessoa – por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.

O que é sarampo?

O sarampo é uma infecção viral que afeta, principalmente, crianças durante o primeiro ano de vida. No entanto, a doença também pode acontecer em maiores de 1 ano ou em adultos que não tenham sido vacinados contra o sarampo. Os primeiros sintomas do sarampo são semelhantes a uma gripe ou resfriado e podem ser facilmente confundidos com uma gripe ou um resfriado forte.

Podemos caracterizar essa doença como sendo infecciosa grave – causada por um vírus que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. 

O vírus do sarampo

O vírus do sarampo possui um genoma de ARN simples de sentido negativado. Ele possui uma membrana lipídica externa, tendo até 300 nanômetros.

Ele é capaz de induzir a fusão de células infectadas, formando células gigantes – o que acaba facilitando a sua circulação e multiplicação sem ser reconhecido e inativado pelos anticorpos.

Ele infecta as células fundindo a sua membrana com a da célula após acoplagem da sua proteína envelopar, ocorrendo a fusão a receptor específico. A sua multiplicação destrói as células, exceto nos neurônios. Os eritemas cutâneos são causados mais pela acção do sistema imunitário contra o vírus que por ele próprio.

Quais são os sintomas do sarampo?

Fique atento aos principais sintomas do vírus do sarampo! Se acha que você ou alguém pode estar com sarampo, faça o teste com os sintomas que surgiram: 

·         Está com febre acompanhada de tosse?

·         Seu nariz está escorrendo ou entupido?

·         Sente mal-estar intenso?

·         Está com dor de garganta e tosse seca?

·         Está com dor muscular?

·         Sente cansaço excessivo?

·         Está com manchas vermelhas na pele que não coçam?

·         Está com manchas brancas no interior da boca?

·         Está com olhos vermelhos ou conjuntivite?

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas do sarampo, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. 

Sarampo em bebês

O sarampo em bebês começa repentinamente com uma temperatura alta em torno de 39°C, que geralmente dura três dias. Após esse período pode acontecer pode aparecer erupções de coloração rosada nos braços e nas pernas do bebê. É comum que o bebê fique mais irritado.

Bebês costumam ser o principal alvo do sarampo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a doença costuma se manifestar entre seis meses de idade e 2 anos.

Vacinação!

A profilaxia (prevenção) do sarampo está disponível em apresentações diferentes. Todas previnem a doença e cabe ao profissional de saúde aplicar a vacina adequada para cada pessoa, de acordo com a idade ou situação epidemiológica.

 Os tipos de vacinas contra Sarampo são:

·         Dupla viral – Protege do vírus da doença e da rubéola. Pode ser utilizada para o bloqueio vacinal em situação de surto;

·         Tríplice viral – Protege do vírus da doença, da caxumba e rubéola;

·         Tetra viral – Protege do vírus da doença, da caxumba, rubéola e varicela (catapora).

Sobre as doses:

·         Dose zero: Devido ao aumento de casos em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).

·         Primeira dose:  Crianças que completarem 12 meses (1 ano).

·         Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

 Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:

·         Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;

·         Quem comprova as duas doses da vacina, não precisa se vacinar novamente.

 Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?

·         De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;

·         De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.

A vacina contra o sarampo é administrada por injeção subcutânea. Não confunda com as gotinhas que são dadas para evitar a poliomielite (embora já exista uma versão injetável para esse problema, até mais moderna). 

*Mas atenção: o imunizante contra o sarampo está incluído tanto na vacina tríplice viral quanto na tetra viral. 

Diagnóstico

O diagnóstico laboratorial pode ser realizado por meio da sorologia para detecção de anticorpos específicos. Os anticorpos específicos da classe IgM podem ser detectados no sangue, na fase aguda da doença, desde os primeiros dias até quatro semanas após o aparecimento do exantema. 

A presença de anticorpos da classe IgM indica infecção recente pelo vírus dessa doença. Os anticorpos específicos da classe IgG começam a aparecer logo após a fase aguda da doença, desde os primeiros dias e, geralmente, continuam sendo detectados muitos anos após a infecção.

Tratamentos

O tratamento do sarampo consiste em aliviar os sintomas através de repouso, hidratação e medicamentos como Paracetamol, durante cerca de 10 dias, que é o tempo de duração da doença. Essa doença é mais comum em crianças e o seu tratamento é feito de forma a controlar os sintomas desagradáveis como febre, mal estar geral, falta de apetite e manchas avermelhadas na pele que podem evoluir para pequenas feridas (ulcerações).