Incluindo dor no pulso, cotovelo e ombro, a dor no braço pode ocorrer devido a uma variedade de causas diferentes.

As causas mais comuns são ferimentos ou uso excessivo do membro. Dependendo da causa, a dor pode começar de repente e desaparecer ou aumentar gradualmente.

Você sabia que segundo uma pesquisa realizada pela University College London, do Reino Unido, uma pessoa ao cruzar os braços faz com que o cérebro se confunda sobre a origem da dor, aliviando sua intensidade e aflição.

Para chegar a esses resultados, um grupo de voluntários foi induzido a sentir dor através da ação de um laser, sem sofrer nenhum tipo de toque. Após isso, cada pessoa classificava a intensidade da dor que sentia e, ao mesmo tempo, um eletroencefalograma média as respostas elétricas do cérebro.

Os resultados mostraram que a dor era menor quando os voluntários estavam com os braços cruzados. Segundo o responsável pelo estudo, Giandomenico Iannetti, a estratégia é especialmente efetiva quando a dor é sentida nas mãos.

Além disso, quando os braços estão cruzados os dois hemisférios do cérebro não são ativados simultaneamente, o que torna o processamento da informação sensorial menos eficaz, incluindo a dor, que é percebida em menor intensidade.

Sintomas da dor no braço

Os sintomas que podem acompanhar a dor no braço dependerão da causa. Eles podem incluir:

·         Vermelhidão do membro;

·         Rigidez;

·         Inchaço;

·         Linfonodos inchados sob o braço.

Quais as causas da dor no braço?

As causas e os sintomas que acompanham uma dor no braço podem variar de leve à grave, dentre as possíveis se incluem:

Nervos comprimidos

Os nervos comprimidos ocorrem quando um nervo tem muita pressão sobre ele devido ao entorno:

·         Ossos;

·         Músculo;

·         Cartilagem;

·         Tendões.

Outros sintomas podem incluir:

·         Formigamento;

·         Dormência;

·         Uma dor aguda;

·         Fraqueza muscular.

Entorse

Entorses são o alongamento ou ruptura dos ligamentos ou tendões, e são lesões comuns.

Você pode cuidar de uma entorse leve em casa, mas cepas mais graves podem exigir cirurgia. Os sintomas comuns podem incluir inchaço, hematomas e mobilidade articular limitada.

Tendinite

Tendinite é inflamação do tendão. Geralmente ocorre nos ombros, cotovelos e punhos. A tendinite pode variar de leve a grave. Outros sintomas incluem inchaço leve, sensibilidade, dor incômoda e aguda.

Lesão do manguito rotador

O manguito rotador ou coifa dos rotadores, segundo a anatomia humana, é um grupo de músculos e tendões que age para estabilizar o ombro.

Este tipo de lesão ocorre mais frequentemente em pessoas que realizam movimentos repetitivos e exaustivos nessa região, como pintores ou jogadores de beisebol. Os sintomas incluem uma dor aguda no ombro, fraqueza potencial do braço, e inchaço no ombro.

Ossos quebrados

Ossos quebrados ou fraturados podem causar dor forte e aguda no braço. Você pode ouvir um estalo audível quando o osso se rompe. Os principais sintomas incluem:

·         Inchaço;

·         Contusões;

·         Dor forte;

·         Uma deformidade visível;

·         Incapacidade de virar a palma da mão para cima.

Distensão nos músculos do bíceps ou tríceps

Os sintomas de uma distensão nestes músculos se caracterizam como uma dor localizada perto do cotovelo, devido ao impacto sofrido depois de uma queda, pancada ou esforço na academia, por exemplo. A região pode ficar um pouco inchada, contudo, nem sempre este sintoma é perceptível.

Artrite reumatóide

Este é um distúrbio crônico causado pela inflamação que afeta mais diretamente as articulações do braço. Sintomas comuns desta condição incluem:

·         Juntas quentes e tenras (macias);

·         Inchaço das articulações;

·         Rigidez nas articulações;

·         Fadiga.

Angina

A angina é uma dor no peito que ocorre quando o coração não está recebendo oxigênio suficiente.

Pode causar dor no braço e no ombro, bem como uma forte pressão no peito, pescoço e costas. Ter angina frequentemente indica um problema cardíaco subjacente. 

Outros sintomas desta complicação podem incluir:

·         Dor no peito;

·         Náusea;

·         Falta de ar;

·         Tontura.

Ataque cardíaco

Ataques cardíacos ocorrem quando o sangue não chega ao coração devido a um bloqueio, cortando assim o suprimento de oxigênio do coração. Isso pode fazer com que partes do músculo cardíaco morram, se o oxigênio não retornar rapidamente. 

Ao experienciar um ataque cardíaco, você pode ter:

·         Dor em um ou ambos os braços;

·         Falta de ar;

·         Dor em outro lugar na parte superior do corpo;

·         Náusea;

·         Um suor frio;

·         Dor no peito;

·         Tontura.

ATENÇÃO: Ligue imediatamente através do número 192 para uma ambulância, caso você sinta que está sofrendo um ataque cardíaco!

Tratamento

Em alguns casos, a dor no braço pode ser grave o suficiente para que seu médico prescreva analgésicos.

Para a dor devido à inflamação, os medicamentos anti-inflamatórios, como os corticosteróides, podem ajudar a reduzir a causa subjacente e a dor subsequente. Medicamentos orais, injeções e medicamentos intravenosos também são normalmente usados para tratar desta dor.

Ainda em alguns casos, pode ser necessário tratar algumas dores no braço com fisioterapia, especialmente quando você tem os movimentos da região limitados.

Em casos graves de dor no braço, a cirurgia pode ser necessária. Por exemplo, um cirurgião pode ajudar a reparar ligamentos rompidos ou ossos quebrados.

Tratamento caseiro

Além dos medicamentos que seu médico pode prescrever para dor no braço, você pode usar uma variedade de tratamentos em casa.

Exemplos de tratamentos caseiros para dor no braço incluem:

Descansar

Às vezes, todo o corpo precisa de descanso. Descanse a área com dor e evite exercícios e movimentos extenuantes. Essa é a melhor opção para prevenir outras condições.

Gelo

Os ferimentos por congelamento geralmente ajudam a reduzir o inchaço e a inflamação. Use um bloco de gelo, coberto por uma toalha, por 20 minutos de cada vez na área afetada. Espere pelo menos uma hora entre as bolsas de gelo.

Compressão

Envolvendo a área afetada com uma bandagem elástica ou cinta pode ajudar a reduzir o inchaço e impedi-lo de estender uma articulação longe demais, incentivando a cura.

Elevação

Manter o braço elevado ajuda a reduzir o inchaço e a dor.